Decoração infantil sem gênero: confira as inspirações de Paulo Biacchi
Se você tem filho pequeno em casa, já deve ter encontrado alguns rabiscos, desenhos e adesivos colados nas paredes dos cômodos. Mas sabia que tem um jeitinho simples de evitar isso? Basta criar uma parede inteira só para os pequenos desenharem e se divertirem (tipo um atelier infantil)… incrível, né? E não tem essa de parede de menino ou de menina: desenhar é algo que todos eles amam fazer e, por isso, o Paulo Biacchi ensinou a fazer um espaço com decoração infantil sem gênero, para soltar a criatidade dos pequenos! Dá uma conferida:
Não tenha medo de usar preto na decoração infantil
Na hora de decorar um quarto infantil, quase ninguém pensa em usar o preto como cor temática. Mas é aí que acontece um dos maiores equívocos decorativos… porque o preto pode dar, sim, um toque lúdico e ainda contrastar com as cores vibrantes do ambiente. Para provar que objetos dessa cor ficam LINDOS na decoração infantil, a gente separou uma estante multiuso preta que serve para guardar os brinquedos e bichos de pelúcia dos pequenos. O lado bom desse móvel é que ele é bem neutro e atemporal: por isso, ele vai poder fazer parte da decoração durante muito mais tempo que você pensa (até quando o seu filho já estiver grande!). Mesmo assim, não deixe de usar outros itens com cores mais alegres, como o vermelho, amarelo e verde. Aqui, a gente optou por um puff incrível em amarelo que deu um toque mais divertido para o atelier infantil. Ficou linda essa combinação, né?
Que tal fazer um caderninho de desenho na parede do quarto?
Se você montar um super bloco de papel para a criança desenhar na parede, serão menores as chances de encontrar rabiscos indesejados pela casa. Por isso, a nossa dica é prender um rolo de papel na parede, onde a criança vai poder soltar a criatividade com muitos lápis, canetas e tintas. Para que a brincadeira fique mais fácil, coloque também uma prateleira de madeira ao lado para colocar todos os acessórios de pintura. Assim, o seu filho vai poder libertar o verdadeiro artista que existe dentro dele.
Ah, mais uma coisinha que você não pode esquecer: deixe tudo na altura dos pequenos… o rolo de papel deve ser preso em uma altura mais baixa, assim como a prateleira e os outros itens.
Inclua luminárias diferentes para dar um toque mais divertido
Achou que não ia ter item de iluminação para a decoração infantil sem gênero? Achou errado! Outro detalhe que faz toda diferença, sem dúvida, é o tipo de iluminação que você usa no cantinho. Além das fitas e cordões de luz LED, que são geralmente usados para decorar estantes, paredes e cabeceiras de cama, a gente descobriu itens novos: luminárias japonesas nas cores rosa, amarelo e branco, que ficaram lindas e lúdicas no nosso atelier infantil. Além disso, você também pode usar uma luminária de piso branca para iluminar bem o rolo de papel enquanto as crianças brincam de colorir.
Você reparou em alguns detalhes que fizeram toda diferença?
Além de decorar esse cantinho com uma estante, puff e, é claro, com um rolo de papel para o desenho, você deve investir em outros detalhes que fazem MUITA diferença nessa ambientação mais infantil. A parede pintada pela metade (em uma cor azul esverdeada suave), por exemplo, ajuda a compor essa decoração infantil para meninos e meninas. Além disso, a gente também usou adesivos decorativos de manchinha em pontos diversos da parede (pode reparar que ficou lindo!). Mas o que realmente revolucionou a decoração do ambiente e também trouxe organização, foi o uso de caixas organizadoras de plástico para deixar os brinquedos em seus devidos lugares. Bem simples e funcional, né?
Para deixar esse cantinho mais divertido, você também pode instalar um painel de lego na parede, para que a criança faça montagens e objetos usando apenas essas pecinhas. O lego é um dos brinquedos que mais incentivam a criatividade dos pequenos – permite a montagem de casinhas, carros, bonecos… a mente vai longe! Por isso, nada mais justo do que decorar o cantinho do seu filho com esse brinquedo que tem tudo a ver com arte e imaginação. E aí, curtiu esse atelier infantil que a gente montou?