Inseticida: como escolher o produto certo para a sua casa
O inseticida é um antigo auxiliar de fazendeiros, pois ajuda a proteger as plantações contra pragas e insetos. Porém, com a popularidade de hortas em casa, o inseticida acabou se tornando um item doméstico essencial.
Os inseticidas preservam não apenas hortas e plantações, mas também protegem gramados, jardins e plantas contra invasores indesejados. E, é claro, afastam insetos incômodos como moscas e formigas.
Conheça os principais tipos de inseticida, suas diferenças e vantagens, para que você consiga escolher o inseticida certo para o seu problema.
Para que serve o inseticida?
Inseticidas são uma das categorias dos defensivos agrícolas, utilizados para proteger lavouras contra insetos e pragas que infestam e matam as plantações. Eles apresentam dois mecanismos de ação: químicos e biológicos.
Inseticidas químicos utilizam substâncias que atuam no sistema nervoso das pragas, eliminando os insetos com rapidez.
Já os inseticidas naturais, ou biológicos, utilizam organismos vivos, como bactérias, para acabar com a população de determinada praga.
Tipos de inseticida
Antes de comprar um inseticida para a sua casa, é preciso identificar qual o problema que você precisa resolver e qual inseto é o responsável por esse problema. Isso porque cada inseticida tem uma composição específica para exterminar uma espécie de inseto.
Existem inseticidas formulados especificamente para o controle de pragas como formigas, baratas, mosquitos, cochonilhas e outros formulados para eliminar fungos e larvas.
Veja alguns dos tipos de inseticidas mais comuns para que você saiba como e quando usá-los.
Inseticidas formicidas
O inseticida formicida é ideal para você que está sofrendo com constantes invasões de formigas na sua casa. Disponível em diversos modelos e métodos de aplicação, é um produto seguro para ser utilizado tanto fora quanto dentro de casa.
Alguns formicidas atuam apenas afastando as formigas e impedindo que elas entrem na sua casa; outros eliminam os insetos. O modelo mais interessante de formicida talvez seja a isca.
A isca atrai as formigas e estas carregam o veneno para o formigueiro, contaminando e eliminando toda a colônia de uma só vez. Um ótimo inseticida caseiro que funciona muito bem contra formigas é o vinagre branco.
Inseticidas fungicidas
Os inseticidas fungicidas normalmente atuam interrompendo algum processo importante para a reprodução ou crescimento do fungo, como a divisão celular, síntese de aminoácidos e proteínas etc., ou quebrando uma membrana, impedindo que o fungo se prolifere.
É comumente utilizado em lavouras e plantações, mas existem produtos mais suaves indicados para uso doméstico, principalmente em plantas, já que elas são as que mais sofrem com fungos.
Inseticidas insetos voadores
Inseticidas para insetos voadores são, muito provavelmente, os inseticidas mais conhecidos e estão presentes na maioria dos lares.
É o melhor inseticida para pernilongos, moscas e baratas, além de, alguns, serem eficazes também contra formigas.
É mais comum encontrar esse inseticida nas formas de aerossol, líquidos ou em pó.
Inseticidas Larvicidas
Os inseticidas larvicidas são formulados com bactérias ou compostos orgânicos que, ao serem ingeridos pelas lagartas, paralisam nervos e músculos. O óleo de Neem é o larvicida biológico mais conhecido, sendo eficaz contra 200 espécies de insetos.
Outro exemplo de larvicida é o Dimy inseticida biológico. Esse produto é composto por bactérias que, após serem ingeridas pelas lagartas, se desenvolvem no trato digestivo, paralisando e eliminando as pragas.
Inseticidas acaricidas
Os inseticidas acaricidas têm um longo efeito residual, ou seja, protegem a plantação ou o seu jardim contra ácaros por muito mais tempo. Como os ácaros se alimentam de plantas, esse inseticida se torna essencial para que elas possam crescer e se desenvolver.
Modelos de inseticida
Após estudar a composição e finalidade do inseticida, é preciso entender o método de aplicação. Existem inseticidas em gel, em pó, grãos, líquidos e aerossóis. Cada modelo vai funcionar melhor em um ambiente e contra determinada espécie de insetos.
Entenda qual o modelo de inseticida indicado para cada caso.
Inseticidas Aerossol
Os inseticidas aerossóis são os modelos mais comuns, normalmente agem contra insetos voadores e formigas. Por serem à base de água, são seguros para serem utilizados dentro de casa e não apresentam riscos a plantas, animais ou a humanos.
Inseticidas em Gel
Os inseticidas em gel mais comuns são aqueles que agem contra formigas e baratas. Basta aplicar o gel nos locais por onde esses insetos passam, como frestas de portas e janelas, assim, eles vão entrar em contato direto com o inseticida.
Graças à sua ação lenta, o inseticida não elimina o inseto imediatamente, assim ele pode voltar para a colônia e espalhar o veneno.
Inseticidas Granulados
Os inseticidas granulados são os melhores inseticidas para plantas, gramados e jardins. Uma vez no solo, o inseticida é absorvido pelas raízes das plantas e distribuído para o tronco, folhas e frutos.
Esse é o melhor inseticida para cochonilha, inseto que se estabelece em folhas, frutos, caule e raízes de diversas plantas.
Inseticidas Líquidos
O inseticida líquido é utilizado para pulverizar ambientes, livrando eles das mais diversas pragas, como formigas, moscas, pernilongos, baratas, pulgões e cochonilhas. Também existe o inseticida de tomada que funciona à base de compostos líquidos tóxicos aos insetos.
O modelo líquido é considerado o melhor inseticida para cupim, já que ele pode ser aplicado diretamente em móveis, portas e forros de madeira, impedindo que os cupins destruam seus móveis.
Inseticidas Sólidos
Inseticidas sólidos normalmente apresentam o formato de pastilhas ou blocos que servem como isca para insetos e pequenos animais, como roedores. Esses inseticidas são compostos por venenos altamente letais para insetos e animais.
Se você tem crianças ou animais em casa, é preciso ficar atento ao utilizar esse inseticida, pois, caso ingerido, ele pode trazer algumas complicações à saúde.
Outros grandes auxiliares contra pernilongos e mosquitos são os repelentes. Aqueles naturais, como as tochas repelentes e velas repelentes à base de citronela, são os mais conhecidos.
E os repelentes eletrônicos também têm se tornado populares, embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas se o repelente eletrônico funciona.
Saiba como escolher o repelente ideal para a sua casa e proteja a sua família! A Leroy Melin tem várias opções de inseticida, das melhores marcas e com os melhores preços. Confira hoje mesmo!