Climatização

Qual o melhor aquecedor portátil: confira as opções mais vantajosas!

O friozinho está chegando e só de pensar no inverno a gente já começa a buscar alternativas para se aquecer, tirando do armário os cobertores e as roupas de lã. E nesse momento, saber qual o melhor aquecedor de ambiente também pode ser a solução para a chegada das baixas temperaturas!

Os aquecedores de ambiente são uma das opções mais práticas e confortáveis para o aquecimento residencial, deixando os cômodos em temperatura confortável para garantir bem-estar e aconchego. Com eles, mãos e pés ficam quentinhos sem muito esforço.

Os aquecedores portáteis, por exemplo, se destacam por serem facilmente transportados para qualquer ambiente da casa: quando estiver trabalhando, ele pode ficar na sala ou no home office e, na hora de dormir, basta andar alguns metros com o aparelho até o quarto.

Fato é que os melhores aquecedores de ambiente ajudam bastante no conforto térmico do quarto de crianças e idosos, que geralmente sentem mais frio. Além disso, são uma ótima opção durante o trabalho ou estudo, pois oferecem bem-estar e ajudam a manter a concentração.

Existem vários tipos de aquecedores fabricados por marcas como Mondial, Cadence, Ventisol, Britânia e Equation. Mas é bom ter informação ao escolher o melhor e mais econômico aquecedor de ambiente para garantir que ele atenda às suas necessidades e preferências.

Por isso, continue lendo para saber qual o melhor aquecedor de ambiente e como escolher o aparelho ideal para a sua casa. Confira!

Qual o melhor aquecedor de ambiente? Confira as opções!
1 – 6 melhores aquecedores de ambiente
1.1 – Aquecedor Britânia Termoventilador 220V
1.2 – Aquecedor Philco 127V com 3 Níveis de Potência
1.3 – Aquecedor de Ar Britânia 127V
1.4 – Aquecedor Britânia Halógeno 800W
1.5 – Aquecedor a Óleo Philco 127V
1.6 – Aquecedor a Óleo Max Cadence
2 – Como escolher aquecedor de ambiente
3 – Tipos de aquecedores de ambiente
4 – Perguntas frequentes sobre aquecedores
5 – Como escolher o melhor aquecedor elétrico de ambiente?
6 – Como usar o aquecedor elétrico de ambiente?

6 melhores aquecedores de ambiente

Selecionamos os melhores aquecedores de ambiente para você eleger o mais adequado para sua necessidade, bem como saber qual o melhor em relação ao custo-benefício. Veja!

1. Aquecedor Britânia Termoventilador 220V

O Aquecedor Britânia Termoventilador 220V é compacto e fácil de usar e transportar. Ele se destaca por funcionar como aquecedor e ventilador, com três níveis de potência e controle de temperatura e ainda apresenta um design neutro, que combina com a decoração de qualquer ambiente!

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Britânia Termoventilador 220V

2. Aquecedor Philco 127V com 3 Níveis de Potência

O Aquecedor Philco 127V com 3 Níveis de Potência garante aconchego com as funções aquecedor e ventilador. Entre suas vantagens, estão dispositivos para evitar superaquecimento e alça que facilita o transporte, tudo isso em um design moderno e estiloso! O aparelho ainda está disponível no modelo Aquecedor Philco 220V com 3 Níveis de Potência.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Philco 127V com 3 Níveis de Potência

3. Aquecedor de Ar Britânia 127V

O Aquecedor de Ar Britânia 127V oferece três níveis de potência para você regular o aquecimento de acordo com a sua preferência, além de um sistema de oscilação que distribui o calor de forma homogênea. Com essas e outras vantagens, esse aquecedor garante segurança, conforto e beleza!

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Ar Britânia 127V

4. Aquecedor Britânia Halógeno 800W

O Aquecedor Britânia Halógeno 800W se destaca pelo aquecimento com lâmpada halógena, uma das opções mais acessíveis. Com dois níveis de aquecimento, ele proporciona conforto na medida certa para o seu lar, além de ser compacto, seguro e de cor neutra, fácil de combinar!

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Britânia Halógeno 800W

5. Aquecedor a Óleo Philco 127V

O Aquecedor a Óleo Philco 127V se destaca por aquecer sem ressecar o ar, além de ser silencioso e consumir menos energia. Com rodinhas, ele é fácil de transportar e apresenta três níveis de potência para o ajuste do aquecimento. O design moderno e elegante é outro atrativo!

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor a Óleo Philco 127V em sala com pet

6. Aquecedor a Óleo Max Cadence

Para fechar a lista, o Aquecedor a Óleo Max Cadence combina economia, segurança, facilidade para o transporte e baixo ruído. O modelo compacto e estiloso ocupa pouco espaço e cabe em qualquer área, além de não ressecar o ar enquanto aquece, oferecendo ainda mais bem-estar.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor a Óleo Max Cadence

Como escolher aquecedor de ambiente

Modelos de aquecedor de ambiente não faltam para deixar a sua casa mais aconchegante. Mas antes de escolher, é importante ter atenção a algumas dicas:

  • Não se guie pelo menor preço: pode ser que o modelo mais em conta não tenha potência suficiente para aquecer o seu quarto ou sala;
  • Quanto maior o ambiente, mais potente precisa ser o seu aparelho;
  • Aparelhos de menor potência atendem pequenos ambientes;
  • Locais com muitas portas ou janelas e pouca vedação exigem um aparelho com maior potência;
  • Ambientes com pisos frios exigem aparelhos mais potentes do que aqueles ambientes com carpete ou piso de madeira.

Além disso, é essencial avaliar alguns critérios que variam entre os modelos para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Veja o que considerar:

Potência do aquecedor

Observar a potência do aquecedor é fundamental, pois ela trata da capacidade que o dispositivo tem de aquecer o ambiente. Muitos aquecedores contam com regulador de potência, o que faz com que esse tipo de equipamento seja mais indicado do que outros, que não contam com essa função.

Além da capacidade de aquecer o ambiente de acordo com o tamanho de cada área, a potência do dispositivo também tem a ver com o seu grau de consumo de energia elétrica. Quanto mais potente é o equipamento, maior tende a ser o impacto na conta de luz.

Consumo energético do aquecedor

É essencial observar o grau de consumo de energia do aquecedor que você está pesquisando. Quanto mais perto de A for a classificação dele no selo Procel, mais eficiente será o consumo e, dessa forma, menor será o gasto de energia para tornar o ambiente confortável.

Aliás, outro ponto a observar é a voltagem do equipamento, já que há opções de aquecedor 127V e de aquecedor 220V e o modelo precisa ser igual à tensão elétrica do seu imóvel. Confira ainda a amperagem do aquecedor, que deve ser compatível com a da tomada em que ele será utilizado.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Ambientes a Óleo 220V Mondial

Funções extras do aquecedor

Alguns aparelhos contam com algumas funções extras, como controle remoto, modo de dormir e, ainda, termostato. Verifique se o aparelho que você deseja adquirir conta com alguma dessas funções e certifique-se de que elas são compatíveis com o seu modo de uso do aquecedor.

Medidas do aquecedor de ambiente

É possível encontrar aquecedores de todas as dimensões e você pode escolher, dentre eles, aquele que é mais compatível com a sua forma de uso, com o local onde o equipamento será instalado e, até mesmo, com a decoração do espaço.

Fique de olho naqueles equipamentos que sejam compatíveis com o cômodo em que você deseja instalá-lo, com a potência necessária para aquecer todo o ambiente e, ainda, com a voltagem e a amperagem disponíveis no local em que será usado o aquecedor.

Tipos de aquecedores de ambiente

Existem quatro tipos de aquecedores de ambiente, cuja classificação varia de acordo com o sistema de funcionamento: incandescente, termoventilador, cerâmico e a óleo. Achou complicado? Confira as diferenças e saiba qual o melhor aquecedor de ambiente para você:

Aquecedores halógenos

Os aquecedores halógenos apresentam uma resistência incandescente responsável por aquecer os filamentos que, por sua vez, transmitem o calor. A resistência é protegida por uma grade de metal que também pode aquecer. Por isso, ela requer um certo cuidado, principalmente onde há crianças ou pets circulando.

Também conhecidos como aquecedores incandescentes, eles geralmente são mais em conta e ideais para ambientes pequenos e médios. Uma desvantagem é que o calor se concentra perto da resistência, sem uma distribuição uniforme no espaço. Eles consomem bastante energia elétrica e não podem ser usados em banheiros ou outros locais úmidos.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Halógeno Cadence 1200W

Aquecedores termoventiladores

Já nos modelos de termoventiladores a resistência não fica tão exposta quanto nos incandescentes. Ela é acoplada a uma hélice, que funciona como um ventilador, emitindo calor com baixo nível de ruído. Eles também são modelos mais baratos e não conseguem aquecer uma área muito grande.

Os termoventiladores contam com regulagem de potência e distribuem bem o calor no ambiente, aquecendo-o rapidamente. Como desvantagens, apresentam desempenho inferior ao dos incandescentes e ressecam mais o ambiente. Nesse caso, vale usar também um umidificador de ar.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Termoventilador 2000W Branco 220V Equation

Aquecedores cerâmicos

Os aquecedores cerâmicos são aparelhos com uma resistência elétrica revestida de cerâmica e que, por isso, esquentam o ambiente rapidamente. Custam um pouco mais caro, mas são eficientes no aquecimento e proporcionam mais economia na conta de luz do que os modelos incandescentes e termoventiladores.

Esses modelos também distribuem o calor de forma uniforme por meio de uma ventoinha – por isso são menos silenciosos – e não ressecam tanto o ar. Além disso, mesmo depois de desligados, mantêm o ambiente aquecido por mais tempo. São ideais para pequenos e médios ambientes.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Parede Branco LED Equation

Aquecedores a óleo

Os aquecedores a óleo apresentam uma resistência que aquece o óleo no seu interior, o que faz com que demore um pouco a climatização do ambiente. O óleo vem em um recipiente lacrado e não precisa de reposição, pois não é consumido. São os mais silenciosos e de menor consumo de energia elétrica.

Além disso, dissipam bem o calor e são ideais para ambientes médios e grandes, pois contam com regulagem de potência. Geralmente, custam mais caro do que os demais e, ao contrário do que o nome pode sugerir, não queimam o óleo, portanto, não são poluentes. Quando desligados, é importante deixá-los esfriar antes de transportar ou guardar.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor a Óleo Cadence 220v  com rodinhas

Lareira elétrica

A lareira elétrica é outra opção para definir qual o melhor aquecedor de ambiente. Com o design que remete a uma lareira, os modelos ajudam a deixar a casa com clima de inverno e ainda trazem charme à decoração. Compacto, esse aparelho não vai tirar espaço da sua sala.

Melhor aquecedor de ambiente: Lareira Elétrica de Embutir 110V

Perguntas frequentes sobre aquecedores

Gasta muito? Qual o modelo mais eficiente e, ainda assim, mais barato? Como usar para ter melhor resultado, mas sem gastar tanto na conta de energia? São muitas as perguntas que você pode ter no momento de comprar o melhor aquecedor para a sua casa.

Por conta disso, preparamos um guia completinho para você saber tudo o que é preciso para fazer a melhor escolha para a sua casa ficar aconchegante mesmo quando a temperatura cai. Acompanhe:

Como economizar com aquecedor de ambiente

Além de saber qual o melhor aquecedor de ambiente em relação ao consumo de energia, você pode agir de forma consciente com dicas que ajudam a economizar:

  • Tire o aparelho da tomada sempre que o aquecedor não estiver em uso;
  • Mantenha as portas e janelas do ambiente fechadas para não prejudicar a eficiência do aparelho;
  • Deixe o aquecedor sempre longe de portas e janelas para evitar que o calor escape pelas frestas;
  • Ligue o aparelho somente quando alguém estiver no local;
  • Confira o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) do aparelho. Ele indica quais modelos são os mais eficientes e consomem menos energia, resultando em uma conta de luz com mais economia.

O que considerar em termos de segurança?

O aquecedor de ambiente é seguro, já que os aparelhos apresentam termostato, que controla a temperatura e desliga o equipamento quando ele atinge a temperatura escolhida, além de outros dispositivos de segurança que ajudam a proteger sua família.

Ainda assim, segurança é coisa séria, ainda mais em ambientes nos quais circulam crianças ou idosos. Por isso, confira alguns cuidados na hora de usar os aquecedores de ambiente:

  • Mantenha o aquecedor a pelo menos 45 cm de distância de móveis, almofadas, roupas de cama, papéis, peças de vestuário e cortinas;
  • Evite choques elétricos: nunca use o aparelho com as mãos molhadas, não molhe e nem o mergulhe em água;
  • Nunca cubra o aparelho quando ele estiver em funcionamento, sob risco de incêndio;
  • Não utilize o aparelho perto de torneiras, chuveiros ou piscinas;
  • Verifique se a voltagem do aparelho é compatível com a da rede elétrica local e se as instalações elétricas de sua casa suportam as potências de até 1.500W em 127V e 2.000W em 220V.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Ambientes Quartzo 220V Ventisol

Como limpar um aquecedor elétrico?

A limpeza periódica do aquecedor de ambiente é imprescindível para manter o bom desempenho do aparelho, além de garantir a higiene do local em que está sendo utilizado e a saúde de seus usuários. É importante que ela seja realizada pelo menos a cada dois meses ou quando necessário.

A limpeza do aquecedor é bastante simples: basta utilizar um pano úmido com o aparelho desligado e resfriado para retirar todo o pó da sua superfície. Vale lembrar: só ligue o aparelho novamente quando ele estiver completamente seco!

Os aquecedores ressecam o ar?

Os aquecedores diminuem a qualidade do ar, deixando-o mais ressecado, o que pode aumentar o risco de doenças respiratórias. Por conta disso, é ideal utilizar esse tipo de equipamento junto a um umidificador de ambientes ou escolher um modelo que promova menos ressecamento.

Para quem os aquecedores de ar são indicados?

Os aquecedores de ar são indicados para qualquer pessoa que deseje desfrutar do conforto de um ambiente aquecido. Buscar o melhor aquecedor pode fazer diferença na qualidade de vida de pessoas idosas, acamadas, crianças e até mesmo para seus pets, além de proporcionar a sensação de aconchego e de bem-estar.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Ambientes Cerâmico 127V Mondial

O consumo é tão elevado mesmo?

Quer saber qual aquecedor gasta menos energia? Isso depende da forma de uso do equipamento, que deve ser sempre compatível com o espaço onde o aquecedor será instalado e, sobretudo, da tecnologia do aquecedor.

Como existem modelos que consomem mais energia e aqueles que consomem menos, o melhor aquecedor portátil será aquele que melhor se encaixa no seu perfil de uso e nas configurações do espaço em que ele será utilizado.

O consumo depende também do modelo: o aquecedor de ambiente halógeno é o que mais gasta energia. Já os que menos gastam são o aquecedor de cerâmica e o aquecedor a óleo, pois não dependem exclusivamente da eletricidade para manter o calor e podem mantê-lo mesmo desligados.

Como escolher o melhor aquecedor elétrico de ambiente?

Veja agora o que considerar na hora de escolher qual o melhor aquecedor de ambiente elétrico. Anote aí!

Aparelho compatível com o tamanho do ambiente

É importante checar se o aquecedor é compatível com o tamanho do ambiente. Ou seja, se ele será capaz de atender às necessidades do cômodo, atuando com bom desempenho. Por isso, confira as dimensões do seu espaço e qual a área indicada pelo fabricante no rótulo do produto.

Dessa forma, você evita comprar um aquecedor para áreas menores que pode não conseguir aquecer todo o seu ambiente ou perder dinheiro adquirindo um produto muito potente, para grandes espaços, sendo que um menor e mais barato já seria o suficiente.

Termostato do aquecedor

O termostato mantém constante a temperatura do aquecedor por meio do ajuste automático. Assim, ele é ideal para medir e regular as variações de temperatura do aparelho, fazendo com que a ela permaneça nos limites programados e determinados e permitindo o maior aproveitamento do seu aquecedor de ar.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Cerâmico Torre 2000W Equation

Tensão elétrica do aquecedor

Sempre verifique se a voltagem do aquecedor de ar é compatível com a de sua casa. Ou seja, se é 110V, 220V ou bivolt. Tudo para evitar desperdiçar dinheiro trocando a fiação da sua casa ou tendo que devolver o aparelho por incompatibilidade de voltagem.

Potência do aquecedor de ar

É possível escolher entre vários níveis de potência, a depender do tipo de aparelho escolhido. Quanto maior a potência do aquecedor de ar elétrico, maior será a quantidade de calor que ele emana e maior será o gasto de energia.

Então, se você procura um aquecedor de ar elétrico para grandes espaços, o ideal é escolher modelos com alta potência. Porém, os aparelhos de menor potência atendem bem ambientes pequenos.

Verifique sua eficiência energética

Também é importante verificar a eficiência energética do aquecedor de ar. Isto é, veja se o produto vem com o Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que indica quais modelos são os mais eficientes e consomem menos energia. A escala varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Funções extras do aquecedor

Alguns recursos extras podem ajudar a otimizar o uso dos aquecedores de ar. O sensor anti-queda, por exemplo, desliga o aquecedor em caso de quedas, evitando o risco de queimar assoalhos e até ocasionar chamas. É um item muito importante para a segurança do aquecedor de ar.

Já a função sleep aumenta a temperatura em 1°C após a primeira hora e mais 1°C na segunda hora após o acionamento, ajudando a diminuir o consumo de energia, oferece mais praticidade e garante conforto durante o sono, quando o metabolismo do corpo humano desacelera.

Outro recurso extra que ajuda bastante no conforto é o controle remoto. Com ele em mãos, não é preciso levantar para ligar, desligar ou ajustar a temperatura do aparelho. Vale a pena investir em modelos que venham com controle remoto, já que proporcionam comodidade.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor Elétrico Termoventilador 1800W Cadence

Como usar o aquecedor elétrico de ambiente?

Para usar o aquecedor elétrico, na prática, basta ligá-lo na tomada e definir os níveis de temperatura que você deseja. Porém, é importante ler atentamente as recomendações do fabricante, além de seguir algumas dicas que tornam o uso ainda mais seguro e eficiente:

Use com consciência

Use seu aquecedor de ar com consciência, evitando deixá-lo ligado à toa, sem uso, ou durante longos períodos. Isto é, apenas use o aparelho quando necessitar, evitando desperdícios de energia.

Evite tomadas compartilhadas

Para sua segurança, evite ligar vários aparelhos elétricos em tomadas compartilhadas, causando risco de curtos circuitos, danos nos aparelhos, choques elétricos e, na pior das hipóteses, incêndios.

Verifique o posicionamento

Outra recomendação é ficar atento ao posicionamento do aquecedor, especialmente dos aparelhos a óleo e/ou gás para evitar vazamentos e possíveis acidentes. Por isso, sempre leia o rótulo do produto, respeitando as recomendações dos fabricantes. Caso seu aquecedor de ar seja de parede, o ideal é contratar um profissional habilitado para fazer a instalação correta do produto.

Fique de olho na umidade

Alguns aquecedores de ar consomem o oxigênio do ambiente, o que acaba diminuindo a umidade do espaço, gerando ressecamentos. Portanto, é indispensável o uso de um umidificador de ar com esses modelos de aquecedores de ar. Tudo para deixar o ar saudável e aquecido na medida certa.

Melhor aquecedor de ambiente: Aquecedor de Parede Cerâmico 1500W Cadence

Pronto! Agora que você já sabe definir qual o melhor aquecedor de ambiente para sua casa, confira todos os modelos de aquecedores na Leroy Merlin e aproveite as ofertas para escolher o seu!

Leia mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo