Como escolher cobertura para pergolado

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O pergolado é um elemento de decoração composto por vigas e colunas que pode tornar o ambiente mais charmoso e aconchegante, mas não tem apenas função estética. Os modelos cobertos podem proporcionar segurança e proteção solar ou contra chuva. Por isso, escolher uma boa cobertura para pergolado é parte importante na hora de decorar seu jardim.

Vantagens em instalar uma cobertura para pergolado

Uma das vantagens de incluir o pergolado coberto na decoração das áreas externas é em relação ao aspecto visual. Isso porque esse elemento transforma qualquer ambiente, tornando a decoração do jardim ou varanda jardim ou varanda cheia de personalidade e estilo.

Existem muitas opções de pergolado disponíveis e o pergolado com cobertura é uma delas.


Outra vantagem é a criação de espaços de descanso. Posicionando cadeiras ou espreguiçadeiras embaixo do pergolado coberto, você consegue um ambiente mais relaxante e aconchegante, perfeito para momentos de meditação, leitura e recarga de energias

A cobertura para pergolado pode ainda agregar muito à sua área de lazer, proporcionando sombra no ambiente. Por isso, se a ideia é utilizá-lo em espaços abertos, a cobertura é uma ótima solução para proteger dos raios solares, garantindo o conforto das atividades ao ar livre no verão.

Além disso, a cobertura para pergolado pode proteger da chuva. Dessa forma, é possível curtir a área de lazer com conforto e comodidade a qualquer momento.

Tipos de cobertura para pergolado

Há diversos tipos de coberturas para pergolado. Uma forma de criar espaços externos sem perder o contato com o ambiente e mantendo a vista para o céu é utilizar uma cobertura translúcida para toldos e pergolados. Essa opção é ideal para aproveitar a luz natural no jardim e garantir a segurança contra intempéries.

A cobertura de policarbonato é um exemplo disso, já que o material é resultante de resinas derivadas de carbono, sendo mais resistente que o vidro. Por ser mais leve, permite a utilização em estruturas diversas, como até mesmo plástico, e é perfeito para quem deseja uma cobertura resistente, pois protege contra raios UV e impactos e ainda suporta grandes mudanças de temperatura.

Já a cobertura para pergolado de vidro, por ser mais pesada, precisa ser instalada em estruturas com maior capacidade de peso. Um exemplo são os pergolados de madeira ou ferro.

A vantagem do vidro em relação ao policarbonato é sua durabilidade. Por ser mais resistente à abrasão (como produtos de limpeza), a cobertura de vidro se mantém intacta por mais tempo.

Onde usar pergolado com cobertura?

Existem muitas possibilidades para acrescentar um pergolado no seu jardim. A ideia de como usar o pergolado pode variar de acordo com alguns critérios, principalmente em relação à sua demanda de espaço e gosto pessoal.

A utilização do pergolado coberto pode ainda variar conforme o material. As características de cada modelo são determinantes para a sua função, de forma a melhorar o aproveitamento da estrutura.


Um pergolado de madeira, por exemplo, tem uma estrutura forte o suficiente para servir como proteção para outros móveis ou até como extensão da garagem. Por conta disso, pode suportar coberturas mais pesadas como o vidro. Da mesma forma, o pergolado de ferro também é uma opção resistente e com bastante durabilidade.


Já o pergolado de plástico (de policarbonato) é ideal para quem procura uma opção mais barata, porém sem perder no quesito beleza e estilo. Esse modelo compõe muito bem um conjunto de móveis de jardim para curtir o verão de maneira confortável, por exemplo.

Outra forma de definir o uso do seu pergolado com cobertura é em relação ao ambiente que deseja criar no jardim. Pode ser utilizado, por exemplo, como extensão da casa e cobertura da varanda, ou então criando espaços confortáveis, em volta da piscina ou da churrasqueira, para melhorar a experiência de um dia ensolarado ao ar livre.

A cobertura para pergolado também funciona muito bem como proteção da casa, proporcionando uma área coberta como extensão da garagem. Nesse caso, é preciso investir em uma estrutura e cobertura de qualidade para não correr o risco de prejudicar o automóvel.

Além disso, o pergolado coberto pode ser usado como decoração para eventos. Sua estrutura permite combinar com outros elementos decorativos como tecidos, flores ornamentais, luzes, entre outros, formando um ambiente especial e diferente do dia a dia.

Seja qual for sua escolha de cobertura para pergolado, na Leroy Merlin você encontra as melhores opções.

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo