Qual a melhor fechadura eletrônica para você?
Para garantir segurança e conforto, vale instalar a melhor fechadura eletrônica para sua casa ou estabelecimento comercial. Além de manter o ambiente seguro, as fechaduras inteligentes proporcionam praticidade e são uma alternativa tecnológica para quem deseja dispensar o uso de chaves, por exemplo.
Como funciona a fechadura eletrônica?
Para escolher a melhor fechadura eletrônica, é preciso entender como ela funciona. Um detalhe importante das fechaduras eletrônicas é que utilizam energia elétrica – ainda assim, há modelos que contam com bateria própria, uma vantagem em casos de interrupção elétrica.
Por ser um produto tecnológico, existem fechaduras eletrônicas que são conectadas à Internet. Isso permite que a fechadura seja inteligente, com controle da porta ou do portão por um aplicativo.
Com a disponibilidade de diferentes modelos, é possível encontrar fechadura eletrônica que pode ser controlada à distância. Há também modelos que apresentam sensor de presença, em que a fechadura utiliza um dispositivo que realiza a leitura de sinal, abrindo a porta.
Algumas delas funcionam ainda por biometria. A fechadura eletrônica biométrica reconhece a impressão digital armazenada na base de dados para liberar a entrada. Mas é possível também encontrar modelos que funcionam com senha numérica e têm uma espécie de backup, caso o sistema principal falhe.
Há ainda sistemas que funcionam sem que o usuário precise estar próximo à fechadura eletrônica. Neste caso, por meio de conexão bluetooth, o aparelho é conectado a um hub instalado dentro de casa, permitindo acesso ou bloqueio da entrada à distância.
Na Leroy Merlin, você encontra algumas das melhores marcas de fechadura eletrônica. Entre elas, está a Fechadura Elsys, com ótimo custo-benefício e uma diversidade de opções, desde as que funcionam por senha numérica, até biometria ou aplicativo, oferecendo praticidade, segurança e conforto.
Qual a melhor fechadura eletrônica?
É importante estar atento a algumas informações para determinar qual a melhor fechadura eletrônica para você. Primeiramente, atente-se ao tipo de instalação do equipamento, que pode ser sobreposto, embutido ou eletromagnético.
A fechadura de sobrepor pode ser instalada em qualquer altura da porta, sem a necessidade de remover a anterior. Ela é indicada para portas de espessura entre 25 e 50 mm.
Outra opção é a fechadura de embutir, instalada dentro da porta, com fechamento no interior do batente e substituindo a fechadura anterior. Por isso, trata-se de uma fechadura eletrônica para portão ou fechadura eletrônica para porta de vidro que deve ser instalada em portas espessas de madeira e de aço.
Já as fechaduras eletromagnéticas, como o próprio nome diz, são instaladas com ajuda de um ímã, por isso podem ser instaladas em portas metálicas.
Você também deve escolher a melhor fechadura eletrônica pelo sistema de abertura. O dispositivo com sensor de presença detecta o usuário pela proximidade e abre a porta.
Outra alternativa é o sistema de biometria, que é acionado pelas informações coletadas da palma ou das digitais do dedo da mão e é bastante comum em portarias de prédio e estabelecimentos comerciais.
Com o modelo de fechadura inteligente acionado por Wi-Fi, o controle se dá por meio de um aplicativo instalado no tablet ou no smartphone e seu uso é mais indicado para residências.
Utilizando a tecnologia de RFID, a fechadura eletrônica com cartão é outro modelo que permite o acionamento por proximidade da fechadura. Por utilizar um cartão previamente configurado, trata-se de uma opção interessante para uso comercial.
Por fim, também é possível optar pela fechadura com senha numérica, um sistema mais simples e popular. Com sistemas que podem gravar até 3000 mil combinações, este tipo de fechadura é interessante para casas.
Vale verificar ainda a necessidade do modelo de fechadura ser com ou sem alarme. Este recurso é acionado após algumas tentativas sem sucesso de abertura da porta e confere segurança extra.
Para tornar o ambiente ainda mais seguro, há dispositivos com travamento automático, caso você esqueça a porta aberta.
Avalie também o design do modelo, o que interfere diretamente na instalação e no uso da fechadura. Confira ainda se o formato e as dimensões do equipamento são compatíveis com a porta ou o portão onde será instalado.