Como fazerFerramentas

Como recortar cerâmica: ferramentas e técnicas para executar em casa

Como recortar cerâmica: ferramentas e técnicas que você precisa conhecer para executar em casa

Seja para fazer um belo mosaico ou para assentar azulejos, saber como recortar cerâmica em casa é uma habilidade útil para os que gostam de colocar a mão na massa. Quer saber como fazer isso com eficiência, segurança e até mesmo sem equipamentos? Confira as dicas do especialista Francisco Costa!

Como recortar cerâmica: ferramentas e técnicas que você precisa conhecer para executar em casa

Antes de começar

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são essenciais na hora de aprender como recortar cerâmica. “Primeiramente, use os EPI’s necessários, tais como óculos de proteção, luvas de PVC e máscara para proteção respiratória”, indica Francisco. Quando você for utilizar máquinas, o especialista também recomenda uso de protetores auriculares, essenciais em trabalhos com muito barulho.

Como recortar cerâmica

Com um ar saudosista, os mosaicos podem ter tanto uma aparência alegre quanto vintage, tudo depende das cores das cerâmicas escolhidas. Com um desenho já em mente, vá a uma loja de materiais de construção e escolha as suas favoritas.

Depois disso, faça marcações no chão, parede ou superfície escolhida. Para saber como recortar cerâmica ou azulejo que vai criar o seu mosaico, Francisco recomenda: “Faça a marcação sobre a peça, na parte esmaltada primeiro, para depois executar o corte”. Para assentar, utilize cimento, limpando o excesso logo em seguida.

Como recortar cerâmica: ferramentas e técnicas que você precisa conhecer para executar em casa

Faça um bom acabamento ao assentar azulejos

Acha que a cerâmica é o revestimento ideal para a sua casa? Para assentar os azulejos nos cantos, saber como recortar cerâmica é essencial, e um dos segredos para evitar desperdícios que podem prejudicar seu orçamento. Além disso, o acabamento fica mais detalhado e bem-feito. Aqui você tem duas opções: fazer à mão ou com uma máquina.

Francisco conta que, “no caso de estar utilizando uma máquina de corte reto, você precisa medir o comprimento da diagonal do piso, para saber se é inferior ao tamanho da máquina reta”. Se você escolher fazer à mão, um acabamento também é possível com apetrechos simples: “Com os cortadores de pisos manuais de corte reto, podemos fazer isso perfeitamente”, recomenda o especialista. Dessa forma, você pode assentar azulejos – desde aqueles de banheiro até os belos ladrilhos hidráulicos – com um acabamento perfeito e sem desperdício!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo