Saber as diferenças entre os vários tipos de buchas é uma tarefa super importante. Afinal, essa escolha precisa ser feita para pregar um quadro na parede, instalação de móveis e outras demandas profissionais.
As buchas podem variar dependendo do material em que o furo será feito e do tipo de parafuso que será usado. Muito complexo? Veja as dicas que a Leroy Merlin separou e acerte na escolha!
Conheça os Tipos de Bucha |
---|
1 – Bucha convencional A |
2 – Bucha KT |
3 – Bucha BKF |
4 – Bucha OCO |
5 – Bucha BUR |
6 – Bucha TAB |
7 – Bucha S |
8 – Bucha FU |
9 – Bucha Ciser Extreme |
Tipos de buchas
As buchas não são todas iguais. Cada tipo é mais ou menos indicado, dependendo da aplicação. Por isso, entender suas diferenças é tão importante.
1. Bucha convencional A
A bucha convencional A é um dos tipos mais usados. Ela é fabricada em poliamida (nylon), com alta durabilidade. Essa bucha é indicada para instalações mais leves e fixação em superfícies de concreto ou alvenaria maciça.
2. Bucha KT
A bucha KT é conhecida como bucha para drywall. Ela também é fabricada em nylon, mas tem abas. É indicada para uso em divisórias e forros de gesso acartonado, podendo ser usada para fixação de luminárias, espelhos e acessórios para banheiro.
3. Bucha BKF
A bucha BKF é outro modelo confeccionado em nylon para ser usado em drywall. Ela tem a ponta fina e instalação rápida. A peça é indicada para instalar espelhos, quadros e outros elementos decorativos.
4. Bucha OCO
A bucha OCO é produzida em polietileno. Por isso, pode ser usada em materiais maciços ou ocos, como placas de gesso, placas cimentícias, de compensado, blocos ocos ou concreto, desde que esses materiais tenham mais de 6 mm de espessura.
5. Bucha BUR
A bucha BUR é outra opção em nylon. Ela tem uma aplicação rápida e é indicada para instalações leves, como itens decorativos, quadros e espelhos.
6. Bucha TAB
Já a bucha TAB é indicada para fixar objetos pesados, pois tem corpo metálico e tiras plásticas, sendo capaz de suportar altas cargas. Por isso, é a bucha ideal para construção civil, como fixações em cimento, drywall e OSB. Consegue suportar móveis planejados, estantes etc.
7. Bucha S
A bucha S tem uma base de ancoragem versátil. Por isso, ela pode ser usada em paredes de concreto, alvenaria e tijolo. É encontrada em versões com ou sem abas e conta com linguetas que dão mais aderência.
8. Bucha FU
A bucha FU pode ser usada tanto em materiais maciços como ocos. É um modelo geralmente produzido em nylon e usado para aplicações em placas de gesso e demais materiais com mais de 6 mm de espessura.
9. Bucha Ciser Extreme
A bucha Ciser Extreme é um modelo universal. Ou seja, é compatível com todos os tipos de parafusos, até mesmo com rosca máquina.
É indicada para aplicação de cargas médias e leves. Além disso, adapta-se a substratos ocos e maciços, como bloco de concreto, pedra natural, tijolo refratário, bloco cerâmico, placas de gesso, tijolo maciço etc.
Como escolher a bucha certa?
Quem não sabe como escolher buchas, precisa observar alguns quesitos — especialmente o local de fixação, a carga máxima suportada e o tamanho do parafuso escolhido. Veja mais.
Local de fixação
O primeiro passo é verificar qual será o local de fixação. Se ele for maciço ou oco, precisará de buchas específicas.
Por exemplo, a bucha para tijolo oco ou bucha para tijolo furado mais indicada é a bucha OCO. Já a bucha para bloco pode ser a Ciser Extreme.
A bucha para concreto ou tijolo maciço, por sua vez, pode ser a bucha S ou Ciser Extreme. Para divisórias em geral, use a bucha KT e, para superfícies metálicas, a bucha TAB ou as buchas metálicas.
A bucha para gesso é a que tem mais opções, como a Ciser Extreme para placa de gesso ou, para placa de gesso acartonado, Bucha Fu, Bucha OCO ou Bucha KT.
Essas também são as buchas de parafuso para drywall. Nesse caso, ainda, pode haver diferenciação, como a bucha-parafuso, e bucha de expansão (com parafuso pré-montado na bucha) e a bucha basculante.
As buchas de parafuso para alvenaria podem ser a bucha convencional A ou a bucha S.A dica é sempre conferir para qual superfície a bucha é indicada. Afinal, além dessas, podem existir outras, como a bucha para madeira, a bucha para parede oca, a bucha para parede etc.
Carga máxima suportada
A carga suportada pela bucha é uma informação crucial, que garante segurança na sua aplicação.
Se você for instalar uma prateleira de livros em uma parede de gesso, por exemplo, precisará de uma bucha mais resistente em comparação à bucha utilizada para instalar um pequeno quadro em uma parede de alvenaria.
Em geral, você encontra modelos como buchas de parafuso 1 kg, buchas de parafuso 10 kg, buchas de parafuso 15 kg, buchas de parafuso 100 kg, entre outras.
Tamanho do parafuso escolhido
Os diâmetros das buchas e dos parafusos precisam combinar, enquanto a broca da furadeira precisa ser um ou dois diâmetros menores a fim de evitar fazer um furo maior que o necessário.
Algumas opções são: buchas de parafuso 3.3 mm, buchas de parafuso 6 mm, buchas de parafuso 8 mm e buchas de parafuso 12 mm.
Não há segredos para calcular o tamanho ideal do parafuso para sua bucha. Basta considerar onde usará a bucha, o tamanho da bucha e a espessura do objeto que será colocado na parede. Para lhe ajudar, a Leroy Merlin conta com uma calculadora.
Com essas dicas, ficou mais fácil entender os diferentes tipos de buchas? Na Leroy Merlin, você encontra tudo aquilo de que precisa em buchas, parafusos e muito mais, com preços imperdíveis. Confira!