Se você pensa em reduzir a quantidade de resíduos transportados para aterros, reduzir a emissão de gás metano, que causa o efeito estufa, melhorar a saúde das suas plantinhas e, de quebra, colaborar com o meio ambiente, você chegou ao lugar certo.
Uma das formas que você tem para fazer tudo isso numa só tacada é realizando a compostagem dos resíduos orgânicos que você produz na sua casa.
Compostagem é o processo de transformação de lixo orgânico em adubo orgânico. O processo é fácil e superprazeroso de fazer.
Assim, você consegue reduzir os resíduos da sua casa e ainda aproveitar para adubar suas plantinhas com um fertilizante orgânico produzido por você! Já que com a compostagem do lixo orgânico você consegue aproveitar o chorume para deixar a horta caseira cheia e nutrientes.
Preparado para montar sua própria composteira doméstica? A seguir, a gente vai mostrar pra você o quanto fazer compostagem em casa é fácil, terapêutico e divertido.
O que é uma composteira doméstica
A composteira doméstica é um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos, onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade.
É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados. Assim, ao invés de produzir gás metano, transforma o lixo orgânico em um incrível alimento para as plantas.
Como funciona uma composteira doméstica?
As duas caixas de cima da composteira são chamadas de digestoras. É aqui onde você vai colocar os resíduos domésticos e as minhocas e micro-organismos que se encontram na terra irão trabalhar para transformar os resíduos em adubo orgânico. Enquanto uma é alimentada com resíduos, a outra vai fazendo a decomposição. A caixa de baixo é a coletora, onde vai uma torneirinha para a saída do chorume.
Qual o tempo médio do processo de compostagem
O processo completo de compostagem pode durar cerca de 4 meses, sendo que o composto fica 2 meses e meio nas composteiras, e mais 1 mês e meio descansando fora delas, para a maturação do composto.
Como fazer composteira doméstica
Para fazer a composteira doméstica, você precisará dos seguintes itens:
• 3 Caixas plásticas: são três caixas plásticas empilháveis, sendo as duas superiores com função de digestoras e a inferior (com a torneira), que funcionará como coletora. Detalhe, o tamanho da caixa pode variar de acordo com o volume de lixo orgânico produzido e pela quantidade de pessoas da casa.
• Furadeira.
• Broca para furadeira de número 4 ou 6: a broca é encaixada na ponta da furadeira (o chamado mandril). É ela que gira e faz a pressão sobre a superfície em que será feito o furo e pode ser de vários tamanhos. Para a DIY de hoje utilize brocas de tamanho 4 ou 6.
• 1 Torneira: que será usada para reter ou deixar sair o líquido (chorume) contido na composteira.
• Húmus orgânico: é a matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos.
• Tábua e pés de madeira: caso queira montar um suporte para deixar sua composteira mais alta (esse item é opcional).
Como montar composteira doméstica
Passo 1
No fundo superior da caixa, faça vários furos com o auxílio de uma furadeira. Utilize broca de número 4 ou 6. Lembre-se de deixe 2 cm entre os furos.
Passo 2
Na tampa da caixa plástica, faça a mesma coisa. Vai ficar assim:
Passo 3:
Na segunda caixa, fure também o fundo e as laterais, bem perto da borda.
Passo 4:
Na última caixa, abra um furo maior para encaixar a torneira.
Passo 5:
Encaixe a torneira e confira se ficou certinha.
Passo 6:
É legal montar um suporte, assim a sua composteira vai ficar mais alta. Então, em uma tábua parafuse 04 pés de madeira. E, pronto!
Passo 7:
Desse jeitinho, sua composteira já está pronta, mas a gente ainda tem alguns passos pela frente. Vamos lá?
Escolha um lugar bem arejado e que não pegue sol direto para colocar sua composteira.
Comece forrando o fundo da caixa digestora com folhas seca ou serragem.
Aos poucos, coloque os resíduos orgânicos. É bom colocar sempre em montinhos e levar em conta algumas OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: não coloque carnes, fezes, óleos, temperos fortes, nem laticínios na sua composteira doméstica, combinado?! Ela podem desequilibrar o processo de compostagem.
Cubra os resíduos orgânicos com a matéria seca (folhas secas ou serragem).
Para acelerar o processo, coloque húmus e minhocas específicas para a compostagem. Você pode comprá-las (recomendamos as minhocas californianas), mas no próprio húmus costuma ter vários ovinhos. Então, logo nascem as primeiras minhoquinhas.
Quando a caixa do meio encher, coloque o resto de alimentos na caixa de cima. Ela vai ficar compostando, compostando… Até não aparecer mais nenhum resto de alimento. Vai ficar com aspecto bem parecido de uma terra úmida.
Na caixa coletora, a da torneirinha, um líquido preto vai aparecer, é o chorume do bem! Um super fertilizante! Use o chorume diluído em água na proporção 01 para 10 (1:10) e suas plantinhas vão crescer lindas e saudáveis.
O processo é simples: enquanto enche a caixa de cima, a do meio transforma o alimento em adubo.
Pronto, composteira montada com sucesso!
O que colocar na composteira doméstica
Você pode colocar na composteira doméstica:
• Sobras de alimentos
• Sementes
• Folhas de chá
• Borra de café
• Cascas de ovos
• Folhas e serragem
O que não colocar na composteira doméstica
Não coloque na composteira:
• Frutas cítricas
• Temperos fortes
• Carnes
• Cascas de alho e cebola
• Laticínios
• Óleos
• Gorduras
• Papel higiênico usado
• Fezes de animais
• Sal e pimentas.
Onde comprar composteira
Se você busca praticidade e não quer fazer em casa uma composteira doméstica em casa, você pode comprar na Leroy Merlin e em lojas de produtos agrícolas ou home centers.
Quanto custa uma composteira doméstica?
Na Leroy Merlin, o preço médio da composteira é R$ 244,90. Ela vem com três caixas, sendo duas digestoras e uma coletora de líquidos. Há três tamanhos disponíveis, dependendo da capacidade de compostagem: 60, 39 e 15 litros.
Composteira doméstica pronta
Você pode comprar uma composteira doméstica de pequeno porte já pronta. Tem várias opções disponíveis no mercado e separamos algumas para você dar uma olhada!
Composteira Doméstica Grande
A Composteira Plástica Grande tem capacidade de armazenagem de 60 litros, suficientes para compostar o lixo orgânico de uma casa de 4 a 5 pessoas. Vem com 3 caixas empilháveis, sendo 2 digestoras e 1 coletora de líquidos. Habilitada para coleta diária de orgânicos de até 1400 gramas.
Composteira Doméstica Média
Se sua casa tem menos moradores, escolha um modelo menor, como a Composteira Plástica Média, com capacidade para 39 litros. Vem com duas caixas digestoras e uma coletora de líquidos e é capaz de coletar 900g de matéria orgânica diariamente.
Composteira Doméstica Pequena
Existem modelos ainda, menores, para casas com um ou duas pessoas, como a Composteira Plástica Pequena. O kit também traz três caixas empilháveis, sendo duas digestoras e uma coletora de líquidos. Com capacidade diária para coletar cerca de 300 gramas de lixo orgânico.
Viu como é simples começar a produzir seu próprio adubo orgânico de forma, simples, sustentável e livre de qualquer odor?
Dúvidas frequentes sobre composteira doméstica
Posso colocar terra na compostagem?
Não é necessário colocar terra na compostagem, pois ela pode atrapalhar o fornecimento de ar na decomposição dos resíduos. A terra é pesada e irá compactar os resíduos orgânicos, dificultando a circulação de ar e prejudicando a vida dos microorganismos.
Nesse vídeo, a engenheira florestal Nathália Bernardes explica por que você não precisa colocar terra na sua compostagem. Assista abaixo:
Posso colocar água na composteira?
Não. A água provoca a fermentação e gera gases, como o metano, por exemplo, que farão exalar mau cheiro.
Como saber se o composto está pronto?
Quando o composto está pronto, ele apresenta a cor marrom escura ou preta, se desfaz facilmente e tem um cheirinho de terra.
Como usar o composto da compostagem
Misture bem uma parte do composto em três partes de terra, deixando a mistura bem homogênea, e aplique-a nos seus vasinhos em casa. Se quiser adubar uma plantinha que já esteja plantada, jogue-a diretamente no solo.
Leia mais:
Produtos sustentáveis: 22 opções para adotar em casa
Jardim vertical: como fazer o seu passo a passo com a dupla da Folha Paisagismo
Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar
Qual a diferença entre adubo e fertilizante?
10 dicas para montar um jardim na varanda do apê
Como cuidar de Costela de Adão [Guia Completo]
Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa
Kit de jardinagem: conheça as ferramentas básicas para cuidar do jardim