Dicas

Inspire-se: aprenda a utilizar os pergolados

Pergolados

Estruturas em madeira ou metal utilizadas em áreas externas, os pergolados (ou pérgolas) são espaços de convivência, relaxantes e convidativos para o descanso. Você pode montá-lo perto da piscina, churrasqueira, hall de entrada e corredores.

Para compor o espaço, uma boa pedida é utilizar plantas pendentes. Que tal mesclar diversas espécies para deixar o ambiente cheio de vida? Opte pela Primavera, planta trepadeira, que dará um charme especial ao pergolado. Samambaias, Peixinho e Renda Portuguesa também combinam com esse espaço.

Além dos vegetais, decore o ambiente com enfeites da sua preferência, para que o local imprima a sua personalidade. Outra opção é apostar nos tecidos sobre as vigas, criando, assim, uma cobertura que garante sombra, além de um charme todo especial na decoração.

Para proporcionar ambientes confortáveis, coloque poltronas, espreguiçadeiras, almofadas, futons e mesas de apoio. Você pode, ainda, investir em mesas e cadeiras para realizar refeições ao ar livre.

Instalação e manutenção

A fixação do pergolado deve ser feita por etapas e, caso você não tenha familiaridade com ferramentas, é recomendada a contratação de mão de obra especializada. Feita no chão, a fixação deve ser bem rígida, já que as peças costumam ser pesadas. É importante certificar-se de que a estrutura esteja bem presa para evitar qualquer acidente.

A manutenção do pergolado, por sua vez, é mais simples. Afinal, as peças em madeira já recebem tratamento para poderem ficar expostas ao sol e à chuva. Recomenda-se que, a cada seis meses, seja aplicado Stain ou outros tipos de verniz para aumentar a proteção e, consequentemente, a vida útil das peças. Caso o local seja montado com acessórios de metal, considere pintá-los para que fiquem mais resistentes à variação climática.

Ainda em relação à manutenção do espaço, fique de olho no período de poda das plantas que serão apoiadas na estrutura para que elas não invadam o espaço de convivência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo