As samambaias possuem belas folhagens que podem passar de um metro, dependendo da variedade.
Decoram muito bem os ambientes internos, áreas de varanda e garagens, e ainda liberam umidade por sua transpiração, ajudando a tornar o ambiente mais agradável.
É por isso que elas são tão populares e tão cotadas para decorar qualquer ambiente, dentro de casa ou apartamento.
Essa planta foi ícone nos anos 70, e agora retorna com tudo para a decoração nos anos 2000, estando sempre entre as indicadas em projetos de designers de interiores.
É uma espécie barata e pouco exigente, cai super bem na decoração urban jungle, porque oferece bastante volume, dando excelente textura de floresta dentro de casa.
Leia mais: Como fazer decoração urban jungle
Suas folhas longas e pendentes dão o maior estilo a qualquer casa e podem transformar um espaço, dando aquele toque que faltava ao seu cômodo.
Você pode cultivar samambaias pendurada em suportes e, nesse quesito, você tem muitas opções. O clássico suporte de ferro com correntes é uma opção barata e que também é decorativa por ter coloração metalizada que chama atenção por si.
Também é interessante investir em um hanger de macramê para a sua samambaia: de acabamento mais rústico, esse tipo de suporte e uma peça estilosa por si só e, com a ajuda de uma planta, cria um cantinho todo especial na casa.
Outra maneira de abrigar uma samambaia é usar suportes de chão e, nesse caso, os de ferro também vieram dos anos 1970 direto para ambientes atuais e antenados.
Para ajudar você a cuidar das samambaias, a gente trouxe as dicas do especialista Ricardo Vieira, supervisor de departamento de produto na Cooperativa Veiling, em Holambra.
Ricardo é técnico de Horticultura e graduado em Agronegócio com ênfase em Multicultura.
Antes de continuar, inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
De onde a samambaia é originária?
A samambaia é originária de diversos países, como Brasil, Argentina e Austrália. Ela gosta de lugares quentes e com bastante umidade.
Quais os tipos mais comuns de samambaia? O que caracteriza cada um deles?
Samambaia americana
Em primeiro lugar está a samambaia americana, que é a mais cultivada e a mais vendida hoje. Ela é fácil de cultivar, é uma planta muito decorativa que se estabelece em qualquer tipo de decoração.
Samambaia metro
Já a samambaia metro é originária do Brasil e uma das mais cultivadas e comercializadas no país. Tem folhagem verde brilhante e suas folhas ficam bem pendentes.
Samambaia holandesa
A samambaia holandesa tem folhas com aspecto muito liso e com brilho e cor verde escuro. O efeito visual é semelhante ao plástico. Em plantas adultas, essas folhagens ficam em torno de 1 metro, chegando até os 3 metros de comprimento.
Como cuidar de samambaia?
Água
As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado.
Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta.
Por isso o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água para manter a umidade da terra constante, mas evitando o encharcamento. Tente reproduzir o mesmo ambiente natural, que é pouca água, mas todo dia.
Luz
A Samambaia é uma planta que gosta de luz indireta e prefere locais sombreados.
Por isso, elas podem ser colocadas perto de janelas, debaixo de árvores, em varandas, garagens, lugares onde pega pouca ou bastante luminosidade, mas nunca a luz direta do sol.
Essa exposição pode causar queimaduras em suas folhas e você pode acabar perdendo a planta.
Assim como os raios diretos do sol podem causar queimaduras, o vento também é muito prejudicial às folhas das samambaias.
Então, além de proteger do sol, você precisa protegê-las do vento direto também.
Rega
A rega para a samambaia é muito importante, e o ideal é molhar a planta todos os dias e em pequenas quantidades.
Isso porque o encharcamento do solo causa o apodrecimento da raiz e a morte da planta.
Solo/adubo
As samambaias são plantas altamente exigentes em relação à umidade no solo.
Sendo assim, o ideal é utilizar no plantio um condicionador de solo classe A. Além de ser orgânico, esse produto possui alta capacidade de retenção de água sem deixar o solo encharcado.
O condicionador de solo classe A é um produto apropriado para uso de produção orgânica, para reforçar e garantir a fertilidade do solo, ajudar no crescimento vigoroso e uniforme das plantas e aumentar sua resistência.
Quanto à adubação, as samambaias exigem muito cálcio, então compre um adubo orgânico com esse elemento em destaque, que pode ser a partir de farinha de osso e torta de mamona ou casca de ovos.
Poda
A poda na samambaia é para dar manutenção ao vaso.
Retire as folhas velhas, secas e amareladas, secas sempre que elas aparecerem. Essa poda deve ser feita no começo da primavera, antes de novos brotos começarem a nascer, mas não tem problema se ela já tiver crescido.
O ideal é fazer essa manutenção uma vez ao ano.
Como cuidar de samambaia em vaso?
A Samambaia é uma planta de sombra, não gosta de luz direta de sol e nem de ventos.
Ou seja, é preciso escolher bem onde deixar a planta.
A temperatura ideal para ela é em torno de 25 graus e em cidades mais geladas, com temperaturas baixas, é recomendado deixar a planta dentro de casa para conseguir abrigá-la do frio e de ventos.
Como reproduzir samambaia?
Existem duas maneiras de propagar ou reproduzir a samambaia.
A primeira é pelos esporos, que é o método mais difícil, demorado e menos recomendado.
E a segunda é por divisão de touceira, que é o mais utilizado, e você pode fazer da seguinte maneira:
• Retire com cuidado a samambaia do vaso de origem, limpe a terra velha das raízes, desfazendo o torrão. • Em seguida separe a touceira com a mão, em duas ou três partes, plante as mudas em vaso preenchido com terra para jardinagem misturada com matéria orgânica.
Qual o melhor ambiente para samambaia: interno ou externo?
A samambaia é uma planta de ambiente interno, gosta de locais úmidos e quentes e protegida de vento.
Ela fica bem dentro de casa, varandas, garagem, ou embaixo de árvores, mais protegida de vento e da luz direta do sol.
Por que as folhas da samambaia ficam amareladas? Como resolver?
Pode ser que as folhas da samambaia fiquem amareladas por falta de luz, e por consequência pela falta de fotossíntese.
Para resolver esse problema, é só colocar a planta em ambientes mais iluminados. Outro fator que pode levar ao amarelamento das folhas é a deficiência nutricional.
Isso é um pouco mais difícil de resolver, porque às vezes você não sabe qual o mineral que está em falta.
Mas o recomendado é sempre colocar uma adubação orgânica ou trocar o substrato por um substrato novo, e fazer a adubação com NPK 10-10-10. O terceiro motivo pode ser o excesso de água.
Para resolver, tem que parar as regras e torcer para que as raízes não tenha sido danificadas ou apodrecidas. Isso pode causar a morte da planta na maioria dos casos, só cortando a irrigação, já resolve.
Leia mais: