Ideias criativas para montar um cantinho de brincar
Bonecas espalhadas pela casa? Carrinhos? Bonecos de super-heróis jogados no sofá? Giz de cera e lápis na mesa de jantar?
Quem tem filhos, sabe a “aventura” que é manter a casa organizada. Ainda mais nos dias atuais, em que as crianças passam a maior parte do tempo em casa.
Mas você pode ter uma lar em ordem criando um espaço ou cômodo para as crianças, ou seja, o famoso cantinho para brincar.
Pode ser uma solução simples que ajudará os papais e agradará muito as crianças.
Para trazer as melhores dicas de como montar um cantinho de brincar, batemos um papo com a arquiteta Cristiane Shiavoni, da Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.
Ela atua na área de arquitetura, decoração e reforma há mais de 20 anos, além de ser expert no assunto “brinquedos”, afinal, tem em casa um pequeno de 3 aninhos. :o)
Qual a importância de ter em casa um cantinho de brincar para a criançada?
A grande maioria dos pais não planeja a casa para a criança, então acaba-se desmontando a própria casa, ficando bagunça de brinquedos para todos os lados. Fica aquela coisa improvisada e a criança acaba tomando conta de tudo. Muitas vezes, os pais perdem até a identidade e a vontade de ficar em casa porque simplesmente a casa está desmontada e nem tem conforto. Por outro lado, quando a criança não tem um lugar para ela, não sente se pertencendo àquela casa.
Como montar um cantinho de brincar?
Em primeiro lugar, é preciso realmente pensar no planejamento desse espaço. É possível fazer brinquedotecas, ocupando uma parte da sala, do quarto ou da varanda, por exemplo.
Mas se você não quiser criar um espaço tão lúdico, com uma decoração totalmente infantil, dá para escolher um cantinho de brincar para a criança e deixar esse lugar com identidade, sem improvisos.
O que devo levar em conta na hora de montar um cantinho de brincar?
É importante pensar primeiramente no que vai ter de brinquedo, como deixar armazenado e organizado.
Além disso, deve-se levar em conta se a criança vai ou não ter acesso ao brinquedo, por exemplo. No método Montessoriano, a própria criança tem acesso a tudo, mas têm pais que não gostam, que preferem deixar os brinquedos mais no alto.
Nesses casos, os pais pegam aquilo que querem oferecer para a criança. “Eu não encaro isso como uma coisa errada. Acho que dependendo do perfil da criança, ela ainda não tem maturidade para ter tudo à vontade e é preciso determinar com o que vai brincar, como vai brincar”, explica Cristiane.
Então, é fundamental pensar nessas características de como serão guardados os brinquedos e já planejar esse espaço com armários, prateleiras ou baús, o que for melhor para a criança.
É preciso pensar também no tipo de mobiliário, se a criança vai desenhar nesse cantinho; nesse caso é preciso ter uma mesinha e uma cadeira do tamanho dela.
Como montar um cantinho de brincar para bebês?
É importante ter algum tipo de tapete para ficar macio, para no caso de a criança cair não machucar.
Além disso, aposte em móveis que sejam arredondados, que não tenham pontas, para o espaço ficar mais seguro.
Leia mais: Como deixar a casa segura para as crianças
Como faço para ter um cantinho de brincar em espaço pequeno?
Você pode criar um cantinho multiuso, um espaço que atenda os pais e as crianças.
Pode ser na varanda ou em um espaço livre que tenha em casa. Pode ter um tapete, bastante almofada e um baú para armazenar brinquedos e também guardar itens de ginástica dos pais, por exemplo.
A grande parte dos brinquedos fica no quarto, então durante o dia, a criança vai no quarto, pega o que quer brincar, leva na varanda ou sala, brinca e depois guarda. Alguns brinquedos maiores podem ficam na varanda, nos baús ou em caixas organizadoras de brinquedo.
São cantinhos versáteis que não são temáticos, mas que a criança se sente à vontade, tenha espaço e segurança para brincar.
Ideias incríveis para você ter em casa um cantinho de brincar
Listamos aqui ideias criativas para você montar seu cantinho de brincar em casa! Lembrando que é fundamental montar um local que priorize a segurança, o conforto e a organização.
1 – Cantinho de brincar para quarto de menino
Nesse projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni foi criado um espaço para brincar no próprio quarto. O destaque fica para a estante com nichos abertos e fechados para armazenar brinquedos, livros e itens de decoração.
Além disso, há uma mesa que, embaixo dela, ficam duas caixas coloridas para guardar brinquedos maiores. Essa mesa no futuro pode transformar-se em um cantinho de estudo.
2 – Cantinho de brincar quarto de menina
O quarto de menina ganhou um cantinho lindo de brincar nesse projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni.
Além de uma penteadeira rosa com espelho, mezanino e baús para armazenar brinquedos, o espaço possui uma prateleira para livros, bonecas e pelúcia. Para fechar, uma televisão e decoração na parede.
3 – Cantinho de brincar versão multiuso
Este outro projeto versátil de Cristiane atende papais e crianças. Os baús podem ser usados para armazenar brinquedos maiores e também itens de uso do pais.
4 – Cantinho de brincar com livros
O estímulo à leitura deve começar desde cedo. Por que não ter um espaço para os livros infantis em um cantinho de brincar?
Nesse projeto, a arquiteta montou uma estante com livros para a criança ter fácil acesso aos livros.
5 – Cantinho de brincar + cama personalizada
Aqui, Cristiane planejou uma cama diferente para esse quarto de menino. A escada ganhou gavetas para armazenar brinquedos. Além disso, foi criada uma estante com diversos nichos.
6 – Cantinho de brincar + espaço de estudo
Nesse projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni criou um espaço para brincar e também para estudo.
7 – Cantinho de brincar na sala
No cantinho da sala, foi criado um espaço para brincar com prateleiras e também uma mesinha no tamanho da criança. No chão, tapete e colchonetes para as crianças brincarem com segurança.
8 – Cantinho de brincar com cabana
Na sala, na varanda ou no quarto você pode montar um espaço com uma cabana infantil. Além disso, nesse espaço foi colocado um tapete para a criança brincar sem se preocupar com o piso frio e em segurança.
9 – Cantinho de brincar sem gastar muito
Nesse espaço há nichos abertos, onde foram colocadas caixas simples de plástico para armazenar os brinquedos. Esse recurso pode ser criado no quarto ou no cantinho da varanda.
10 – Cantinho de brincar com parede para escrever
Aqui o destaque fica para a parede de giz para a criança escrever à vontade sem sujar as demais paredes da casa.
Além disso, a cama pode se transformar em uma lousa também.
### 11 – Cantinho de brincar com caixas coloridas ou de personagens
Nesse espaço de brincar, foi criada uma estante com corrediças para encaixe de caixas coloridas para armazenar brinquedos.
Uma dica é apostar em cestos ou caixas personalizadas de personagens para o ambiente ficar ainda mais divertido.
12 – Cantinho de brincar bebê
Para o cantinho do bebê, é ideal ter pisos antiderrapantes, como os de EVA para ambientes fechados. Ele é um piso seguro e confortável, além de ser considerado uma peça de brinquedo, pois suas partes podem ser desmontadas, montadas e destacadas com facilidade.
Outra dica é ter tapetes felpudos, que são confortáveis e dão uma cara alegre para seu cantinho.
Leia mais: Papel de parede para quarto de bebê
13 – Cantinho de brincar com casinha de boneca
Um lar para as bonecas? Aposte em casinhas de bonecas nos quartos para a criançada brincar.
Leia mais:
Como montar um quarto de brinquedos?Papel de parede infantil: + de 60 modelos para você escolher