Como escolher cortina para sala? Dicas imperdíveis

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A cortina para sala é um acessório muito bem-vindo, já que oferece proteção para os móveis contra os raios solares, mais conforto térmico e também ajuda a decorar, fazendo com que o espaço pareça maior, mais aconchegante ou, até, criando um ponto focal.

Por toda essa versatilidade, quando for escolher a cortina de sala, é essencial considerar alguns pontos, como o estilo, tamanho, tipo de tecido e modelo. Precisando de mais dicas? Siga conosco!

Cortina para sala de estar

A cortina para sala é um elemento que desempenha inúmeras funções, ajudando no conforto térmico e também na decoração do ambiente.

Se o espaço é uma sala de TV, uma boa recomendação é a cortina blecaute. A cortina blecaute para sala funciona barrando totalmente a luminosidade, o que evita reflexos indesejados na hora de assistir TV, trazendo mais conforto no uso do ambiente.



Tipo de fixação de cortina

Em relação à fixação, as cortinas para sala podem variar bastante. A cortina de varão é uma versão mais tradicional. Ela é bem prática, adiciona um toque natural e é atemporal, combinando com diferentes tipos de decoração.

Existem várias cortinas que funcionam nesse modelo. Como a cortina de ilhós, de lacinhos, de passabarra, etc.



Uma vantagem é que instalar o varão de cortina é bem simples e você poderá colocar e tirar a cortina sempre que desejar. Nesse caso, é claro, além de escolher bem a cortina, lembre-se de escolher corretamente o varão de cortina, especialmente pensando no tamanho ideal para a janela.

Já se você deseja um ar mais moderno, a cortina com trilho é ideal, podendo ser embutido no cortineiro ou na sanca.

Tamanho da cortina para sala

Os diferentes modelos de cortina devem, sempre, se adequar ao tamanho da janela, assegurando a cobertura completa dela. O ideal é deixar em torno de 20cm em cada lateral, para que a cortina fique bonita mesmo quando fechada.

Se não houver nenhum móvel próximo, a recomendação é que a cortina vá até o chão. Já se tiver algum móvel, como um aparador, a cortina pode ser menor.

Os modelos mais comuns de cortina para sala pequena costumam ter 1,40×2,60, já os modelos de cortina para sala grande podem medir em torno de 4,20 x2,50m. A cortina para sala de 4 metros costuma ser ideal para as salas médias.



Como escolher cortina para sala

A cor da cortina precisa acompanhar o estilo decorativo do ambiente. Outra ideia é usar a cortina como um ponto focal, criando contraste.

Se você tem uma sala toda neutra e deseja manter um ar moderno, clean e minimalista, pode investir nas cores claras, como a cortina bege.

A cortina branca tem a vantagem de ser neutra e ajudar a ampliar, sendo ideal para as salas pequenas. Outra bem interessante é a cortina cinza, que carrega esse ar mais moderno.

Essas cores neutras também podem ser usadas como contraponto, caso sua sala tenha cores mais fortes e estampas. Se você quer um ar contemporâneo, mas sem perder o aconchego, que tal a cortina preta? Essa é uma cortina moderna e que combina com as salas urbanas e industriais.

Outra ideia é usar a cortina como ponto focal, adicionando destaque. Essa inspiração é bacana para salas com tons claros e neutros. Você pode apostar, por exemplo, na cortina azul, que é bem relaxante, ou, caso queira ousar ainda mais, na cortina colorida.

Tecidos e texturas de cortina para sala

Os tecidos são muito importantes na escolha da cortina. Afinal, eles adicionam textura, podendo deixar sua sala mais moderna, arrojada, aconchegante, clássica etc. Além disso, alguns tecidos barram mais ou menos a luminosidade. Então, considere a intenção desejada.

A cortina de algodão é uma escolha clássica, mas você pode ir além dela. Por exemplo, a cortina de linho, que traz uma textura natural mais sofisticada, a cortina de tecido Panamá, que mescla algodão e poliéster ou a cortina de poliéster, uma fibra sintética mais fácil de manter e limpar.

Caso queira algo mais leve, que não barre a luminosidade, pode pensar em uma cortina voil. Aliás, o tecido também pode aparecer por cima de outros mais espessos, ajudando a suavizar a cortina.



Além do modelo tradicional, se você quiser adicionar mais estilo e praticidade, pode investir nas persianas.

Muitas pessoas têm dúvidas entre cortina ou persiana e tudo depende da decoração da sala e da sua rotina.

A cortina persiana traz um ar mais contemporâneo e também é mais prática de manter, já que pode ser limpa com aspirador. Bons modelos para a sala são a cortina persiana rolô, também conhecida como cortina rolo e a cortina romana.

Além dessas dicas de como escolher cortina, claro, não se esqueça de avaliar como colocar cortina, assegurando que o tipo escolhido ficará adequado no espaço.

Modelos de cortina para sala

Ainda não sabe quais cortinas escolher? Separamos modelos de tamanhos e estilos variados para transformar sua sala. Confira.

Cortina Voil Poliéster Branca Inspire

A Cortina Voil Poliéster Branca Inspire é bem neutra, com 1 folha e fixação em ilhós. Seu tamanho é ideal para salas pequenas e médias, que não precisem barrar a luminosidade, já que a cortina é mais leve, em voil. Como é uma cortina branca, combina com todos os tipos de decorações, sendo muito versátil.



Cortina Blackout Azul Inspire

A Cortina Blackout Azul Inspire é ideal para uma sala de TV, já que é um modelo blecaute, que impede a entrada de luz. Além de ajudar a assistir TV, a blecaute também protege os móveis, especialmente caso sua sala receba muita irradiação solar.



A cor azul mais escura é bastante aconchegante, sendo uma ótima cortina para sala moderna. O tamanho é ideal para salas pequenas.

Cortina Blackout Preta Matte Inspire

A Cortina Blackout Preta Matte Inspire é um modelo que chama atenção e traz mais sofisticação a qualquer espaço. Se você quer uma sala moderna, luxuosa e com um ar urbano-industrial, esse é o modelo certo.

Além disso, a cortina é blecaute, perfeita para salas de TV e ambientes que recebem muita luz solar, ajudando, também, no conforto térmico. O tamanho é ideal para salas pequenas.



Cortina Blackout Marfim Inspire

A Cortina Blackout Marfim Inspire é o modelo blecaute para quem deseja uma cortina em tom mais leve e suave. Se você tem uma sala pequena e deseja ampliá-la visualmente, certamente a cor marfim ajudará bastante (principalmente se a sua parede também for em tom claro).



Esse modelo de cortina é produzido em poliéster, tem 1 folha e fixação em ilhós. Seu tamanho é ideal para salas pequenas e médias.

Cortina Linho Tunis Cru Inspire

A Cortina Linho Tunis Cru Inspire é um modelo maior, perfeita para salas grandes e possui 2 folhas e fixação em ilhós. Como é produzida em linho, traz um toque sofisticado e aconchegante.

A cor cru ajuda a deixar o ambiente mais iluminado e faz com que o pé direito pareça maior. Além disso, é bem fácil de combinar com outras cores e estampas que podem estar presentes na sua sala.



Pronto para escolher sua cortina para sala ideal?

Depois de ver as dicas para escolher a cortina para sala, entendendo o tamanho ideal, as cores, o tecido e o tipo de fixação, você viu que é fundamental combinar a cortina com o estilo do ambiente, considerando o tamanho da sala, da janela e também o tipo de decoração que você deseja reforçar no ambiente.

Agora que você já sabe tudo sobre cortina para sala, que tal encontrar o modelo perfeito para sua casa? Confira as inúmeras opções da Leroy Merlin!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo