Psicologia das cores: como aplicar na decoração da sua casa

Publicidade Black da Casa

Entender a psicologia das cores é uma excelente maneira de escolher a pintura de um ambiente. Isso porque a cor de uma parede pode estimular a criatividade, trazer paz e tranquilidade ou garantir relaxamento.

Psicologia das cores: Sala em tons de rosa e lilás, com diversas decorações, espelhos orgânicos, lâmpadas pendentes e almofadas estampadas

É importante escolher as tintas conforme as emoções e sensações que elas transmitem. Ao combiná-las com outras tonalidades, vale considerar uma paleta de cores que mantenha a harmonia e o estilo desejado.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é um campo do conhecimento que traz muitas vantagens para a decoração dos espaços. Essa área estuda e compreende as emoções, sentimentos e desejos que cada cor desperta. Por isso, a psicologia das cores é importante para a tomada de decisões quanto às paletas cores de tinta para parede.

Ao selecionar tintas para ambientes externos, além do gosto pessoal, considere como as cores influenciam o comportamento. Em uma área gourmet ou varanda, por exemplo, você pode escolher a tonalidade verde, que remete à vitalidade e natureza.

Psicologia das cores: Varanda com plantas, mesa redonda com café da manhã, tapete e duas cadeiras na cor cinza

Queridinha entre as tintas para ambientes internos, a tinta branca é uma cor que garante amplitude e traz sensação de paz e aconchego. Abuse, por exemplo, de tons terrosos para trazer um ar boho para a decoração.

Almofada Italiana Cru Inspire

Como usar combinação de cores na decoração

As tintas para ambiente interno e externo são essenciais para garantir ambientes bem decorados e bonitos, ajudando a proporcionar o estilo desejado para cada tipo de decoração.

Em um ambiente industrial, por exemplo, é comum encontrar paredes brancas ou cinzas.Já em espaços modernos, as tonalidades mais vivas, como amarelo, azul ou laranja, são muito bem-vindas e trazem personalidade para a decoração.

Cores para sala

A tinta laranja é uma excelente pedida para complementar a decoração da sala. Essa cor quente e vibrante é associada à energia e intensidade. Logo, a cor pode ser combinada com outros tons mais neutros para sala de estar.

Psicologia das cores: Sala decorada com espelho circular

Por outro lado, a tinta azul transmite relaxamento, calma e tranquilidade. Por esse motivo, a cor é muito indicada para ambientes de descanso, como salas ou quartos. Combinar o amarelo e azul é uma excelente maneira de garantir um ar descontraído para a decoração.

Psicologia das cores: Sala com parede azul com prateleiras coloridas

Cores para quarto

Opções de tinta verde deixam a decoração do seu quarto sem monotonia e garantem personalidade. Em uma combinação dessa cor com o branco e o marrom da madeira, proporciona um ambiente para descansar e relaxar.

Psicologia das cores: Quarto com paredes brancas, decorações e piso vinílico com aparência de madeira

Optar pela tinta rosa pode trazer a sensação de feminilidade, mas também garanteum visual moderno, transmitindo proteção. Ela é uma escolha muito confortável, ótimapedida entre as cores para quarto de casal.

Psicologia das cores: Quarto com luminária pendente, estante e cama com almofadas cinzas

Cores para escritório

Uma parede com tinta amarela estimula a criatividade e a comunicação. Por isso, a cor é muito especial para ambientes de trabalho, como escritório ou home office. A cor pode ser facilmente combinada com elementos em cinza ou azul, por exemplo.

Psicologia das cores: Mesa de cavaletes, com materiais de desenho, à frente de parede com quadros

A tinta vermelha é interessante para quem precisa desenvolver novas ideias, já que a cor está muito ligada com a paixão e a intensidade. Por isso, vale harmonizá-la com elementos mais clean para um ambiente moderno.

Psicologia das cores: Escritório com parede vermelha com detalhes

Cores para cozinha

A tinta branca dá um ar bem clean e de amplitude para as cozinhas. Ela é conhecida mundialmente como a cor da paz e, por isso, é interessante para compor espaços aconchegantes.

Psicologia das cores: Cozinha com ilha de madeira, bancos e duas luminárias pendentes na cor branca

A psicologia das cores na sua casa

Utilizar a psicologia das cores garante que você não erre na escolha da tonalidade da parede. Mas outra dica importante ao escolher a tinta ideal é entender a função de cada cômodo.

O quarto, por exemplo, é um espaço para dormir e relaxar. Por esse motivo, o melhor é investir em paredes com tonalidades que proporcionam esse efeito, como o branco, rosa-claro ou azul, por exemplo. Uma sala de estar, que recebe visitas e é um espaço que deve ser alegre e receptivo, funciona muito bem com tons como o laranja.

Já na sala de TV, onde você relaxa e assiste filmes ou séries, pode optar por paredes em tons claros. Na área de lazer, como as varandas e os espaços gourmet, vale abusar da vitalidade e do toque de natureza. Logo, a tinta verde é muito interessante.

Saber como combinar cores em um cômodo também faz toda a diferença na decoração. Por isso, é sempre bom ter um círculo cromático em mãos, para criar composições incríveis com cores análogas ou complementares.

Decorações monocromáticas, que abusam de diferentes tonalidades de uma mesma cor, também garantem sofisticação e elegância.

Agora que você já sabe como funciona a psicologia das cores para ter ambientes ainda mais agradáveis, bonitos e funcionais, que tal conhecer todas as ofertas de tintas da Leroy Merlin?

Publicidade Black da Casa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo