Conheça os diferentes tipos de dobradiças

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Você sabia que existem tipos de dobradiças específicas para cada tipo de projeto? Algumas são recomendadas para portas, enquanto outras são específicas para janelas, portões, armários e móveis.

Por isso, é importante saber qual o tipo de dobradiça ideal para o material que você deseja sustentar, unir e permitir a articulação. Sem contar que com um pouco mais de conhecimento sobre elas, é possível escolher o melhor tipo e modelo para o seu objetivo.

E não economize nas dobradiças. Elas são parte importante do seu móvel, porta ou janela, já que aguentam os trancos diários dos movimentos de abertura e fechamento. Ao escolher a peça correta, você evita estragos e gastos desnecessários.

Nesta matéria, listamos os principais tipos de dobradiças existentes no mercado, assim como algumas dicas dos nossos especialistas para ajudar você na escolha do produto. Boa leitura e, se tiver qualquer dúvida, basta deixar um comentário!

O que são dobradiças?

Dobradiças são dispositivos mecânicos pequenos que conectam duas peças, possibilitando a articulação entre elas e permitindo o movimento de rotação da parte móvel em relação à parte fixa. Podem ser feitas em metal (aço ou latão), plástico e alumínio e geralmente trazem duas peças, conectadas por um eixo central.

Existe um modelo certo de dobradiça para cada tipo de material, isto é, uma específica para porta comum, para porta pivotante, para portão, para janelas e para móveis (conhecidas como “dobradiças de pressão”).

Pra que servem as dobradiças?

As dobradiças servem tanto para sustentação, como para abrir e fechar portas e janelas de forma suave e sem barulho. Elas podem ser instaladas em portas, portões, janelas, armários e móveis em geral.

Leia mais:

Conheça os tipos de brocas para furadeira

Como usar furadeira em madeira, metal e na parede

Tipos de dobradiças para portas

Confira agora todos os tipos de dobradiças que podem ser usadas para portas convencionais.

1. Dobradiça para porta comum

Os tipos de dobradiças para porta são instalados sempre em conjunto, entre a porta e o batente, uma na parte superior, uma no meio e outra na parte inferior.

Tais dobradiças estão disponíveis em dois modelos: com pino e com anel. Os acessórios com pino são mais comuns e indicados para portas leves.

A versão com anel, por sua vez, é mais resistente e recomendada para portas pesadas, já que é um modelo mais reforçado.

2. Dobradiça pivotante

Já a dobradiça pivotante para porta é um modelo que gira em torno de um eixo vertical. Essa dobradiça é fixada na parte de cima e na parte de baixo da porta. Por isso, o acessório funciona como um pivô, em volta do qual a porta gira para abrir e fechar.

Tipos de dobradiças para móveis e armários

As dobradiças para móveis e armários, conhecidas também como “dobradiças de pressão”, possuem um sistema de molas com pressão para facilitar a abertura e o fechamento da porta dos armários. Elas podem ser de três tipos: retas, curvas ou supercurvas.

3. Dobradiças retas para móveis

As dobradiças de pressão para móveis retas são as mais comuns, recomendadas para portas sobrepostas. Elas são ideias para portas de móveis que necessitam de um fechamento total.

4. Dobradiças curvas para móveis

dobradiças curvas para móveis são indicadas para portas parcialmente sobrepostas. Isto é, aqueles móveis que possuem uma sequência de portas. Aqui, tais dobradiças permitem o abrir e fechar das estruturas sem que uma porta atrapalhe a abertura das outras.

5. Dobradiças supercurvas para móveis

Por fim, as dobradiças supercurvas para móveis são feitas para portas embutidas em geral. Ela funciona na parte interna ficando invisível, embutida na estrutura do móvel, só aparecendo pelo lado de dentro quando a porta é aberta.

Tipos de dobradiças para portões

Por outro lado, as dobradiças para portões e porteiras são:

6. Dobradiça para portão: de metal

Feita de metal, a dobradiça para portão e porteira pode ser instalada em conjuntos de duas ou mais, dependendo da altura e do peso do portão ou porteira. Tais dobradiças possuem uma parte para fixar no portão e outra para chumbar na parede, o que garante ainda mais firmeza e segurança.

Dobradiças para janela

Instaladas sempre em pares, as dobradiças para janela podem ter acabamento cromado ou oxidado. Veja os modelos:

7. Dobradiça palmela

O tipo mais comum de dobradiça para janela é a palmela: versão reforçada, que tem maior distância entre o eixo e o parafuso e cuja instalação acontece entre o batente e a janela. Essa dobradiça é geralmente recomendada para janelas de madeira colonial.

Dicas para a manutenção das dobradiças

Independentemente do modelo que você adquirir, é importante ter alguns cuidados com o acessório para aumentar a sua vida útil.

• Aplique lubrificantes para evitar corrosões e rangidos.

• Confirme no manual do fabricante a periodicidade indicada para a troca do modelo de sua dobradiça.

• Não economize na dobradiça, já que ela estará sujeita a impactos durante todo o dia. Nesse caso, vale a pena investir um pouco mais para ter um produto com uma qualidade melhor.

• Lembre-se de checar se a dobradiça que você está levando é a indicada para o seu projeto.


Leia mais:

O que é EPI e quais os tipos de Equipamento de Segurança?

Como escolher ferramentas profissionais?

Como escolher ferramentas de corte e desbaste?

Dicas básicas para fazer bricolagem

Como escolher entre os modelos de portas

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo