25 tipos de box de banheiro para se inspirar!
Além de substituir as cortinas de plástico e compor a decoração, os diferentes tipos de box para banheiro protegem o piso dos respingos d’água. Essa pequena mudança deixará o ambiente lindo e evitará os temidos escorregões fora da área de banho.
Os boxes de vidro ainda oferecem segurança e podem durar a vida toda. Com preços acessíveis e belos acabamentos, alguns modelos possuem instalação rápida e simples, feita por profissionais capacitados ou até por conta própria.
Porém, com os diferentes tipos de box para banheiro no mercado, pode se tornar uma tarefa difícil escolher um para o seu banheiro, já que a escolha deve ser cuidadosa. Por isso leia as dicas que preparamos.
Para auxiliar sua escolha o canal Leroy Merlin Brasil elaborou um vídeo especial explicando a diferença entre os principais tipos de box. Confira!
Leia também:
• Confira mais de 10 tipos de chuveiro e saiba como escolher!
Como escolher o melhor tipo de box para o seu banheiro
Meça o espaço
A primeira etapa na hora de escolher um box é verificar o tamanho do banheiro, já que o espaço precisa garantir a abertura completa da porta. É importante certificar-se de que o box de abrir e frontal tenha, no mínimo, 5 cm de transpasse, enquanto os boxes de canto, 10 cm.
Se o seu banheiro é pequeno, uma opção interessante é o box flexível. Afinal, a porta não-fixa pode abrir dos dois lados, o que oferece ampla abertura, enquanto economiza espaço lateral.
Porém, existem vários tipos de box para banheiro pequeno. Outros modelos recomendados são os com quina arredondada, porta sanfonada e o box de canto.
Escolha um formato com abertura adequada
Os boxes de banheiro variam, sobretudo, em relação à abertura da porta. A escolha vai depender do seu gosto pessoal, mas também do espaço disponível. Por exemplo, um banheiro pequeno pode precisar de uma abertura para os dois lados.
Em relação à abertura, os principais tipos de box são:
• Box com porta de abrir
• Box com porta de correr
• Box com porta sanfonada
• Box de canto
• Box para banheira
Pense no estilo de decoração
Apesar de cumprir uma função prática, os boxes também precisam combinar com o estilo de decoração escolhido. Afinal, eles ocupam grande parte do banheiro, então merecem uma atenção extra.
Alguns modelos são mais delicados e quase passam despercebidos. Enquanto isso, outros possuem detalhes mais destacados, como acabamento na cor preta, que combina com uma decoração industrial e moderna, por exemplo.
Considere os materiais e acabamentos ideais
Por ser de baixo custo, leve e não enferrujar, o material mais usado é o alumínio. Porém, as opções de cores são diversas: branco, cromado, ouro, bronze, fosco, bege e preto. Quem decide é você, mas saiba que o valor já vem incluído no preço final.
Leve em conta a instalação
Alguns produtos possuem instalação mais fácil e rápida, como é o caso do box flexível. Com apenas três furos na parede, é possível fazer todo o processo em uma tarde.
Tipos de box para banheiro
Por se tratar de uma estrutura de alumínio com placas, que podem ser de vidro temperado ou acrílicas, o box proporciona grande conforto quando instalado corretamente. Afinal, ele evita o respingo de água por todo o banheiro e as correntes de vento na área de banho.
Porém, a variedade de modelos pode tornar a escolha um pouco difícil. Na hora de escolher o tipo de box para banheiro, é preciso considerar:
• Material: vidro ou plástico.
• Tipo de abertura: de correr, flexível, fixa, sanfonada, camarão, de abrir etc.
• Cor: branco, preto, rosê ou dourado.
• Largura: que pode variar de 50 a 200 cm.
• Profundidade: normalmente, entre 80 e 100 cm.
• Espessura: no geral, de 5 a 11 mm.
• Acabamento da ferragem: que pode ser fosco ou brilhante.
• Formato: quadrado, retangular ou redondo.
Para ajudá-lo na missão de escolher o modelo perfeito para sua casa, separamos uma lista de 25 tipos de box de banheiro. Continue a leitura para descobrir as vantagens de cada um!
1. Box de vidro
Por norma brasileira, todo vidro para o box deve ser temperado, pois vidros comuns são muito sensíveis e tendem a quebrar com facilidade.
Vidros temperados podem ser até dez vezes mais resistentes que os normais e, em caso de quebra, não produzem estilhaços. Estes podem ser jateados ou transparentes e na opção incolor, fumê, verde, espelhado, ultra white e satindeco.
Ideal para: qualquer tipo de banheiro.
2. Box de plástico ou acrílico
Há também a opção por box de plástico (menos resistente) e acrílico, que são mais leves e baratos. Por causa da menor transparência e durabilidade, esse tipo de box precisa ser trocado após um tempo.
Ideal para: quem quer economizar no projeto.
3. Box frontal de correr
Um dos tipos mais tradicionais do mercado é o box de correr. Ele é composto por uma parte fixa e outra móvel, que pode abrir e fechar.
Você pode optar por um modelo mais tradicional, em vidro, ou com detalhes estéticos. Esse modelo de box Elegance com roldanas aparentes, por exemplo, deixa o banheiro ainda mais sofisticado.
Ideal para: quem quer uma opção segura.
4. Box sanfonado
Uma das vantagens dos boxes sanfonados é o seu sistema de vedação. Afinal, evita que a água se espalhe no banheiro de forma mais eficiente.
Além de economizarem no espaço, por causa desse sistema sanfonado, normalmente são de plástico. Então, é uma opção para quem está com um orçamento mais curto.
Ideal para: quem quer economizar no projeto.
5. Box de vidro articulado (camarão)
O box de vidro articulado, também conhecido como box camarão, tem abertura de quase 90%, uma vez que as portas se dobram ao meio. Isso permite que ele também economize espaço no banheiro.
Ideal para: pessoas com mobilidade reduzida e banheiros pequenos.
• Leia também: Como montar um banheiro acessível em casa?
6. Box Versatik
O box Versatik tem uma abertura bastante ampla, que pode chegar a até 80% do box. De fácil instalação, esse modelo permite a eliminação da guia inferior, o que garante passagem livre e maior acessibilidade.
Ideal para: pessoas com mobilidade reduzida.
• Leia também: 9 Dicas para montar um banheiro acessível
7. Box três folhas
O modelo de box três folhas também tem uma abertura bastante ampla. Porém, diferentemente do Versatik, ele possui uma folha fixa.
Ideal para: banheiros estreitos.
8. Box Duo Safe
O box de vidro Duo Safe é o mais recente no mercado e, como o nome indica, possui abertura das duas portas. Com ferragem aparente, puxador invisível e linhas retas, é tendência de decoração, já que deixa o ambiente mais moderno.
Outra vantagem desse modelo é que possui dois metros de altura. Isso evita, com ainda mais eficiência, respingos de água para fora do box.
Ideal para: banheiros pequenos e modernos.
9. Box Elegance
O box Elegance possui roldanas aparentes que dão um charme a mais na decoração. Por causa dessa riqueza de detalhes, ele garante maior sofisticação ao ambiente.
Ideal para: banheiros principais e com decoração elegante.
10. Box para ducha flexível
O box flexível é uma grande novidade no mercado. Isso porque, diferente do modelo tradicional, ele é fixado apenas na lateral. Ou seja, pode abrir a porta para os dois lados.
Além da instalação rápida e fácil, ele economiza no espaço e possui grande amplitude de abertura. Esse tipo de box necessita apenas três furos na parede e tem disponibilidade para pronta entrega.
Ideal para: banheiros pequenos.
11. Box de canto e correr
Por precisar de um ângulo de 90° para a instalação e ser mais sofisticado, o box de canto é perfeito para ser colocado no banheiro principal.
Ideal para: banheiros grandes ou para o banheiro principal.
12. Box reto
O box reto, como o nome indica, faz uma divisão em linha reta entre o local para banho e o restante do banheiro, através de passagem pela porta móvel regulável que pode abrir para dentro ou correr junto à parte fixa.
Ideal para: qualquer tipo de banheiro.
13. Box redondo
Uma alternativa aos modelos quadrado e retangular é o box redondo. Por ser um tipo que vai no canto do banheiro e possui quina arredondada, também é perfeito para ambientes pequenos. Afinal, a curva otimiza o espaço e interfere menos na circulação.
Ideal para: banheiros pequenos.
14. Box de abrir
Esse é um dos tipos de box para banheiro mais comuns. Isso porque a porta de abrir é super versátil e vai bem tanto em banheiros pequenos como mais amplos.
Para deixar o banheiro ainda mais charmoso, a nossa dica é caprichar na escolha do puxador. Ele deve combinar com a decoração do ambiente e, se você quiser um banheiro mais estiloso, pode apostar em diferentes cortes e acabamentos para a peça.
Ideal para: todos os tipos de banheiro.
15. Box de ângulo
O box em ângulo ocupa um canto do banheiro e, por isso, se adapta melhor a ambientes mais amplos. Também chamado de box em L, ele tem esse nome porque forma um ângulo de 90°. O box em ângulo pode receber portas de abrir ou de correr.
Ideal para: banheiros amplos.
16. Box com divisória
Se você quer deixar o seu banheiro ainda mais bonito e estiloso, pode optar por um box com divisórias. Assim, o seu box vai além das portas de vidro comum.
Ideal para: banheiros com decoração moderna.
17. Box para banheira
Você sabia que as banheiras também podem ser colocadas dentro de boxes? Essa é uma forma de proteger o banheiro contra respingos e deixar o banho mais confortável, pois protege as pessoas contra as correntes de ar.
Normalmente, o box para banheira é colocado acima da estrutura de alvenaria e pode ter portas de abrir ou de correr. O mais comum é que ele seja feito de vidro!
Ideal para: banheiros com banheira.
18. Box acrílico
O acrílico é um material mais duro do que o plástico normalmente utilizado para fabricar boxes, porém menos resistente e mais barato do que o vidro. É uma opção intermediária para quem quer economizar no projeto, mas gostaria de ter um pouco mais de durabilidade.
Ideal para: quem quer economizar no projeto.
19. Box tipo cortina
Um dos tipos de box para banheiro mais comuns é o modelo com cortina. Quem faz essa escolha precisa ter cuidado, pois ele não é tão eficiente na proteção contra respingos e correntes de ar, sendo mais indicado para quem tem banheira.
No entanto, se você quer economizar no projeto, ele pode ser uma boa opção, pois costuma ser encontrado com valores muito menores do que os boxes de vidro.
Ideal para: quem quer economizar no projeto.
20. Box no canto
Colocar o box no canto é uma forma de aproveitar melhor o espaço dos banheiros. As portas podem ser de abrir ou de correr, a depender da disposição dos outros itens, como vaso sanitário, pia e armários.
Ideal para: banheiros pequenos.
21. Box com portas deslizantes
As portas deslizantes são uma opção muito interessante para espaços pequenos. Quando a abertura de somente uma porta não é suficiente para a passagem de uma pessoa, é possível dobrar esse espaço adicionando mais uma parte móvel à estrutura.
Normalmente, esse tipo de abertura é recomendado para boxes de canto ou boxes frontais.
Ideal para: banheiros pequenos.
22. Box espelhado
Trocar o vidro por uma porta espelhada é uma solução interessante para espaços pequenos, justamente porque a presença de espelhos traz uma sensação de amplitude.
Além disso, esse tipo de box para banheiro traz para ambientes compactos a possibilidade de ter espelhos de corpo inteiro — normalmente, espaços pequenos só comportam espelhos de parede, acima da pia.
Assim, você deixa o seu banheiro mais amplo e moderno e ainda ganha um novo acessório!
A principal diferença do box de vidro tradicional para o box com espelhos é que o segundo modelo é opaco e, por isso, quem está dentro não consegue ver o que está fora (e vice-versa).
Ideal para: banheiros pequenos e banheiros com decoração moderna.
• Leia também: Espelhos para banheiro: 35 modelos que irão te inspirar
23. Box de alvenaria
O box de alvenaria é comum em banheiros mais antigos. Uma meia parede é construída para separar o espaço de banho do restante do banheiro e, normalmente, nem todo o espaço é fechado.
O mais legal do box de alvenaria é que essa parede pode receber diferentes tipos de revestimento, desde ladrilhos hidráulicos até porcelanatos mais modernos. Essa é uma forma de trazer a sua personalidade para o espaço!
Se quiser modernizar, nesse tipo de box para banheiro, você pode colocar placas de vidro acima dessa estrutura, trazendo ainda mais proteção e privacidade para o espaço.
Ideal para: banheiros com decoração retrô.
• Leia também: Saiba qual o melhor piso para banheiro e como escolher!
24. Box com tijolo de vidro
O tijolo de vidro já foi muito utilizado em outros ambientes da casa, como áreas externas e até mesmo salas de estar. Agora, ele pode fazer parte do banheiro, sendo usado como divisória entre o espaço para banho e o restante do ambiente.
A principal vantagem desse tipo de material é que ele permite a passagem da luz e, ao mesmo tempo, impede a visão nítida, trazendo mais privacidade para a pessoa que estiver lá dentro.
Ideal para: banheiros compartilhados.
25. Box curvo
O box curvo é um modelo diferenciado e super estiloso, ideal para quem quer ousar na decoração do banheiro.
Além de trazer um toque diferenciado para o ambiente, ele ainda ajuda a otimizar o espaço, sendo uma solução super indicada para banheiros pequenos.
Ideal para banheiros pequenos e banheiros com decoração moderna.
Quais são os materiais mais usados para a confecção de box?
Existem diversos materiais para box de banheiro no mercado, cada um com as suas vantagens e desvantagens.
O mais comum é o vidro, que deve ter, pelo menos, 8 mm de espessura e ser temperado, para garantir a segurança das pessoas que o utilizam. Assim, caso ocorra um acidente e ele se quebre, o vidro se desfaz em milhares de pedaços pequenos, diminuindo o risco de cortes.
O box também pode ser feito de chapas de acrílico e com acabamento em alumínio. Esse material é mais barato, mas tem menor durabilidade do que o de vidro, por isso, é uma boa opção para casas alugadas ou como uma solução temporária.
Assim como o vidro, o acrílico pode ter diferentes cores e texturas.
O plástico também é uma opção comum de material para box, principalmente por ser mais acessível. Ele pode ser usado tanto em portas sanfonadas como em cortinas.
Quais os principais formatos de box para banheiro?
O mais comum é que os boxes para banheiro sejam retangulares ou quadrados, formados por três paredes e uma porta, que pode ser de vidro, acrílico ou plástico, como já falamos.
No entanto, a depender do tamanho e disposição dos demais itens do banheiro, o box pode ganhar outros formatos para otimizar o espaço ou até mesmo para deixar o banho mais confortável.
O box em L, também chamado de box de canto, usa somente duas paredes do banheiro e tem duas paredes de vidro. Também existe o box em cuba, formato por quatro paredes de vidro, encontrado somente em banheiros amplos e, normalmente, com uma decoração mais luxuosa.
Outra opção de formato para box é o arredondado, que, além de otimizar espaço, também traz um toque de modernidade para o ambiente.
Qual o valor de um box para banheiro
O valor de um box para banheiro varia de acordo com muitos fatores, como a metragem, o material e até mesmo a região do país onde está a sua casa.
No entanto, é possível ter uma média de valor para se ter ideia de quanto será o investimento no seu espaço. Segundo pesquisas de mercado, um box de vidro temperado, com porta de abrir e altura padrão custa, em média, R$ 350.
Já um box com as mesmas medidas e vidros articulados custa cerca de R$ 750.
Dicas para instalar box de banheiro
Para garantir uma instalação segura e boa durabilidade do box do seu banheiro, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é a comprar com uma empresa de credibilidade, que entregue materiais seguros e de boa qualidade.
Também é preciso contratar uma equipe de especialistas para a instalação. Caso ela não seja feita da maneira correta, a água do banho pode respingar para fora e colocar a sua segurança em risco.
Na hora da instalação, é preciso ter cuidado extra com a vedação, já que grande parte da função dessa estrutura é impedir a passagem de água. Se ela não for feita corretamente, é possível que haja vazamentos.
Por fim, é preciso garantir a boa fixação dos perfis e das ferragens do sistema.
Se você quer mais praticidade e segurança na instalação do seu box, saiba que pode contar com o serviço Leroy Merlin Instala para te ajudar! É só adicionar a compra do serviço de instalação quando estiver no carrinho, após escolher seu modelo de box preferido. Se você preferir, pode adquirir o serviço Leroy Merlin Instala também nas lojas físicas, ou através do telefone (011) 4007-1380.
Porém, se você é adepto do “faça você mesmo” e prefere instalar seu box sozinho, confira este vídeo explicativo feito pelo canal Casa de Verdade:
Conclusão
Após esta lista cheia de inspirações temos certeza que você teve boas ideias para eleger o tipo de box ideal para seu lar.
Não se esqueça de seguir todas as recomendações do fabricante para a conservação e limpeza do seu box! Assim, você garante mais beleza e durabilidade!
Gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários se o seu banheiro é pequeno ou grande, e qual foi seu tipo de box é o seu preferido!
Leia mais:
50 modelos de banheiros para você se inspirar
Tipos de cuba para banheiro: confira 21 modelos disponíveis!
Tipos de aquecedor de água: conheça todos os modelos