Saiba como escolher móveis para sua casa de veraneio

Publicidade

Saiba como escolher móveis para sua casa de veraneio Apesar de ficarem vazias a maior parte do ano, as casas de veraneio precisam de cuidados o ano todo. Estes vão desde a escolha dos materiais para a construção até a compra dos móveis e a manutenção da casa. Limpeza, pintura, veneno para cupins, bolor dos colchões e mofo nos móveis. Cuidados como estes e muitos outros valem tanto para as casas de campo quanto para as casas de praia.

Para ajudar nesta questão a Revista da Casa convidou o arquiteto Élcio Yoshitaka Yokoyama que tem seis projetos de casas de veraneio no interior de São Paulo: um em Paranapanema, dois em Águas de Santa Bárbara, dois em Pardinho e um em Porangaba. As dicas do arquiteto são úteis para que sua casa de veraneio esteja sempre pronta para recebê-lo o ano todo.

Na hora de escolher os acabamentos das casas de veraneio é preciso ficar atento à qualidade do material, à durabilidade, à resistência e à sua facilidade de conservação. Hoje existem inúmeras opções de tintas que têm resistência contra mofo e maresia. Este é o caso da tinta acrílica. “Em locais quentes sugiro revestimento de cores claras, que refletem a luz e proporcionam ambientes mais frescos”, explica Élcio. Os móveis de tijolos e alvenaria são muito indicados para casas de campo, pois estes resistem ao mofo, aos cupins e ao bolor e são de fácil manutenção. “O acabamento pode ser feito em verniz, o que deixa os tijolos aparentes”, diz Élcio. Caso prefira móveis de madeira é importante escolher os tipos nobres como ipê, grapia e itaúba para maior durabilidade.

“Não recomendado madeiras macias como pinus”, completa o arquiteto. Para as casas de praia, o arquiteto aconselha optar por móveis em tecido impermeável e fibra sintética com proteção UV. Outra opção é escolher móveis com detalhes em alumínio que receberam pintura eletrostática para resistir à umidade e à corrosão. Além disso, em casas próximas ao mar é bom evitar o uso de couro, material que esquenta muito e precisa de uma manutenção constante. E, fique atento: quando a casa estiver vazia é recomendável deixar os móveis cobertos para protegê-los do sol e da poeira.

Piso, cerâmica e porcelanato são ótimas opções para casas de veraneio, pois são fáceis de manter e podem ser usados em qualquer cômodo. Mármores e granitos também são escolhas bem vindas, já que garantem um acabamento de boa resistência e fácil manutenção.

Além disso, em locais de maresia os caixilhos devem ser tratados para maior durabilidade. “Recomendo usar o aço anodizado, pois o processo de anodização faz aumentar a camada de óxido que protege o material por mais tempo”, ressalta o arquiteto. Como as casas de veraneio ficam fechadas quase o ano todo é importante a escolha de plantas que não exijam muitos cuidados, como cactos e agaves. “Ao fazer um projeto de paisagismo perto da praia é interessante usar plantas nativas, pois estas já estão adaptadas ao solo arenoso, às altas temperaturas e à maresia”, aconselha Élcio. E mais: utilizar irrigação automatizada garante uma melhor conservação da área verde. Como estas casas costumam ficar fechadas por muito tempo, é importante ficar atendo à ventilação.

Caso as janelas sejam do tipo veneziana, mantenha os vidros abertos. Deixe também os armários aberto e utilize desumidificadores dentro de cada segmento de portas. No caso da geladeira, mantenha esta seca, limpa e aberta. Colchões também precisam de ventilação e devem permanecer, assim como os estrados das camas e as almofadas, na posição vertical. E, na volta para casa, lembre-se: desligue a eletricidade, feche o registro da água, as portas e janelas

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo