Veja como escolher pisos cerâmicos para áreas externas
Durável e com uma grande variedade de modelos, o piso cerâmico figura no topo da lista entre as melhores opções.
Escolher os revestimentos para os espaços externos da casa envolve inúmeras questões. O produto é resistente às alterações climáticas? Há diversas opções de modelos? O piso é de fácil limpeza? O preço é acessível? As respostas para essas perguntas serão afirmativas caso você adquira o piso cerâmico externo.
Some à lista de vantagens do produto o conforto térmico em dias mais quentes, pois esse revestimento ajuda a deixar a temperatura do local mais amena. Segurança é outra importante característica dos pisos cerâmicos externos, uma vez que a grande parte dos produtos é antideslizante. Quando precisar de um produto com alta resistência ao escorregamento escolha um dos produtos com essa características pois esse revestimento evita quedas em áreas molhadas, como as piscinas.
Ao adquirir seu piso, considere o tamanho, que varia para cada modelo, e a intensidade de brilho que deseja – há opções acetinada, semi-brilho e brilhante. A decoração, claro, deve entrar em cena nesse momento da escolha. Além de inúmeras cores e opções lisas, há os modelos com estampas de pedra, madeirado, cimentício, marmorizado e decorados.
Instalação e limpeza
Os pisos cerâmicos podem ter diferentes instalações, de acordo com o modelo escolhido. Por isso, é recomendável contar com o trabalho de um profissional para o assentamento das peças. Ele saberá nivelar corretamente seu piso e identificar qual o espaçamento ideal entre os revestimentos. Como esses modelos são mais resistentes se comparados aos pisos internos, lave as peças com sabão em pó e água. Você pode, inclusive, utilizar outros produtos abrasivos, de acordo com a indicação do fabricante.
Você sabia?
Que existe uma unidade de medida que demonstra a resistência do piso ao tráfego e ao desgaste, que varia de 0 a 5? Trata-se do Porcelain Enamel Institute (PEI). Quanto mais pessoas circularem pelo local, maior deve ser o PEI. O índice de PEI indicado para áreas externas deve ser no mínimo 4.