Animal de estimação em casa? Dicas de como preparar o espaço para os pets e evitar bagunça
Na hora de adicionar um membro à família, não é só o animal de estimação que precisa se acostumar ao ambiente. Ter um animal de estimação em casa também quer dizer adaptar o local para recebê-lo, criando áreas específicas para ele e fazendo mudanças para facilitar a rotina de limpeza, principalmente. Além disso, alguns artifícios simples podem evitar salas e quartos com móveis danificados e acidentes com os pets dentro de casa. Fora as dicas que listamos abaixo, você pode ainda investir em móveis funcionais que podem ser incorporados à decoração (como, por exemplo, mesas de cabeceira com local para fazer uma cama para o animal). Confira!
Como adaptar a casa para animais de estimação
Defina um local específico para o pet
Delimitar o espaço onde ficarão as coisas do animal é fundamental para que ele reconheça aquela área como “seu território”, especialmente se existem lugares da casa onde a entrada ou a permanência dele não é permitida. O ideal é que seja um local tranquilo, sem muito barulho, e onde ele possa se proteger do sol e da chuva (caso seja externo). Nesse espaço, também devem ficar os brinquedos do animal – ele ter os próprios vai evitar que estrague as suas coisas –, água, comida e o que mais estiver na rotina dele.
Tome cuidado com cortinas, carpetes e tapetes
Para facilitar a limpeza da casa, o ideal é que os carpetes sejam trocados por revestimentos cerâmicos (ou qualquer outro que aguente água). Cortinas de tecido podem ser substituídas por persianas; se essa ideia não agradar, é indicado o investimento em cortinas de tecidos mais resistentes e de fácil lavagem, como lona de algodão, brim ou sarja. Tapetes, por sua vez, não precisam ser banidos da decoração, mas é mais inteligente optar por modelos estampados e mais escuros para evitar que precisem ser lavados com muita frequência.
Reorganize prateleiras e estantes baixas
Se o que ficava perto do chão nunca foi uma questão, é hora de rever o que está ao alcance dos pets. Animais de estimação são, em sua grande maioria, muito curiosos: gatos, especialmente, adoram passear por lugares “proibidos”. Os maiores cuidados devem ser tomados com o que está armazenado na despensa e na área de serviço, já que alguns produtos de limpeza podem ser tóxicos aos animais. Em salas e quartos, a preocupação deve ser com a bagunça e com o que pode ser perdido se tirado do lugar.
Revista sofás e poltronas
Capas de tecidos resistentes, laváveis e, se possível, impermeáveis para os sofás e poltronas ajudam a proteger os móveis de arranhões e a tornar mais fácil a limpeza de pelos (e de eventuais acidentes, como necessidades fisiológicas no lugar errado). Para efeitos de decoração, é possível retirá-las quando a casa for receber visitas, mas existem no mercado opções suficientes para conseguir um bom visual quando somadas a mantas e almofadas, por exemplo.
Em apartamentos, tele janelas e varandas
Embora não seja uma dica anti bagunça, essa parte é importante para garantir a segurança do pet, especialmente para quem é ou se tornará dono de um gato – apesar de ser, também, altamente recomendável para apartamentos onde moram cachorros. Assim, você consegue evitar fugas dos animais e possíveis acidentes decorrentes delas. Sempre melhor prevenir.