Saiba o que é, como montar um terrário e as suas vantagens!
Não é novidade para ninguém que um jardim deixa a casa muito mais bonita e melhora a qualidade de vida. Ainda assim, quando falamos em ambientes internos, você pode ir além de apenas decorar com vasos de planta ou criar um jardim vertical.
O terrário é um pequeno ecossistema com plantinhas dentro de um recipiente, que levam alegria para sua casa, quase não dão manutenção e ainda podem ser uma opção de presente delicado e original.
E você, já pensou em fazer um terrário? A botânica Luciane Farinha, do Terrários A Dona Farinha, é uma expert no assunto e nos deu várias dicas que você vai ver a seguir. Vem com a gente!
Antes de continuar, inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
Leia também:
• Ideias de jardim: + de 50 inspirações para a sua casa
• Qual a diferença entre terra, substrato e condicionador de solo?
• Qual a diferença entre adubo e fertilizante (guia completo)
O que é um terrário?
Terrário é a arte de reproduzir pequenos jardins dentro de um recipiente. Este recipiente pode ser de vidro, madeira, acrílico ou PVC, sendo que os de vidro, como os aquários, por exemplo, são os mais comuns e elegantes, além de possibilitarem a visão do seu interior, bem como a entrada de luz, necessária para a fotossíntese.
O terrário é um ecossistema fechado e em equilíbrio onde as plantas crescem, se nutrem e fazem a fotossíntese.
Nestes recipientes, as condições ambientais são reproduzidas como se fossem pequenas estufas em que se recriam as condições de umidade e temperatura de um ambiente tropical.
Quais os benefícios de plantar um terrário?
O terrário deixa a casa mais bonita e mais moderna. Além disso, um dos melhores benefícios de se plantar um terrário em casa é o fato de que ele tem uma baixa manutenção.
“Você não precisa molhar todo dia, se ele for um terrário aberto feito de suculentas”, diz Luciane. “E se ele for um ecossistema fechado, ele dá menos manutenção ainda”, ensina.
Portanto, ter um terrário em casa é excelente para quem trabalha muito e não tem tempo para cuidar de plantas, mas não abre mão de ter essas belezinhas para alegrar os ambientes de casa.
E lembre-se: planta é como um bicho de estimação: você tem que cuidar, senão morre.
O que plantar em um terrário?
Terrário é sinônimo de charme, plantas lindinhas e delicadas, mas com pouco esforço de manutenção. E se o assunto é baixa manutenção, suculentas e cactos são as espécies ideais, porque requerem menos trabalho nos terrários abertos.
Mas, atenção: use suculentas só nos terrários abertos. “Todas as folhas que são gordinhas, acumulam água e são ótimas para terrários abertos”, recomenda Luciane.
Nos terrários fechados, você pode plantar espécies de sombra, de pequeno porte e que gostam de umidade, como é o caso dos musgos, por exemplo.
• Leia também: Como cuidar de cactos (dicas para os seus sempre felizes)
Quais as melhores espécies de plantas para terrário?
As plantas ideais para terrários fechados são as espécies de sombra, de pequeno porte e que gostam de umidade. Anote aí: fitônia, peperomia, pilea, jiboia, planta confete, mini orquídea, bromélia, musgos, hera, unha de gato e samambaia de botão vão superbem em terrários fechados.
Já em terrários abertos, aposte em suculentas e cactos.
Suculentas em terrário fechado tendem a apodrecer. Assim como musgos em terrários abertos tendem a secar. Essa é uma regrinha básica na composição do seu terrário. No mais, deixe a imaginação fluir com essas espécies.
• Leia também: Como cuidar de samambaia (luz, rega e mudas)
Como fazer um terrário?
Uma das melhores partes do processo de como fazer um terrário é que ele permite o reaproveitamento de materiais, tornando sua criação ainda mais sustentável. Potes de geleia ou conserva podem ser utilizados, assim como os usados para aquários, que foi a opção adotada por Karla Amadori, do canal Casa de Verdade.
Comece colocando cerca de dois dedos de pedriscos – que podem ser, por exemplo, os cascalhos mineiros – no fundo do recipiente. Isso é importante para não deixar a água acumular na terra, por isso espalhe bem o material.
Em seguida, misture duas partes de terra para uma de areia e coloque esse combinado em cima dos pedriscos. Desta vez, a camada deve ter cerca de três dedos de espessura. Despeje tudo aos poucos e vá espalhando para deixar bem nivelado.
Caso você viva em uma cidade grande, saiba que a terra pode ser encontrada em agropecuárias, floriculturas e mercados, ou mesmo aqui, na Leroy Merlin.
Chegou a hora de plantar as suculentas (minicactos também funcionam bem). Com a ajuda de uma pazinha, vá abrindo covinhas na terra e colocando sua planta nesse espaço.
Lembre-se sempre de, primeiro, planejar a posição das suculentas, para só depois abrir as covinhas, pois isso auxiliará na organização – uma sugestão é posicionar as maiores na parte de trás e as menores na frente, para não esconder nenhuma.
Não se esqueça de que é preciso utilizar plantas já maduras.
Como também é importante apostar em uma bela decoração, uma boa ideia é utilizar adereços de aquário no seu terrário, como cogumelos ou objetos decorativos.
Depois disso, cubra a superfície utilizando pedriscos de dolomita, espalhando-os com calma entre as plantas e nas laterais do seu terrário. Para dar um charme a mais, coloque musgo na parte central e está pronto!
Quer saber mais? No canal Casa de Verdade, Karla Amadori ensina como fazer um terrário com suculentas, uma opção criativa e prática, já que essas plantas são muito fáceis de cuidar e ainda deixam o ambiente muito mais bonito e cheio de vida. Aprenda a fazer:
O que precisa para fazer um terrário?
Confira os materiais e ferramentas necessárias para montar o seu terrário:
1. Vaso do tipo aquário, do tamanho que preferir;
2. Terra vegetal;
3. Areia;
4. Pedriscos (usamos dois tipos: cascalho mineiro e dolomita);
5. Plantas suculentas (também pode usar cactos);
6. Musgo;
7. Ferramentas de jardinagem, de preferência pequenas (pá, garfo etc.);
8. Recipiente para separar as plantas e misturar a terra;
9. Adereços de aquário para enfeitar (usamos um cogumelo).
Atenção ao escolher o vaso de vidro: além de bonito, ele tem que ser resistente e de boa qualidade. “Não adianta comprar um vidro daqueles baratinhos superfinos, tipo casca de ovo, que ele não aguenta o peso, porque o terrário é meio pesadinho”, alerta Luciane, do Terrários A Dona Farinha.
E ela dá mais uma dica muito legal: use palito de churrasco para furar o substrato e colocar a raiz das suculentas lá dentro, sem apertar e sem machucar a raiz.
Cuidados com o terrário
Veja a seguir as principais dúvidas respondidas para que você conheça direitinho os principais cuidados necessários com seu terrário.
Quantidade de espécies
Não há limites na quantidade de espécies de plantas que você pode misturar e plantar no terrário.
Você pode brincar com sua imaginação e com o que você gosta, tanto em terrário aberto quanto fechado. Afinal, são infinitas as possibilidades e isso vai depender muito do seu gosto e da sua criatividade.
Tem gente que só quer uma qualidade de suculenta, como a rosa de pedra, por exemplo. Tem gente que quer cacto e suculenta junto. No terrário fechado, tem gente que quer só musgo. Você decide!
• Leia também: Tipos de Suculentas: listamos 20 opções para você escolher!
Quais os cuidados quanto à luz?
Importantíssima essa pergunta! Muita gente deixa o terrário morrer por causa da luz ou da falta dela. No terrário fechado, a luz deve ser indireta, porque se bate o sol naquele terrário fechado com uma rolha, ele vira uma estufa e vai cozinhar todas as plantas lá dentro.
Se você tem uma janela, coloque seu terrário na diagonal da janela.
Já no terrário aberto, você precisa colocá-lo não necessariamente no sol, mas com uma luz mais intensa, para as suculentas crescerem de forma harmônica. Isso porque, durante o crescimento, elas vão em busca da luz e se só bate luz de um lado, elas irão crescer tortas.
Quais os cuidados quanto à hidratação?
“No terrário fechado, borrife água a cada dois meses. E no terrário aberto, molhe uma vez por semana usando uma colher de sopa com água no centro dele. Isso é suficiente para nutrir todas as raízes”, recomenda Luciane.
Observe que a planta fala conosco! A suculenta mostra para a gente quando ela está muito ou pouco hidratada. Por exemplo, quando a folhinha da suculenta começa a ficar enrugada, é porque ela está recebendo pouca água.
Quando ela começa a ficar amarelada e as folhas começam a cair sozinhas, é sinal de muita água.
Quais os cuidados quanto ao substrato?
Escolha um substrato de boa qualidade, com fertilizante e que vai auxiliar no crescimento das plantas.
Lembre-se: com as plantinhas bem nutridas, seu terrário vai durar muitos anos.
Como fazer a decoração?
“Deixe prevalecer o seu gosto pessoal e o tempo que você tem disponível para cuidar desse terrário. O terrário aberto é mais rústico e requer mais cuidado do que o fechado, que é mais sofisticado e mais moderno”, diz Luciane.
Você pode utilizar tronco de árvore natural tratado, resistente à umidade (você encontra em loja para pets), miniaturas para criar um mundo lúdico, buda, cristais, pedrinhas coloridas e até uma lâmpada dentro, dá para fazê-lo de abajur.
Quais os cuidados quanto à limpeza?
A manutenção de um terrário não tem segredos e é muito fácil: consiste em limpar o vidro de vez em quando, por dentro, com o auxílio de um papel-toalha.
Se uma suculenta morre, é importante que ela seja retirada desse terrário para colocar outra no lugar. Isso pode ser feito com o auxílio de uma pinça ou com a mão. Você deve retirar também as folhinhas que estão secas para ficar mais bonito. E só!
Quais os cuidados quanto à rega?
“Muita gente mata o terrário afogado”, alerta Luciane. Suculentas são plantas que já retêm muita água, e essa é a razão de suas folhas serem gordinhas. Então, seja muito moderado nas regas, pois a maioria das suculentas não gosta de água em abundância.
“No terrário aberto, uma colher de sopa uma vez por semana é suficiente para hidratar as plantinhas. No terrário fechado eu quase nunca molho, tenho um há 8 anos e ele está firme e forte”, diz a botânica.
Dicas de decoração para terrário
Terrário combina com qualquer ambiente. Qualquer mesmo. Então aí vão algumas dicas para você.
Terrário dá o maior charme não somente dentro de casa, como também na área externa. Tem um terraço com churrasqueira? Coloca lá o terrário aberto bem bonito numa peça de cerâmica!
Dentro de casa, invista na delicadeza do vidro, colocando uma peça bem bonita e vistosa no centro da mesa da sala.
O terrário fechado fica lindão em estantes, com uma luz indireta ou um abajur sobre ele.
Seja onde for, em qualquer cantinho da casa, o terrário pode ser o centro das atenções.
Conclusão
Agora que você já sabe como construir seu terrário, quais tipos de terrário existem, quais as espécies mais comuns e como cuidar do seu terrário, navegue pelo site da Leroy Merlin em busca de vasos, ferramentas, substratos, pedrinhas, acessórios e muita inspiração.
Está tudo ao seu alcance para você começar agora mesmo a fazer o terrário dos seus sonhos! 🌱
Leia mais:
+20 Tipos de cactos e ideias para decorar
Como cuidar de Costela de Adão [Guia Completo]
10 dicas para montar um jardim na varanda do apê