Jardim vertical: como fazer passo a passo um modelo com cavaletes
O jardim vertical é uma das opções mais práticas para quem deseja cuidar de plantinhas em casa, mas não tem espaço para que elas sejam cultivadas diretamente no chão. Os modelos mais comuns são aqueles montados em armações que ficam fixas na parede, mas também existe uma forma de montar o seu jardim vertical com o bom e velho faça você mesmo. Inclusive, a Karla Amadori ensinou no canal Casa de Verdade o passo a passo perfeito para a montagem de um modelo feito com cavaletes de madeira. Confira os detalhes e se prepare para fazer o seu!
Do que você vai precisar:
1) 1 cavalete de madeira;
2) Tinta para madeira (a Karla usou esmalte a base de água na cor Quartzo Verde);
3) Rolo de pintura ou pincel;
4) 6 ripas de madeira na largura do cavalete (no vídeo, foram usadas ripas de 51cmx4cm);
5) 12 parafusos para madeira 4,5mm x 35mm;
6) Corda.
1# Antes de começar, verifique se o cavalete precisa ser lixado
Para garantir uma boa aderência da tinta para madeira, antes de começar o projeto é bom que você analise toda a superfície do cavalete simples, procurando por possíveis imperfeições que possam atrapalhar o processo. Se for necessário, lixe o objeto até ficar bem lisinho.
2# Prenda as ripas de madeira no cavalete
Com a ajuda de uma furadeira e de uma parafusadeira, prenda três ripas de madeira de cada lado do cavalete usando os parafusos de 4,5mm x 35mm. Fique atento para que cada ripa tenha exatamente a largura do cavalete, assim o acabamento vai ficar bem perfeitinho, sem nenhum pedaço de madeira sobrando ou faltando.
3# Pinte o cavalete com as ripas de madeira
Depois de deixar as ripas bem presas no cavalete, chega o momento de mudar a cor da madeira para a tonalidade que mais combine com a decoração do local onde o jardim vertical vai ficar. No caso do vídeo, a Karla usou um esmalte a base d’água na cor quartzo verde e ele foi aplicado com rolinho de espuma – mas também pode ser pincel.
4# Coloque os parafusos que vão servir de base para os vasinhos
Quando a tinta utilizada para pintar o cavalete estiver completamente seca (fique atento à indicação feita pelo fabricante na embalagem), você vai poder colocar os parafusos que vão servir de suporte para os vasos. Usando a furadeira e a parafusadeira, coloque cada um deles no lugar deixando um espacinho para fora. A disposição de cada um dos parafusos pode ficar a seu critério.
5# Use uma corda para pendurar utensílios de jardim na parte de dentro do cavalete
Existe uma forma de otimizar ainda mais o espaço do seu jardim vertical de cavalete. Prenda uma corda em cada uma das pontas dele e use o espaço de dentro do cavalete para pendurar utensílios de jardim, como pás e regadores. Só tome cuidado com o peso dos objetos que serão colocados ali para não sobrecarregar a estrutura de madeira, ok?
6# Para finalizar, pendure os vasinhos como você desejar
A parte final do seu jardim vertical fica por conta de pendurar os vasinhos nos pregos montando o estilo que você preferir em cada um dos lados do cavalete. Para seguir o exemplo da Karla, dê preferência aos vasinhos com flores de um lado e, no outro, monte uma mini hortinha.