Grau de corrosão de metais: aprenda a identificar os níveis do problema e como fazer o tratamento anticorrosivo
Proteger a estrutura metálica de uma construção é a melhor maneira de evitar danos que futuramente possam comprometer toda a obra. A oxidação é o principal problema e costuma aparecer quando um tratamento anticorrosivo não foi bem executado. Isso acontece porque o metal reage em contato com o meio ambiente e começa a se deteriorar.
O principal vilão é a umidade, que pode danificar o metal em um nível tão severo que apenas uma substituição completa de todos os materiais pode garantir a segurança da estrutura. Quando isso acontece, o prejuízo é enorme. Por isso, recomenda-se uma série de cuidados que vão desde a preparação dos metais antes da pintura com tinta esmalte até a manutenção que deve ser feita regularmente e com muita atenção.
Saiba reconhecer os primeiros sinais da corrosão
A corrosão compromete toda a segurança da estrutura metálica, por isso é necessário atenção redobrada, principalmente em regiões com alto índice de umidade. O primeiro sinal de corrosão é a perda do brilho no metal, o que pode ser facilmente recuperado com limpeza regular e aplicação de lubrificantes e desengripantes. Este cuidado evita que o problema se agrave, tornando-se em seguida uma oxidação, também conhecida como ferrugem.
Se o metal já apresenta uma camada marrom-alaranjada, então a oxidação já aconteceu e precisa ser tratada. Nesta fase, é necessário fazer a limpeza com um removedor de ferrugem, até que todos os sinais da corrosão sejam completamente eliminados. Em seguida, deve-se aplicar um tratamento anticorrosivo para evitar que o problema se repita.
Quando o metal apresenta danos na sua estrutura, principalmente frestas e defeitos visíveis é possível que a corrosão já tenha atingido um estágio avançado. É importante que o material seja vistoriado por um profissional para que seja avaliada a gravidade da deterioração. Caso a estrutura esteja comprometida, pode ser necessário reforçar ou até substituir todos os metais ferrosos.
Como fazer o tratamento anticorrosivo em metais
Recomenda-se o tratamento anticorrosivo para todos os metais ferrosos. Ele protege a superfície metálica e deve ser aplicado antes da pintura ou revestimento. Existem várias técnicas, mas uma das mais comuns em ambientes domésticos é a pintura anticorrosiva feita com fundo para metais que serve de barreira contra a corrosão.
O produto pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, mas é necessário alguns cuidados. Primeiro, deve-se proteger contra o contato direto com o produto, já que a fórmula pode conter ingredientes tóxicos. Depois, é necessário preparar a superfície metálica, limpando-a com um pano limpo e seco.
A tinta anticorrosiva pode ser aplicada com rolo de espuma ou pincel macio. Para facilitar o serviço, também é possível utilizar uma pistola de pressão de pulverização. Esta base preparadora, que também é conhecida como “fundo laranja”, tem grande poder de cobertura e rendimento. Depois de aguardar o período indicado para secagem, o metal já estará pronto para receber o acabamento, que pode ser tinta esmalte ou outro revestimento.