Prateleira suspensa: como combinar esse modelo fácil de fazer em casa
As prateleiras sempre foram nossas amigas no quesito organização, mas em alguns casos elas podem servir pura e simplesmente para decoração. Esse é o caso da prateleira suspensa que nós vamos explorar hoje, uma das mais procuradas em projetos de decoração atualmente e que pode ser facilmente fabricada/instalada em qualquer cantinho da sua casa — basta saber as dicas certas.
A prateleira suspensa é a queridinha do momento
Como o nome já diz, a prateleira suspensa possui um formato diferente da versão tradicional. A tábua que a compõe fica pendurada na parede por duas cordas que se prendem à parede ou ao teto, o que cria um visual super despojado. Esse utensílio é multifuncional e pode ser utilizado de inúmeras formas em casa: tudo vai depender do modelo adquirido e do seu estilo de decoração. Você pode optar por versões mais básicas, que recebem muito bem objetos decorativos e podem ser um ponto de atenção no ambiente, mas atenção: essas não comportam muito peso. Para isso, dê preferência a placas de madeira de maior espessura e cordas mais resistentes; as de alpinistas, por exemplo, são bem firmes.
Confira as nossas sugestões de uso em cada cômodo da casa
-Na sala de estar, a prateleira suspensa é ótima para arrumar porta-retratos: isso vai quebrar aquele padrão estético que todo mundo já está acostumado a ver e vai tornar o cômodo muito mais cheio de estilo. Ela também pode ser ótima para dispor elementos decorativos como velas aromáticas, quadros e telas.
-Nos quartos ela pode servir para deixar seus objetos mais usados no dia a dia sempre à mão. Seja o livro que você está lendo no momento, a revista que você sempre acompanha, o despertador de toda manhã – a prateleira suspensa pode trazer uma leveza estética para a sua rotina.
-O banheiro, por sua vez, conta com uma área menor para a circulação de pessoas. Isso significa que o local de instalação deve ser escolhido com cuidado. O ideal é colocar a sua prateleira suspensa em alturas mais baixas como, por exemplo, debaixo do gabinete da pia. Dessa forma, você consegue organizar itens de higiene pessoal e toalhas sem nenhuma complicação.
-Ambientes como a cozinha entram naquela categoria que precisa de materiais reforçados para a prateleira. O modelo suspenso fica um charme ao comportar panelas largas e travessas de vidro, mas é importante escolher a madeira e a corta certa.
-Na varanda a sua prateleira suspensa pode criar um jardim. Escolha espécies de plantas delicadas, crie arranjos criativos e experimente ter uma área verde diferente de tudo o que você vê por aí. Esse tipo de material é excelente para produzir uma atmosfera mais rústica no local e criar uma sensação de relaxamento.