Diferença entre cubas de apoio, sobrepor, embutir, semi-encaixe e suspensa: como escolher
Principalmente por ser um dos utensílios mais necessários e funcionais dentro de um banheiro, a pia ganhou uma cara nova de uns tempos para cá. Os lavatórios tradicionais ainda existem, mas não se pode negar que as cubas têm roubado a cena. Elas se tornaram escolhas comuns tanto para quem conta com a ajuda de um profissional na elaboração do projeto, quanto para quem tem feito tudo sozinho. Por isso, conhecer as diferenças entre os modelos é ideal para saber qual deles vai atender melhor às suas necessidades depois da reforma. Aprenda a escolher com os detalhes disponíveis aqui embaixo!
1. Cuba de apoio
A cuba de apoio é uma das que mais faz sucesso entre as pessoas que querem dar uma repaginada no banheiro. Ela recebe esse nome porque, diferente dos modelos mais clássicos do produto, a impressão que qualquer pessoa pode ter após sua instalação é de que a cuba está apenas apoiada sobre a bancada. Mas fique tranquilo que não é isso: ela é fixada com silicone, o que garante a sua funcionalidade e elimina o risco de acidentes. Por serem mais altas que o comum, as cubas de apoio devem ser utilizadas com bicas também altas — caso a cuba escolhida possua mesa para as torneiras, os modelos altos e baixos pode ser usados.
2. Cuba de sobrepor
Os diferentes modelos de cubas de sobrepor podem ser considerados um “meio termo” entre as versões bem modernas e as mais tradicionais do utensílio. No momento de sua instalação, é necessário fazer um corte na bancada com medidas parecidas para que a cuba seja encaixada, com facilidade, por cima. Geralmente, elas têm uma pequena borda, que fica um pouco mais alta que a bancada e é responsável pelo acabamento da instalação. Elas costumam ser usadas com torneiras altas, instaladas diretamente no tampo, mas no caso de produtos como a cuba L 129, da Deca, a escolha da bica pode ter mais opções: sua borda é maior, tanto em altura quanto em comprimento, oferecendo o espaço necessário para o encaixe da torneira.
3. Cuba de embutir
Entre todos os modelos de cuba, a de embutir é, justamente, a que deixa o estilo do cômodo mais “clássico”. Assim como acontece com a versão de sobrepor, sua instalação pede um corte do seu tamanho na bancada. A principal diferença entre elas duas é que a de embutir é fixada por baixo (com o mesmo silicone do modelo de apoio). Assim, as bordas do corte da bancada é que são as responsáveis pelo acabamento da pia. Com as cubas de embutir você pode escolher a torneira alta, baixa ou a de parede. Depende do estilo do seu projeto e da disposição dos canos no cômodo.
4. Cuba de semiencaixe
Para projetos de ambientes mais compactos, a cuba de semiencaixe é a pedida perfeita. Ela pode ser instalada sobre bancadas mais estreitas, já que a sua parte frontal deverá ficar projetada para frente. Neste caso, a cuba é colocada em um corte aberto na bancada. A cuba também possui espaços para a passagem de tubulação para a bica e os registros das torneiras. Assim, você pode optar por modelos mais baixos de torneiras.
5. Cuba suspensa
Assim como acontece com os vasos sanitários suspensos, as cubas de banheiro também podem ser instaladas diretamente na parede, sem o apoio de uma bancada. Neste caso, elas são fixadas com parafusos e buchas, ferragens que garantem que o utensílio fique bem firme no lugar. Com elas, você consegue um design mais clean que pode fazer do seu banheiro a parte mais inovadora da casa: certeza que todos os convidados vão perguntar como você conseguiu esse efeito!