Top 4 dicas para melhorar a ventilação na área de serviço
A lógica não é complicada: quanto melhor for a ventilação da casa, mais agradável será o imóvel. Mas apesar dessa afirmação ser mais que verdadeira, muitas vezes, ao comprar, construir ou reformar uma residência, as pessoas tendem a levar mais em conta aspectos relacionados à estética, à topografia do terreno e à localização, enquanto acabam negligenciando outros fatores igualmente importantes, como a ventilação dos ambientes, por exemplo.
Quando não se foca nesse fator, a probabilidade de terminar com uma casa abafada, quente e desconfortável é grande. Até mesmo a área de serviço, que deveria ser um ambiente arejado, fresco e bem ventilado, vem se tornando cada vez mais quente. Mas a boa notícia é que, adotando algumas medidas super simples, é plenamente possível melhorar a ventilação dessa parte da casa. Confira:
1) Identifique os motivos do abafamento
São várias as razões que podem levar um ambiente qualquer da casa a ser mais quente que o ideal. E para encontrar a solução adequada para o problema, é simplesmente indispensável descobrir esses motivos, elaborando um diagnóstico completo do transtorno. Pode, por exemplo, ser o tipo de telhado usado na construção, a posição do cômodo em relação ao sol, o tamanho das janelas, a falta de ventilação interna ou até mesmo uma varanda muito grande e baixa, que acaba bloqueando a entrada de ar na casa.
2) Invista em janelas maiores
Se você parar para observar, a maioria das áreas de serviço — especialmente dos apartamentos mais modernos — contam com janelas pequenas, no modelo pivotante, que normalmente são super práticas e acessíveis. O problema é que quando essas janelas são pequenas demais, a ventilação acaba se limitando. Para impedir que isso aconteça e otimizar a circulação de ar no ambiente, basta investir em esquadrias um pouco maiores, podendo ser até do mesmo padrão.
3) Abuse do poder dos exaustores
Se a cozinha e a área de serviço da sua casa são integradas, você não pode abrir mão de instalar um bom exaustor. Além de tornar o ambiente mais agradável e fresco, esse equipamento minimiza o cheiro de fritura e fumaça que pode impregnar nas roupas estendidas na área. Já que renovar mecanicamente o ar do espaço aumenta o conforto térmico dos moradores, não custa nada fazer a tentativa.
4) Aposte em um projeto de ventilação cruzada
Uma das melhores maneiras de promover a circulação do ar na sua área de serviço é adotar a ventilação cruzada. Esse tipo de método consiste no posicionamento dos vãos — no caso, das janelas — da casa seguindo a direção do vento predominante. Desse modo, o ar pode entrar por uma janela e sair por outro vão imediatamente oposto, o que garante a constante renovação de ar no espaço.
Agora que você provavelmente já consegue ter uma noção melhor sobre o diagnóstico do problema de circulação de ar da sua área de serviço, acesse nossas seções de janelas e de exaustores e encontre já a solução ideal para sua casa!