Entenda a importância da ventilação dos ambientes durante o inverno
Casa bem ventilada durante os dias mais frios ajudam a eliminar os ácaros dos cômodos e a evitar doenças respiratórias. Saiba mais
Casa bem ventilada é essencial não apenas no verão, mas em todas as estações do ano. Nos dias quentes, a ventilação é fundamental para manter a temperatura mais agradável nos ambientes. Já nas épocas mais frias, ela se torna importante para eliminar os ácaros e para ajudar na circulação de ar e, assim, evitar doenças respiratórias tão comuns durante o inverno.
Por isso, é recomendável planejar o sistema de ventilação da casa antes mesmo de iniciar a construção. Algumas características são essenciais, como a posição de janelas e portas, considerando o formato do imóvel: casas em L, por exemplo, podem ter efeito bloqueador do ar e, portanto, devem receber mais atenção no planejamento. O ideal é prever aberturas de portas e janelas ainda na planta.
Outra maneira de garantir boa ventilação nos ambientes é apostar em aparelhos como os ventiladores de teto. Além da função de ventilar, o produto ajuda a economizar energia durante o inverno. Isso porque, em ambientes com lareira, ar condicionado ou aquecedores, a tendência natural do calor é ficar próximo ao teto, graças ao peso menor do ar aquecido, que faz com que ele suba. Nesse contexto, o ventilador de teto, quando ligado em baixa rotação, espalha o ar quente, aquecendo o ambiente de maneira padronizada. Justamente por essa uniformização da temperatura, os aquecedores utilizam menos energia elétrica para garantir o conforto térmico.
Economia de energia também no verão
Os ventiladores de teto também ajudam a economizar luz durante o verão. Os modelos são capazes de utilizar até seis vezes menos energia elétrica, se comparado a outros aparelhos eletrônicos de refrigeração, como o ar condicionado. O uso simultâneo do ventilador com o ar condicionado, contudo, também pode proporcionar economia na conta de luz: com os dois equipamentos em uso, é possível deixar o termostato do ar condicionado em temperaturas mais altas e, com isso, há menor consumo de energia.