Fertilizante para plantas: saiba qual usar
O fertilizante para plantas é indispensável, seja na produção comercial, seja para quem deseja ter frutas, hortaliças e outras espécies em casa. Esse produto fornece os nutrientes necessários para que as plantas consigam se desenvolver plenamente.
Há vários tipos de fertilizantes, podendo ser mais ou menos indicados, dependendo das espécies e da etapa da sua produção.
Quer entender melhor? Veja as dicas que a Leroy Merlin separou!
Por que usar fertilizante para plantas?
Os fertilizantes e adubos são indispensáveis para ter plantas sempre bonitas e produtivas.
Mas muitas pessoas não sabem a diferença entre adubo e fertilizante.
O adubo é derivado de matéria orgânica e ajuda a nutrir o solo. Por sua vez, o fertilizante, de forma geral, é um composto sintético que age diretamente nas plantas.
Assim, quando usado de forma correta, o fertilizante para plantas ajuda o solo a aumentar a produtividade e a ativar os mecanismos de defesa das plantas, fazendo com que elas respondam mais rapidamente ao estresse, com menor gasto energético.
Qual fertilizante devo usar para cada planta?
Existem vários tipos de adubos e fertilizantes, e encontrar o ideal é indispensável para conseguir os resultados esperados.
Fertilizantes para rosa do deserto
Os fertilizantes e adubos para rosa do deserto devem ser usados principalmente durante a primavera, já que nos meses de outono e inverno a planta entra em dormência.
O fertilizante NPK é bastante usado como fertilizante para rosa do deserto, na proporção 20-10-10. Essa dosagem tem uma quantidade maior de nitrogênio — portanto, é indicada para o crescimento e para a folhagem.
Outra opção é o NPK 5-20-20, com baixo nível de nitrogênio e alto nível de fósforo e potássio, indicado para a floração da planta. Rosas do deserto muito grandes podem se beneficiar com o NPK 20-20-20.
Outra opção são as adubações de liberação lenta, como os adubos revestidos de enxofre, que liberam os nutrientes em 8 semanas, e os revestidos de polímeros, com liberação em 12 semanas.
Fertilizantes para bromélia
Os fertilizantes e adubos para bromélias podem ser usados a cada 15 dias, de modo a estimular o crescimento das folhas e flores.
O mais indicado é o NPK 4-14-8, um adubo foliar ou uma versão específica para bromélias.
Fertilizantes para orquídeas
Os fertilizantes e adubos para orquídeas mais usados são o NPK 20-20-20, o NPK 10-10-10 e os fertilizantes orgânicos e naturais, como o Bokashi, húmus de minhoca, torta de mamona e o chorume de composteira — além, é claro, dos fertilizantes específicos para orquídeas.
Se a sua orquídea estiver em fase de crescimento, contudo, o mais indicado é o NPK 30-10-10 e, para estimular a floração, é melhor usar o NPK 10-30-20.
Todos esses fertilizantes NPK podem ser usados uma vez por semana, sempre nas horas de sol mais fraco. Geralmente, eles devem ser diluídos da seguinte forma: 1 colher de café em 1 litro de água. De qualquer forma, sempre siga as orientações do fabricante.
Fertilizantes para suculentas
Os fertilizantes e adubos para suculentas podem ser químicos ou naturais. Entre os adubos naturais, o Bokashi é o mais usado. Já os melhores fertilizantes para suculentas são da linha NPK 10-10-10.
Todavia, tudo depende da fase em que sua planta se encontra. Por exemplo, para estimular a floração, o ideal é usar o NPK 4-14-8 ou 4-14-18. Lembre-se, contudo, que as suculentas não precisam de adubação frequente.
Fertilizantes para flores
Os fertilizantes e adubos para flores dependem muito da espécie e da fase em que a planta se encontra.
Por exemplo, se você tem uma planta que não está florindo na época que deveria, pode usar o NPK 10-14-10 de liberação controlada. Ele é vendido em forma granulada e solta os nutrientes gradualmente, com a água das regas, sem perigo de danificar a planta.
Se, por outro lado, você está com mais pressa em ver as flores, pode usar o NPK 4-14-8 e aplicá-lo a cada 15 dias.
Também existem alternativas orgânicas — como o húmus de minhoca e o esterco de curral. Elas são ricas em nutrientes e melhoram a estrutura do solo.
Por isso, são muito usados na hora de preparar o solo para plantar as sementes de flores. Caso vá plantar floríferas em um vaso de 1 litro, por exemplo, use 1 colher de sopa de farinha de osso, 1 colher de sopa de cinzas de árvores e 100 ml de húmus.
Fertilizantes para frutas
Os fertilizantes e adubos para frutas dependem muito de qual fase de crescimento a planta está.
Após transplantar uma muda de árvore frutífera para o solo, é importante adubá-la com fertilizantes que estimulem o enraizamento, como o NPK 5-20-10 ou o NPK 4-14-8.
Já na fase de crescimento, prefira o NPK 10-10-10 e, para floração e frutificação, o NPK 5-20-10 ou 4-14-8.
Fertilizante para hortaliças
Os fertilizantes e adubos para hortaliças mais indicados são os orgânicos, especialmente o húmus de minhoca e a torta de mamona pré-fabricada.
Já se quiser usar o NPK, considere a etapa de cada espécie na sua horta. O NPK 10-10-10 é usado para a manutenção das plantas, enquanto o NPK 4-18-8 é indicado para o desenvolvimento da planta e preparação do solo.
Depois dessas dicas, ficou fácil escolher o fertilizante para plantas, não é mesmo? Na Leroy Merlin, você encontra diferentes opções, com preços imperdíveis. Confira e transforme suas plantas!