As plantas para piscina ideais para margear o ambiente na sua casa
Fazer da piscina um lugar bacana, com um belo paisagismo, é o desejo de muitos que decidem apostar em um espaço para se refrescar no calor do verão. Por isso, aposte nas plantas para piscina, mas tome cuidado para que o entorno não se transforme numa floresta.
Para isso, tenha em mente as espécies que mais combinam com essa intervenção, para evitar problemas como sujeira excessiva, já que as folhas vão cair na água. Um erro muito comum é plantar espécies frutíferas perto da borda. Na época dos frutos, os pássaros se alimentam e o que sobra cai na água. Manter a piscina sempre limpa, neste caso, passa a ser uma missão quase impossível.
Conheça algumas espécies de plantas para piscina, as que mais combinam com essa parte da casa. Para facilitar, separamos os tipos de acordo com o clima, para você saber exatamente em quais investir. Confira!
Plantas para piscina
Nem tão quente e nem tão frio
Se você mora em um lugar com temperatura mais amena, parta para as plantas para piscina que têm efeito ornamental. Além de apresentar um visual de encher os olhos, elas podem ser usadas também no restante do terreno. Entre elas, estão as que são altas e que promovem uma barreira visual, como a Kaizuka (Juniperus chinensis).
Com folhas que crescem para cima e por precisar de poda constante, a Kaizuka é plantada, geralmente, a uma distância de 60 cm e em sequência, de acordo com o tamanho do terreno. Sua sombra se torna um paredão no fim da tarde (dependendo da posição da casa com relação ao sol) e sua altura promove privacidade.
Outras espécies que adoram esse clima são: Abélias (Abelia grandiflora) e Hibiscos (Hibiscus rosa sinensis), que florescem o ano inteiro, e a Gardênia (Gardenia jasminoides), cuja aparição se dá na primavera.
Temperatura quente
Já se a sua casa estiver em um local quente a maior parte do ano, o hibisco da Síria (Hibiscus syriacus), os Bambus (Bambu gracilis) e as Palmeiras agregam tropicalidade e deixam o entorno da piscina impecável. Cogite também os Jerivás (Syagus) e Cicas (Cycca revoluta), altos e belos, que podem ficar mais distantes, porém com uma sombra elegante durante uma parte do dia.
Nos arbustos mais baixos, as Mussaendas (Mussaenda) se dão bem em climas quentes. Com flores lindas, vale apostar ainda nas Helicônias (Heliconia), na Ave-do-Paraíso (Strelitzia) ou na Orquídea-Bambu (Arundina) que não soltam as folhagens.