Projete a iluminação da sua casa com antecedência

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

O planejamento permite cômodos iluminados na medida certa e decoração impecável

O projeto de iluminação está entre as fases mais importantes de uma obra e não pode ser deixado para a última hora. Afinal, além de garantir a luz correta para cada ambiente, um bom planejamento de iluminação permite decorações originais e marcantes.

Lustre e pendente na sala

Quem aparece no topo da lista como solução bonita e prática são os lustres e pendentes. Geralmente instalado em quartos e salas, o lustre oferece luz mais intensa. Há, inclusive, modelos direcionados para o espaço da criançada, com peças capazes de deixar o quarto dos pequenos mais divertidos e personalizados. Os pendentes, por sua vez, propiciam luz focada e direcionada.

Para ambos os produtos, é importante considerar a distância entre as luminárias e os objetos. Na sala de jantar, a distância ideal entre o tampo da mesa e a cúpula deve ser de 70 cm. Dessa forma, os produtos garantem luz na medida certa, sem tanta intensidade, assegurando conforto aos usuários. Essa medida também permite que você coloque arranjos decorativos na mesa, como flores.

Outro fator importante é a medição do tamanho da mesa para saber se é preciso instalar uma ou mais luminárias. Para móveis com até 1,2 m de largura recomenda-se a instalação de um lustre centralizado, cujo diâmetro deve ser de aproximadamente 60 cm. Já para mesas com 1,5 m você pode instalar dois pendentes e lustres para sala de jantar.

Atenção para a economia de energia

  • Opte por lâmpadas com menor gasto de energia, como os modelos de LED;
  • Pinte as paredes dos ambientes com cores claras, pois elas refletem melhor a luz e, consequentemente, ajudam a reduzir o consumo de luz;
  • Evite acender as luminárias durante o dia;Aproveite ao máximo a luz natural: abra as cortinas, portas e janelas;
  • Apague as luzes ao sair do ambiente.
Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo