Climatizador de ar x aquecedor: veja qual a diferença e faça a escolha certa para o inverno
O climatizador de ar e o aquecedor são os verdadeiros aliados para barrar o vento frio quando o inverno bate em nossa porta. Nesses dias de temperaturas mais baixas, até o piso escolhido – principalmente os que não são de madeira ou carpete – podem influenciar para deixar os cômodos mais frios, e não é nada disso que queremos, certo?! A nossa casa deve ser sinônimo de conforto e relaxamento e, para alcançar esse cenário, temos a ajuda desses aparelhos e decorações que tornam a temperatura mais prazerosa para o dia a dia. No entanto, optar entre um dos dois pode ser um pouco difícil se não entendermos direitinho como funcionam e as suas vantagens. Se você quiser entender um pouco mais sobre eles, continue lendo!
Climatizador de ar e suas várias funções
O climatizador de ar é o famoso amigo para todas as horas: do verão ao inverno ele é muito bem-vindo nas nossas casas para deixar o ar bem agradável. Seu funcionamento é normalmente confundido com os modelos de ar condicionado, mas é preciso lembrar que ele não refrigera. a verdade, sua função é emitir um ar fresco de modo que melhore a temperatura do ambiente, mas sem resfriá-la. E se você, ou alguém da sua casa sofre com rinites e crises alérgicas, tem mais uma razão para adquirir esse aparelho. Além da emissão desse ar fresco, o climatizador também faz o papel de umidificador e evita o ressecamento das vias respiratórias de quem convive no ambiente com ele.
Aquecedor é indicado para locais que têm temperaturas baixas por grandes períodos
Se a sua casa está localizada em uma cidade com temperaturas bem baixas, o aquecedor deve fazer parte dos utensílios comuns ao dia a dia. Por ter apenas a função de aquecer o cômodo, ele é indicado justamente para locais que costumam ter o termômetro marcando abaixo dos 25 graus regularmente. Esse eletrodoméstico funciona esquentando o ar em volta do aparelho e o dissipando para o ambiente. Eles podem te fazer companhia nas salas ou quartos, mas é preciso ficar atento a sua capacidade em relação ao tamanho do cômodo para não acabar comprando um modelo que não dê vazão. Para quem tem crianças em casas, também é preciso atenção quanto à localização do aquecedor porque algumas partes do aparelho podem acabar esquentando muito e causando queimaduras se forem tocadas. Por isso é aconselhável que fiquem em um local onde os pequenos não tenham acesso.
Como definir o melhor para a minha casa?
Os dois aparelhos apresentam uma excelente performance no que se trata de deixar a sua casa confortável, mas é preciso colocar no papel alguns dos prós e contras de cada um, além das necessidades dos seus cômodos. O aquecedor provavelmente vai ter um desempenho melhor para deixar a temperatura agradável, mas se você mora em locais com temperaturas altas ou estações bem definidas, ele só vai ser usado no inverno. Enquanto isso o climatizador de ar pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, mas não costuma dar ser suficiente para aquecer ambientes muito grandes. Por isso, é importante que antes de escolher o seu modelo ideal, você tenha em mente o tamanho dos locais em que eles serão instalados, o custo, potência e a para que você precisa.
O climatizador de ar e o aquecedor são os verdadeiros aliados para barrar o clima frio quando o inverno bate à nossa porta.
Nesses dias de temperaturas mais baixas, até o piso escolhido — principalmente os que não são de madeira ou carpete — pode influenciar para deixar os cômodos mais frios, e não é nada disso que queremos, certo?!
A nossa casa deve ser sinônimo de conforto e relaxamento. No entanto, optar entre um climatizador de ar e um aquecedor pode ser um pouco difícil se não entendemos direitinho como funcionam e quais são suas vantagens.
Ainda, para alcançar esse cenário, podemos contar com a ajuda desses aparelhos e decorações que tornam a temperatura mais prazerosa para o dia a dia. Então, para saber um pouco mais sobre eles, continue lendo!
Qual a diferença do aquecedor para o climatizador de ar?
O climatizador de ar, que pode ser encontrado nos modelos climatizador portátil e climatizador quente e frio, é o famoso amigo para todas as horas: do verão ao inverno, ele é muito bem-vindo nas nossas casas para deixar o ar mais agradável.
Seu funcionamento é normalmente confundido com os modelos de ar condicionado, mas é preciso lembrar que o climatizador de ar não refrigera. Na verdade, sua função é emitir um ar fresco de modo a melhorar a temperatura do ambiente, mas sem resfriá-la.
E se você ou alguém da sua casa sofre com rinites e crises alérgicas, tem mais uma razão para adquirir esse aparelho. Além da emissão desse ar fresco, o climatizador também faz o papel de umidificador e evita o ressecamento das vias respiratórias de quem convive no ambiente com ele.
Já o aquecedor, que pode ser encontrado nos modelos aquecedor portátil, aquecedor elétrico, aquecedor a óleo e também aquecedor a gás, é indicado para locais com temperaturas baixas por grandes períodos.
Se a sua casa está localizada em uma cidade com temperaturas bem baixas, o aquecedor deve fazer parte dos utensílios comuns no dia a dia. Por ter apenas a função de aquecer o cômodo, ele é indicado justamente para locais que costumam ter o termômetro marcando abaixo dos 25 graus regularmente.
Esse eletrodoméstico funciona esquentando o ar em volta do aparelho e dissipando-o para o ambiente. Assim sendo, um aquecedor de ambiente pode te fazer companhia nas salas ou quartos, mas é preciso ficar atento à sua capacidade em relação ao tamanho do cômodo para não acabar comprando um modelo que não dê vazão.
Para quem tem crianças em casa, também é preciso atenção quanto à localização do aquecedor porque algumas partes do aparelho podem esquentar muito e causar queimaduras se forem tocadas. Por isso é aconselhável ficarem em um local onde os pequenos não tenham acesso.
O que é melhor: climatizador ou aquecedor de ar?
Os dois aparelhos apresentam uma excelente performance quando se trata de deixar a sua casa confortável, mas é preciso colocar no papel alguns dos prós e contras de cada um, além das necessidades dos seus cômodos.
O aquecedor provavelmente vai ter um desempenho melhor para deixar a temperatura agradável, mas se você mora em locais com temperaturas altas ou estações bem definidas, ele só vai ser usado no inverno.
Enquanto isso, o climatizador de ar pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, mas não costuma ser suficiente para aquecer ambientes muito grandes.
Por isso, antes de escolher o seu modelo ideal, é importante ter em mente o tamanho dos locais em que eles serão instalados, o custo, a potência e para que você precisa.
As melhores marcas, modelos e preços de climatizador de ar e aquecedor, incluindo climatizador Midea, climatizador Ventisol, climatizador Consul e aquecedor Mondial, você encontra na Leroy Merlin. Aproveite e garanta o seu hoje mesmo!
Leia mais