Chuveiro a gás: como funciona e quais as vantagens?
Econômicos, práticos e perfeitos para um bom banho quente, os chuveiros a gás — também chamados de duchas — são ótimas opções para o seu banheiro. Eles se destacam pelo modo de aquecimento, que oferece diversas vantagens e deixa a água sempre na temperatura ideal, com facilidade e conforto.
Continue acompanhando o conteúdo para descobrir como o chuveiro a gás funciona e quais são seus benefícios.
Afinal, como o chuveiro a gás funciona?
Em linhas gerais, esse tipo de chuveiro utiliza um aquecedor a gás (alimentado por gás natural ou GLP) para aquecer a água. Esse mecanismo dispensa o uso de resistências — muito comuns em modelos elétricos — e permite que o líquido já chegue quente para o banho.
E como isso acontece? Tanto aquecedores movidos pelo gás natural quanto os movidos por GLP produzem uma chama que aumenta a temperatura da água. É importante salientar, porém, que em modelos de acumulação, a chama se mantém sempre acesa e em aquecedores de passagem, a água é aquecida gradualmente.
Após passar pelo aquecedor a gás, a água aquecida é transportada por tubos próprios para altas temperaturas — como os de cobre — até o chuveiro.
Por fim, basta acionar o misturador, que pode ser monocomando ou bicomando, é possível ter um banho na temperatura ideal.
Medidas de segurança
Para um uso mais seguro, os aquecedores contam com dispositivos de proteção. Assim, caso a temperatura do aparelho ou da água aumente excessivamente, por exemplo, muitos modelos promovem a interrupção do fornecimento de gás, além de desligarem automaticamente.
Há ainda o sistema de exaustão de gases, que elimina o monóxido de carbono e também evita acidentes.
5 vantagens do chuveiro a gás
Agora que você já sabe como um chuveiro a gás funciona, é hora de conhecer todos os benefícios desse tipo de aparelho. Os 5 que merecem destaque são:
- Eficiência energética;
- Economia de energia;
- Aquecimento instantâneo;
- Aproveitamento do gás;
- Maior conforto e versatilidade.
Saiba mais detalhes a seguir.
1. Eficiência energética
Os chuveiros a gás se destacam pela eficiência energética, pois seus aquecedores oferecem maior capacidade de aquecimento enquanto consomem menos recursos do que um chuveiro tradicional.
Aliás, ao adquirir um aquecedor, você ainda pode conferir o Selo Conpet e optar por modelos econômicos e ainda mais eficientes.
2. Economia de energia
Como o aquecedor a gás consome muito menos eletricidade do que a resistência usada no chuveiro elétrico, o chuveiro a gás oferece uma grande economia de energia, refletindo em uma conta de luz mais barata.
E, além disso, a água aquecida ainda pode ser usada em outros pontos da casa, como as torneiras.
3. Aquecimento instantâneo
Entre os chuveiros, o modelo a gás também é vantajoso porque a água sai quente de imediato, sem que você precise esperar o aquecimento pela resistência, garantindo mais conforto e praticidade.

4. Aproveitamento do gás
Como comentado, o uso do gás para o aquecimento da água não permite apenas um banho quente, mas também facilita outras tarefas em casa, como lavar a louça durante o inverno, uma vez que pode ser utilizado em torneiras.
5. Maior conforto e versatilidade
A ducha para chuveiro a gás também promove um banho ainda mais confortável. Afinal, ela permite maior vazão, já que o aquecimento eficiente não depende da quantidade de água. O bom controle da temperatura é outro benefício que garante a água na temperatura ideal para o seu banho.
Aliás, os benefícios são para todos os banheiros, inclusive aqueles sem energia elétrica, pois muitos aquecedores funcionam sem eletricidade. Por não precisar de resistência, os modelos também são mais modernos, com design arrojado que combina com qualquer decoração.
Diferença entre chuveiro a gás e elétrico
A diferença entre o chuveiro a gás e o elétrico está no tipo de alimentação e aquecimento. O chuveiro a gás, como vimos, oferece água já aquecida após o líquido passar pelo aquecedor a gás — ou seja, a água está quente antes mesmo de você acionar o chuveiro.
No caso do chuveiro elétrico, assim como dos eletrônicos, a água está fria na tubulação e é só quando o produto é acionado que a resistência interna começa a funcionar para aquecer o líquido. Essa resistência atua por meio da eletricidade, o que também difere os dois modelos.
Já os chuveiros híbridos são uma boa opção para quem deseja unir as vantagens do chuveiro a gás e as do chuveiro elétrico, uma vez que pode ser usado nos dois modos, além da energia solar.
Instalação do chuveiro a gás
Se você avaliou o funcionamento e os benefícios do chuveiro a gás e se interessou, saiba que a instalação deste produto pode ser um pouco complexa. A principal razão para isso é que o manuseio do gás e das tubulações específicas não é tão simples.
Por isso, é fundamental contar com auxílio especializado para garantir a boa instalação e funcionamento do produto. Uma dica é utilizar o nosso serviço de Instalações e Reformas. Com ele, você tem acesso a profissionais capacitados que vão até sua casa e deixam tudo pronto para você.
O agendamento pode ser feito no momento da compra do produto no site. É só selecionar um modelo que tenha o serviço disponível, adicionar no carrinho e finalizar a compra.

Agora que você já sabe tudo sobre chuveiros a gás, que tal escolher o modelo ideal para o seu lar? Os chuveiros Leroy Merlin estão disponíveis em várias marcas, cores e formas. Confira as opções e aproveite as ofertas!