Em algum momento da construção, reforma ou acabamento de um ambiente pode ser necessário realizar corte ou o recorte em alguma superfície. Para simplificar a execução dessa tarefa, existe uma ferramenta chamada serra. Para que as serras funcionem é necessário equipá-las com as lâminas de serras.
Para cada material e ocasião exige-se um modelo de lâmina de serra diferente para a realização do corte. Portanto, é importante observar as funções e tipos de corte das lâminas antes de começar a tarefa.
Na hora de escolher a lâmina, é o perfil de seus dentes que define sua eficácia. Esse fator irá variar de acordo com o tipo de material a ser cortado. Por exemplo, quanto mais fino o dente da serra, mais limpo e preciso será o corte. Lâminas com perfil estreito favorecem as curvas e são excelentes aliadas na hora de talhar madeira. Já as lâminas bimetal oferecem maior resistência e possibilitam o corte de materiais metálicos.
Para realizar cortes em linha nos mais diversos tipos de materiais recomenda-se a utilização das lâminas circulares. Porém, caso o material a ser cortado se trate de uma peça em MDF aconselha-se fazer uso da lâmina específica para essa superfície, pois esse material pode ser facilmente partido se os devidos cuidados não forem tomados.
Para situações onde é necessário efetuar cortes retos ou irregulares, tais como círculos ou ondulações a melhor opção de lâmina é a de fita. Esse modelo é bastante eficiente para o corte de materiais muito espessos, difíceis de serem cortados pelas serras circulares.
Já com a serra tico-tico é possível realizar cortes circulares ou retilíneos em diversos tipos de materiais. Sua profundidade irá variar de acordo com o comprimento das lâminas e da potência da serra.
Preferida entre os mais experientes, a lâmina de serra manual oferece máxima firmeza e extrema precisão de corte para todos os tipos de materiais. É ideal para trabalhos realizados em bancada, onde o material está seguramente fixado.
Cuidados necessários
– Afiar regularmente as serras e limpá-las após o uso pode colaborar e ampliar a vida útil da ferramenta.
– Não deixe de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir sua total segurança durante o manuseio das serras.
– Ao manusear a lâmina, procure movimentá-la em direção oposta ao seu corpo.