Dicas

Varal para apartamento pequeno: qual escolher?

Encontrar um varal para apartamento pequeno que comporte muitas roupas, sem ocupar tanto espaço, pode ser um grande desafio. Afinal, objetos em cômodos menores precisam ser funcionais e ter alto valor estético, já que ficam expostos em áreas comuns.

Porém, encontrar um varal de roupas para apartamento pequeno que seja agradável aos olhos não é uma missão impossível. Para ajudar você, separamos uma lista com os tipos mais interessantes e dicas para economizar espaço, enquanto seca suas peças!

Tipos de varal para apartamento pequeno

Seja na área interna ou externa (se você tiver sorte!), é possível, sim, encaixar vários modelos de varal em apartamentos pequenos. Confira, a seguir, nossas melhores recomendações!

1. Varal suspenso ou de teto

Uma das formas mais fáceis de economizar espaço em um ambiente é apostar em soluções verticais. Nesse sentido, o teto não poderia ficar de fora, na hora de escolher um varal.

Além de possibilitar maior movimentação pela casa, os varais de teto podem ser facilmente regulados. Alguns, por meio de manivelas, outros, por meio da própria corda da peça.

Os modelos mais comuns comportam entre 6 a 14 kg, então confira as instruções para escolher um de acordo com sua necessidade. O melhor de tudo? É possível instalar por conta própria, e quem ensina é a Paloma Cipriano, no canal Casa de Verdade:

Porém, caso não queira se aventurar nessa tarefa, também é possível contratar o serviço de instalação da Leroy Merlin. Com profissionais verificados e certificados, basta entrar no nosso site e fazer o agendamento 100% online.

Existem no mercado modelos de plástico, alumínio e aço. Outra opção interessante para roupas menores, como as íntimas e meias, é o minivaral multiuso, com até 18 pregadores. Esse tipo cabe em qualquer cantinho, então não tem desculpas!

Outra opção é o varal para sapatos, que pode funcionar tanto para secar os pares, quanto para organizá-los no armário. Em apartamentos pequenos, é preciso aproveitar todo o espaço da melhor forma possível, não é? Também é possível acoplar esse acessório no varal de teto comum, quando for secar os sapatos.

Mudou de casa e agora possui espaço maior na varanda para secar suas roupas? Não tem problema, porque o Paulo Biacchi mostra como o varal de teto é multiuso e pode ser reaproveitado de diferentes formas na decoração.

2. Varal de chão

O varal de chão é perfeito para quem gosta de secar as roupas e, em seguida, guardar tudo no seu devido local. Afinal, por ser portátil, ele pode ser fechado e escondido em diferentes locais da casa.

Por ser transportável, ele é perfeito para levar em diferentes áreas da casa — por exemplo, na sacada, quando estiver sol, ou dentro do apartamento, em dias de chuva. Esse tipo de varal também é ideal para quem vive de aluguel e não deseja furar as paredes.

A capacidade do varal de chão varia de 5 a 12 kg, então funciona tanto para famílias menores, quanto acima de três pessoas. Em relação ao material, é normalmente feito de aço ou alumínio e, portanto, bastante resistente.

Alguns modelos de varal de chão possuem abas extensíveis nas laterais. Ou seja, elas se abrem para acomodar mais roupas. Nesse caso, é preciso ter mais espaço horizontal no local que for colocá-lo.

Porém, alguns varais de chão também podem ter vários andares. Por crescerem mais na vertical do que nas laterais, eles são ideais para espaços mais estreitos.

Caso você queira um modelo que, além de prático, tenha um design mais elegante, esse varal de aço slim pode ser sua escolha preferida. Afinal, ele é discreto e combina com uma decoração industrial, moderna e até mesmo escandinava.

Varal de chão com abas em aço slim preto Mor

3. Varal de parede dobrável (ou retrátil)

Em apartamentos pequenos, o varal de parede ou retrátil é uma das melhores opções. Afinal, não ocupa muito espaço, especialmente quando não está sendo utilizado.

Outra vantagem desse modelo é que pode ser instalado em diversos locais do apartamento, como no banheiro, na área de serviço, em varandas, áreas secas ou úmidas.

Existem alguns modelos de varal sanfonado, que permitem maior flexibilidade na hora de pendurar as roupas. Outros são retráteis ou dobráveis, e quase passam despercebidos na parede, quando estão fechados.

À esquerda Varal de Parede Aço 56cm Toalheiro Maxeb, à direita Varal De Parede Retrátil Sanfonado Branco Abs 100 Cm

Para facilitar sua vida fizemos um vídeo com o passo a passo da instalação de varal de parede retrátil, além de algumas dicas de outros modelos de varais que se adaptam bem aos espaços pequenos. Vem conferir:

4. Varal de mão francesa

Outro modelo que é instalado na parede e pode ser dobrado é o varal com mão francesa. É uma alternativa para ambientes estreitos e com alto fluxo de pessoas.

Uma das maiores vantagens desse tipo é a alta capacidade de suportar até 50 kg de roupas. Ou seja, perfeito para espaços pequenos, com famílias acima de três pessoas.

5. Varal retrátil e portátil

Caso tenha se animado com o varal de retrátil, mas deseje um que seja de fácil transporte, não se preocupe. Existem modelos que podem ser pendurados até na janela, como esse varal portátil retrátil, disponível nas cores azul bebê, branco ou rosa. Além de ser prático e não precisar de furos na parede, fica bem fofo, né?

6. Varal retrátil automático

Por falar em opções retráteis, esse varal retrátil automático é discreto e ideal para apartamentos bem pequenos. Ele estica bastante, para chegar até o outro lado da parede, onde pode ser preso com ganchos.

Apesar de possuir 20,5 metros de corda, que comportam até 3 kg de roupas, é 100% retrátil e passa despercebido, quando fechado. A única desvantagem é que suporta apenas peças mais leves, então é mais adequado para casais ou quem mora sozinho.

7. Varal para porta

Outra forma de economizar espaço na casa é colocar o varal atrás da porta. Essa é uma boa alternativa para toalhas e panos de chão, já que ele não suporta muitos quilos. Ainda assim, pode ser aquele espacinho extra que irá salvar na reforma da lavanderia pequena!

8. Varal de encaixe para box

Lavou as peças íntimas no banho e já quer pendurar para secar no banheiro pequeno? O varal para box é perfeito e também pode ser colocado na porta ou em um corrimão.

Dicas para escolher varal para apartamento pequeno

Escolher um varal pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso tomar alguns cuidados para secar as roupas em apartamento pequeno de forma correta. Isso porque a forma como penduramos nossas peças pode deformá-las ou atrasar o processo de enxugamento.

Em espaços pequenos, outra preocupação é com a circulação entre os móveis e a organização na lavanderia. Então, confira nossas dicas para fazer uma escolha certeira!

Meça a área que irá colocar o acessório

Existem varais indicados para apartamentos pequenos de diferentes tamanhos. Então, antes de escolher o seu, tire as medidas, para ter certeza que cabe no espaço desejado.

Vale lembrar que, se for um varal de chão, é sempre bom deixar alguns centímetros nas laterais, para não comprometer a passagem. Caso seja um de varal de parede, é preciso pensar também em um respiro de circulação, para quando ele estiver aberto.

Por fim, o ideal é que as roupas fiquem espaçadas entre si, para circular o ar entre elas e não deformá-las. Leve isso em consideração também, na hora de escolher o seu.

Considere a capacidade que o varal suporta (kg)

Cada varal suporta uma quantidade de quilos, então, a melhor opção vai depender do tamanho da sua família. Para casais ou quem vive só, um varal que suporte entre 5 a 10 kg é mais do que suficiente.

Porém, se sua casa possui três ou mais pessoas, vale investir em um acessório que resista a 10 kg ou mais. Além disso, é importante considerar a rotina de lavagem de roupas. Lares com crianças e bebês, atletas ou pessoas que praticam muita atividade física, necessitam de mais peso, já que são muitas peças para lavar.

Pense no espaço disponível na casa para expor e/ou armazenar o varal

Antes de optar por um varal de chão, parede ou teto, observe qual é mais interessante para o seu espaço. Por exemplo, se você possui um armário para armazená-lo, o varal de chão pode ser interessante. Após o uso, basta fechá-lo e colocá-lo dentro ou atrás do móvel.

Caso o espaço da área de serviço ou lavanderia seja muito reduzido, o varal de chão também é ideal. Afinal, por ser portátil, pode ser colocado em qualquer área da casa.

Caso incomode deixar uma peça de plástico no quarto ou na sala, invista em um modelo com design moderno, como o varal de aço slim. Para o toque final, escolha pregadores fofos, como esses em multicoloridos com 12 unidades, em tons mais pastel.

Se não tiver um local disponível para armazenar no armário, mas tiver espaço no teto, vale investir nessa opção. Nesse caso, pode ser na lavanderia, na sacada do apartamento, na área de serviço ou até mesmo na cozinha. Só não vale muito perto do fogão, tá?

Se a sua área for realmente reduzida, um varal retrátil pode ser sua solução. Essa dica é, inclusive, da Pâmela Minella, do canal Casa de Verdade, com várias outras de organização da lavanderia:

Analise as necessidades da sua rotina

Outro fator importante a se considerar na hora de escolher um varal para apartamento pequeno é a sua rotina. Nesse sentido, vale observar quantas roupas você costuma lavar, se elas são mais leves ou pesadas e até quantas vezes por semana você lava as peças.

Tudo é uma questão de organização, gosto pessoal e administração do espaço. Contudo, opções não faltam de varais para os diferentes tamanhos de apartamento.

Caso queira mais dicas para o seu ambiente específico, procure um funcionário em uma das nossas lojas. Não se esqueça de que a Leroy Merlin também faz o serviço de instalação de varal, com agendamento online!

Leia mais:

Horta em apartamento: o que plantar e como cuidar

Gabinete para banheiro pequeno: confira 29 modelos

Como organizar área de serviço bagunçada

Mantenha a máxima organização na lavanderia com o varal de parede

Como organizar guarda-roupa pequeno

Reforma de lavanderia pequena

5 produtos abaixo de R$ 50,00 para organizar sua casa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo