Conheça o vaso autoirrigável, a novidade que mantém suas plantas vivas e hidratadas
Para os amantes da natureza, se arriscar na jardinagem é a melhor forma de manter plantas e flores pertinho de casa. Mas não pense que cuidar do jardim é uma tarefa fácil: as plantinhas precisam de cuidados especiais para crescerem saudáveis e perfumadas. Nesse contexto, o vaso autoirrigável surgiu para facilitar a rotina de quem cuida do próprio jardim.
Simples e bem planejado, esse vaso é dotado de um reservatório de água totalmente vedado, responsável por manter a raiz da planta sempre umedecida. Boa ideia, né? A novidade é perfeita para quem costuma passar muitos dias longe de casa ou para quem até tenta, mas se esquece de molhar as plantinhas diariamente.
Confira as vantagens que esse vasinho promete:
Como funciona o vaso autoirrigável
A principal vantagem do vaso autoirrigável é o acesso permanente da planta à água. Isso acontece por conta do reservatório localizado logo abaixo do vaso. Dentro do recipiente, existem cordões que ficam em contato direto com a água do reservatório, responsáveis por conduzir a água até a terra da planta, funcionando como uma espécie de raiz artificial.
Por isso, você não corre o risco de matar a planta por encharcamento: ela vai sugar a água de acordo com a necessidade, tornando o cultivo ainda mais fácil e natural. Estes vasos também vêm sendo muito utilizados na cultura de hortas, porque garantem uma germinação mais rápida e mantêm a hidratação desses temperinhos tão sensíveis.
O vaso irrigável também ajuda na adubagem
O processo de adubagem é outro ponto que fica ainda mais fácil com a utilização do vaso irrigável. Nele, você pode colocar adubos orgânicos, húmus de minhocas e outros nutrientes diretamente no reservatório, junto com a água. Assim, você garante que a terra esteja sempre fértil para o desenvolvimento da muda de planta. A raiz artificial vai puxar os nutrientes na medida que for necessário, por isso coloque sempre diferentes adubos dentro do reservatório.
O vaso autoirrigável impede o transbordamento de água
Na hora de repor a água, você não precisa se preocupar com um possível transbordamento do vaso. Essa é uma vantagem importante em relação aos vasos comuns, porque garante que a planta não morra por excesso de água. Muitos vasos autoirrigáveis contam com reservatórios transparentes que facilitam a visibilidade: assim, você pode repor a água sempre que o nível estiver muito baixo.
Por existir um reservatório eficiente, você também não vai precisar de pratos para vaso. Os pratos são geralmente usados embaixo de vasos comuns para impedir que a água escorra pelo piso ou móvel. O vaso autoirrigável dispensa a presença desses itens e, com isso, ainda protege a sua família de criadouros de mosquitos.
Monte um jardim vertical apenas com vasos autoirrigáveis
O jardim vertical é a melhor opção para quem tem pouco espaço na casa e existem muitas maneiras criativas de organizar os vasinhos na decoração. Você pode utilizar painéis de fibra de coco, pallets de madeira e até mesmo correntes para suspender os vasos. Também existem jardineiras autoirrigáveis que são ótimas para o cultivo de samambaias e plantas maiores.
Como não vai ser necessário regar as plantas com frequência, você pode até colocar os vasos autoirrigáveis em locais mais altos, de difícil acesso. Aposte nessa novidade para criar um jardim ainda mais vivo e bonito na sua casa.