Dicas

Aprenda a captar água da chuva

sistema de captação de água da chuva: Tanque Slim 600L com Tampa Fortlev em área externa de casa

O sistema de captação de água de chuva é uma maneira de preservar um dos bens mais vitais do nosso planeta, a água. Assim, é mais fácil garantir um uso consciente desse recurso, aproveitando de maneira econômica e eficiente a água captada para diferentes necessidades na sua residência ou comércio.

A ideia desse sistema é captar a água da chuva e direcioná-la para um reservatório, usando-a para consumos que não exijam água potável, como irrigação, descargas, limpeza de pisos e automóveis, entre outros.

Bacana, não é mesmo? Entenda em detalhes como funciona um sistema de captação de água de chuva e saiba como montar um na sua casa!

O que é o sistema de captação de água da chuva?

O sistema de captação de água da chuva é aquele no qual as águas das chuvas são captadas e armazenadas e, posteriormente, destinadas para outros usos em uma residência ou um comércio.

Há vários modelos de sistemas, sendo o mais comum os que funcionam com cisternas, para o armazenamento de água.

A água captada pode ser empregada em diferentes atividades que não exijam a necessidade de água potável, como para lavar e limpar os carros e a casa em geral, nos vasos sanitários, na irrigação, entre outras demandas.

sistema de captação de água da chuva: Eco Tanque 240L Bombona Casológica ao lado de máquina de lavar

Como funciona o sistema de captação de água de chuva?

O funcionamento de um sistema de captação de água da chuva para residência é bem simples e consiste em captar a água em uma superfície limpa, antes que caia no chão, e direcioná-la para um reservatório, também devidamente limpo.

O meio mais comum é usar calhas colocadas nos telhados e lajes para captar a água da chuva.

A água das calhas é direcionada a um tubo com filtro seletor que separa os resíduos e impurezas.

Em seguida, a água é despejada na cisterna que também pode ser chamada de algibe. As cisternas fazem o armazenamento da água para uso posterior.

Então, entra em cena a bomba que joga a água para um reservatório superior e, dali, ela é distribuída para os locais em que será usada, como torneiras ou vasos sanitários, por exemplo.

Alguns sistemas podem ter pontos adicionais, como um sistema de tratamento para purificar a água captada, com filtros de areia, de carbono ativado ou desinfecção por UV.

O armazenamento de água de chuva, embora tenha muitos benefícios, nem sempre pode ser realizado, dependendo das leis da sua cidade. Por isso, antes de fazer um projeto de captação de água de chuva, verifique as regras do seu município.

sistema de captação de água da chuva: representação de instalação de Cisterna de Polietileno Tradicional 10.000L Acqualimp

Vantagens do sistema de captação de água da chuva

Um sistema de captação de água de chuva traz uma série de vantagens, tanto do ponto de vista econômico, como ambiental, ajudando a proteger o seu bolso e a natureza. Entenda melhor em detalhes.

sistema de captação de água da chuva: Calha Moldura Galvanizada C28 3m Calha Forte

Fator sustentável

O uso de água da chuva reduz a demanda por água potável, um recurso natural limitado. Assim, ao reaproveitar as águas pluviais, você estará ajudando a preservar os recursos hídricos, o que é especialmente vantajoso em épocas de seca ou locais com escassez de água.

Outro ponto positivo é que, ao captar e armazenar as águas das chuvas, você estará evitando a sobrecarga dos sistemas de drenagem pluvial, prevenindo enchentes e o escoamento excessivo de água. Ou seja, estará contribuindo para a drenagem de água e esgoto da sua cidade.

sistema de captação de água da chuva: Cisterna de Polietileno 3.000L Tradicional Azul Acqualimp

Fator econômico

Além de ajudar o meio ambiente, com um sistema de captação de água da chuva, você conseguirá economizar em torno de 50% com a conta de água no fim do mês.

Algumas cidades podem ter taxas altas com a distribuição de água e essa economia é capaz de ajudar bastante no orçamento doméstico.

Assim, um sistema de captação de água da chuva não deve ser encarado como um gasto, mas, sim, um investimento, trazendo uma série de benefícios.

Além dos citados, esse sistema, ainda, ajuda a valorizar o seu imóvel, traz mais liberdade permitindo usar água mesmo quando a distribuição for afetada ou estiver indisponível no seu bairro ou cidade e é uma boa alternativa para a irrigação, já que a água da chuva não tem cloro e nem outros produtos químicos presentes na água tratada, melhorando a qualidade do solo.

sistema de captação de água da chuva: representação de casa em construção com Caixa d’água Polietileno 500L Azul Fortlev

Cuidados importantes

Na hora de fazer um sistema de captação de água da chuva, alguns cuidados são essenciais para garantir a qualidade da água e a segurança do sistema, como:

  • Manter as calhas e os reservatórios limpos, evitando o acúmulo de sujeira capaz de comprometer a qualidade da água coletada;
  • Proteger o reservatório da luz solar e mantê-lo sempre coberto para evitar o mosquito-da-dengue;
  • Desprezar as primeiras chuvas, porque nelas ficam armazenados os poluentes presentes no ar. O recomendado é descartar em torno de 1 litro de água para cada metro quadrado de telhado. Então, se a sua cobertura tem 30m², por exemplo, você deverá desconsiderar 30L de água;
  • Filtrar toda a água coletada e purificá-la, usando cloro granulado, em formato de pastilha ou líquido.
  • sistema de captação de água da chuva: representação de Cisterna de Polietileno Subterrânea Tampa Rosca 5.000L Cinza Fortlev embaixo da terra

    Depois dessas dicas, já sabe como montar um sistema de captação de água da chuva na sua casa? Tudo o que você precisa, é possível encontrar na Leroy Merlin, com qualidade e preço imbatível. Confira!

    Leia mais:

  • Calhas e rufos: o que são e seus tamanhos
  • A importância da limpeza de calhas e como fazer em casa!
  • Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo