Como organizar guarda-roupa infantil

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Organização de Guarda-Roupa Infantil

Organizar guarda-roupa infantil traz um desafio a parte: como a criança está em fase de crescimento, o tamanho das roupas muda rapidamente e isso deve ser levado em conta na hora de guardar ou mesmo separar as roupas para doação.

Essa mudança rápida na numeração faz com que muitos pais comprem (ou recebam de parentes e amigos) antecipadamente roupas com dois ou mais tamanhos à frente. E é importante organizar as peças que ainda não estão sendo usadas de maneira que possam ser facilmente encontradas quando a criança crescer.

Se você deixar todos os tamanhos de roupa guardados em uma única caixa, como acontece na maioria nas vezes, vai ser difícil encontrar o que precisa e seu filho ou filha podem acabar perdendo roupinhas sem que elas tenham sido usadas! E você não quer que isso aconteça.

É importante lembrar também que em breve seus filhos estarão escolhendo o que vestir, então a organização do guarda-roupa infantil precisa ser simples e funcional, com as peças mais usadas em locais onde os pequenos consigam acessar.

Como organizar guarda-roupa infantil passo a passo

Fizemos um passo a passo bem simples para você conseguir organizar e acessar facilmente as roupas e uniformes no dia a dia, sem precisar ficar revirando o armário. 🛒 Para conferir o preço de todos os produtos citados na matéria, basta clicar nos links do texto!

1. Separe as roupas da criança por tamanho

Antes de começar a organizar, você deverá tirar todas as roupas do armário e separá-las por tamanho. Lembre-se de trazer também tudo que o estiver no cesto de roupa suja ou lavanderia.

Separação por tamanho

As peças que não servem mais na criança (certamente você encontrará muitas!) também devem ser separadas, mas para doação. Para facilitar a vida da instituição ou dos pais que receberão as roupas doadas, coloque uma etiqueta com a numeração dentro de cada caixa ou sacola. Assim, você evita que os pais de filhos de 4 anos recebam roupinhas com etiqueta de 2 anos.

2. Guarde as roupas com números maiores em caixas organizadoras

Crianças em fase de crescimento perdem a roupa muito rápido, por isso, pais prevenidos fazem um mini estoque de roupas com tamanhos maiores para não passar aperto do dia para noite.

Nessa etapa da organização é importante levar essa questão em consideração. As peças que ainda não estão sendo usadas também devem ser separadas por numeração e armazenadas na parte mais alta do armário. Use uma caixa organizadora de tecido TNT , como essas da foto, ou de plástico com furinhos para deixar a roupa respirar.

caixa organizadora de tecido

Assim como você fez com as roupas da doação, use uma etiqueta para saber exatamente onde estão as roupas de cada número. Guarde as caixas no armário em ordem crescente para que a busca pela caixa de uma determinada numeração seja mais rápida. Para manter o ritmo da organização por número, sempre que você comprar ou ganhar roupas com numeração maior que a que o seu filho ou filha estão usando, basta acessar a caixa específica e colocar a roupa lá dentro.

Alguns pais cometem o erro de deixar todas as roupas com numeração maior em uma mesma caixa ou gaveta, o que acaba dificultando a busca por tamanho e muitas peças acabam nunca sendo usadas.

3. Separe uma gaveta para uniforme escolar

Diferente das outras gavetas, aqui entra todo tipo de roupa usada para ir à escola: calça, short, saia, meia, moletom, etc. Na correria do dia a dia fica muito mais fácil só abrir essa gaveta e conseguir enxergar tudo o que seu filho pode usar para ir à escola.

Organizando uniforme escolar

Essa dica também vai ajudar a criança durante a fase em que ela começa a se vestir sozinha. Se a gaveta estiver em uma altura acessível, ela vai conseguir acessá-la e escolher as peças que tem vontade de usar para ir à aula.

4. Pendure no cabide roupas de inverno e sociais

Apesar da roupa infantil do dia a dia ser mais descontraída, algumas ocasiões, como casamentos, festas ou mesmo um almoço de final de semana, vão pedir uma roupinha mais social, como vestido, jaqueta, camisa ou mesmo blusinhas com um tecido mais sensível.

Para evitar que as peças acabem emboladas com outras em alguma gaveta, elas devem ser penduradas em cabides. Além de serem facilmente encontradas, elas não ficarão muito amarrotadas.

Organização cabides

Use cabides coloridos se quiser deixar o guarda-roupa do seu filho mais divertido! Se precisar de mais espaço, use um organizador com prateleira (foto abaixo) para conseguir nichos extras.

Cabides

Roupas de inverno mais pesadas, como blusões, jaquetas e moletons também devem ficar penduradas. Em um guarda-roupa adulto, em geral as roupas de estação ficam organizadas na parte mais alta do móvel quando não estão sendo usadas. Já no guarda-roupa infantil elas devem ficar junto com as peças de cada tamanho, ou você corre o risco de perder a roupinha antes do frio começar. ❄️

5. Organize as gavetas

Organize as gavetas

A organização das gavetas deve ser funcional e pode seguir uma divisão parecida com a usada em um guarda-roupa adulto. Você pode dividir da seguinte forma:

● Shorts, saias e calças de tecido mais molinho
● Camisetas de manga curta e comprida e tops
● Calcinhas, cuecas e meias
● Pijamas
● Uniformes

Lembrando que na gaveta de uniforme, como exceção, você deve guardar também meias, roupas de frio e outras peças que estejam de acordo com o permitido pela escola.

Caso queira, use organizadores de gavetas para deixar em ordem camisetas, peças íntimas, roupas de nadar e acessórios.

Organizadores de gavetas

Se o guarda-roupa do seu filho ou filha tiver mais prateleiras que gavetas, você pode usar cestos para guardar as peças. Eles conseguem cumprir a mesma função de uma gaveta quando colocados em um nicho do armário. Assim, além de organizar o quarto infantil, você também vai dar um up na decoração do cômodo.

6. Guarde os acessórios em cabideiros ou ganchos de parede

Mochilas, bonés e faixinhas de cabelo também precisam estar organizados. Aqui é importante que eles estejam visiveis para facilitar a escolha do acessório. Escolha um cabideiro para deixar tudo em ordem. Eles podem ser pendurados em uma altura mais baixa para que a criança também consiga alcançar os itens.

Cabideiros

7. Organize os brinquedos em cestos ou caixas

Antes de começar a organizar os brinquedos é importante reunir todos eles em um mesmo lugar e escolher os que realmente ainda estão sendo usados e quais serão doados. Você pode chamar seu filho para te ajudar nessa missão.

Lembre-se de recolher também os brinquedos espalhados pela casa, pois só assim conseguirão ter uma visão geral de todos eles!

caixa organizadora de brinquedo

Os brinquedos escolhidos para permanecer em casa por mais um tempo devem ser separados por tipo de brincadeira em caixas organizadoras ou cestos que possam ser facilmente acessados pelas crianças. Livros de colorir, giz de cera e canetinhas podem ficar em uma caixa, legos e jogos de montar em outra, bonecas e bonecos em outra.

Alguns pais costumam guardar brinquedos recebidos de presente na festa de aniversário e vão liberando-os aos poucos para as crianças. É uma forma bacana dos filhos aproveitarem melhor cada um deles e sempre ter uma brincadeira nova em casa.

8. Deixe as fantasias em local de fácil acesso

Brincar com fantasia é uma delícia e as crianças adoram! E para garantir que elas consigam acessar roupinhas e acessórios sem precisar da ajuda de um adulto, você pode deixá-las fora do armário em uma arara de roupas com a altura regulável, que pode ser ajustada de acordo com a altura da criança.

Arara de roupas regulável

Essa mesma arara de roupas regulável pode ser usada no futuro para colocar as roupas do dia a dia. Como ela fica na altura ideal para os pequenos, você pode ir estimulando que eles comecem a escolher suas próprias roupas sem ajuda.

9. Separe um cesto ou caixa para as roupas sujas

A ideia de deixar o cesto de roupa suja no quarto da criança é fazer com que as peças usadas não fiquem espalhadas pelo cômodo e estimular que seus filhos comecem a separar o que precisa ser lavado. Os modelos feitos com personagens que a criança gosta, podem ser um grande motivador e ainda tornar a tarefa mais divertida.

Cesto roupa suja

Produtos para organizar guarda-roupa infantil

Agora que você já sabe por onde começar a organizar o guarda-roupa do seu filho, pode conferir essa seleção de organizadores baratos que fizemos. Basta acessar e escolher o que for mais útil para organizar o guarda-roupa do seu filho ou filha.

Como escolher guarda-roupa infantil?

Se você ainda está na fase de decorar o quarto do seu filho e precisa escolher o armário ideal, tenha em mente que os modelos de guarda-roupas coloridos ou temáticos podem ser mais fofinhos e tentadores, mas não poderão ser utilizados por muito tempo.

Por isso, dê preferência aos tons neutros, como branco, madeira e cinza clarinho, que não pesam tanto no quarto infantil e podem ser usados até uma idade mais avançada. O guarda-roupa branquinho para solteiro funciona muito bem para quartos de criança. Já o armário infantil montessoriano pode ser usado para complementar o espaço.

Guarda roupa infantil.

Conta para a gente se o quarto dos seus pequenos ficou livre da bagunça!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo