Dicas

Porcelanato cimento queimado: saiba como usar na decoração

Versátil e prático, o porcelanato cimento queimado pode aparecer em diferentes ambientes, até mesmo compondo a borda de piscinas (Projeto: Portobello S.A.)

Do estilo industrial ao rústico, passando pelo moderno e conversando com o vintage. A aplicação do cimento queimado é uma das queridinhas de decoradores e arquitetos.

Justamente por isso é que existem tantos materiais que recriam essa textura, como o porcelanato cimento queimado.Esse revestimento reproduz o charme único do cimento queimado e oferece todas as vantagens do porcelanato. Descubra como transformar a sua casa com ele!

O que é o cimento queimado?

O cimento queimado natural é produzido a partir de uma mistura de cimento, água e areia, além de pó de cimento, que deve ser aplicado sobre a argamassa ainda fresca. A cor pode ser equilibrada com cimento branco e pó de mármore.

Apesar de ser resistente, o cimento queimado tem algumas desvantagens. Trata-se de um material bastante poroso, o que significa mais facilidade de manchas. Como a umidade também acaba penetrando, o piso tende a sofrer com fissuras, trincas e rachaduras.

Além desses pontos, o cimento queimado é bastante escorregadio. Por isso, não deve ser usado em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, entre outras.Mas não é de hoje que o cimento queimado estrela em projetos arquitetônicos.

Devido às suas características, ele se tornou um dos protagonistas do movimento brutalista, especialmente usado por arquitetos como Paulo Mendes Rocha e João Batista Vilanova Artigas.

Certamente, uma forma de atualizar essa visão é apostar nas facilidades trazidas pelo porcelanato

Bonito e versátil, o porcelanato de cimento queimado pode ser usado em pisos e paredes de vários ambientes (Projeto: Portobello S.A.)


Por que usar o porcelanato cimento queimado?

Como você pôde notar, apesar de muito bonito, o cimento queimado tem várias peculiaridades. Assim, demanda mão de obra especializada para a aplicação e cuidado maior com a manutenção.

Diante disso, muitas pessoas optam por outras alternativas de revestimento, como é o caso do piso porcelanato cimento queimado, que é capaz de recriar o material de maneira fidedigna.Além disso, ele alia todas as facilidades do porcelanato, como variedade de opções, é um revestimento fácil de limpar, demanda pouca manutenção, baixa absorção de água, menos manchas e mão de obra facilitada.

Você encontrará porcelanatos que recriam o cimento queimado em diferentes tamanhos, cores e estampas, podendo escolher aquele que melhor se adequa ao seu espaço.As versões em grandes formatos e lastras ainda trazem uma sensação amplitude, fazendo com que os cômodos pareçam maiores visualmente, o que é muito recomendado para casas e apartamentos menores.

Você poderá usar o porcelanato cimento queimado em diferentes ambientes, desde áreas internas até o porcelanato externo, como pisos, paredes, bancadas, nichos para banheiro e até fachadas.


Veja também: nicho em porcelanato é tendência em banheiros residenciais

Ao contrário do cimento queimado tradicional, o porcelanato oferece alternativas específicas para áreas úmidas, como o acabamento natural, o que garante mais segurança, mas sem comprometer a estética.

O porcelanato de cimento queimado pode ser usado em qualquer ambiente, inclusive nas áreas úmidas, como as cozinhas (Projeto: Portobello S.A.)


Como usar porcelanato cimento queimado?

Como vimos, o porcelanato cimento queimado pode ser usado em praticamente qualquer ambiente, desde áreas internas até externas, incluindo cozinhas, banheiros e lavanderias. Por ter uma aparência bruta, ele combina melhor com alguns estilos de decoração, como o industrial, o rústico, o moderno e o vintage.

Porém, por ter uma base neutra, ele acaba sendo uma opção bastante versátil. Assim, dependendo das combinações que você fizer com outros revestimentos, cores e móveis, é possível incorporar o porcelanato cimento queimado em praticamente qualquer estilo decorativo.

Veja algumas ideias bacanas para explorar na sua casa.

Decoração industrial

O estilo de decoração industrial ou urbana é uma das principais tendências dos últimos anos. Nela, o cimento queimado é destaque, com composições que variam do cinza-claro ao cinza-escuro.

A ideia é deixar os ambientes com a aparência de uma indústria ou de um galpão, mantendo os elementos construtivos e as instalações aparentes.

Se você adora esse estilo decorativo e quer adotá-lo na sua casa, comece pelo porcelanato cimento queimado, fazendo dele o protagonista dos ambientes.

Para complementar, invista em acabamentos metálicos, que podem estar presentes em luminárias (inclusive em trilhos, que são bem característicos do estilo), corrimãos, esculturas, molduras de quadros e até detalhes do seu mobiliário.

Quem constrói pode manter as vigas e a estrutura da cobertura aparentes. Além disso, vale a pena apostar em ambientes abertos, já que o estilo industrial não conta com tantas divisórias. Delimite áreas apenas com elementos portáteis, como painéis vazados, cobogós e outros.

Veja também: como usar corretamente o cobogó no seu projeto

O estilo industrial pode ser usado em toda a sua casa, até mesmo no banheiro e nas áreas externas.

Que tal ousar na sua decoração? O porcelanato de cimento queimado pode aparecer em outras composições, como na cabeceira da cama (Projeto: Portobello S.A.)


Decoração rústica

O estilo de decoração rústica combina perfeitamente com a aparência bruta do cimento queimado. E como o porcelanato é versátil, você poderá abusar desse revestimento, o usando em toda a sua casa.

Ele pode ser aplicado em pisos, como revestimento para paredes, bancadas e vários outros detalhes. Combina muito bem com móveis e itens em madeira, tijolos maciços, peles, tecidos em xadrez ou mais rústicos — como o linho e a juta —, vasos de barro, plantas e outros que lembrem a vida na fazenda.

Para dar um toque moderno à sua decoração rústica, o tipo de iluminação correto pode valorizar o projeto. Invista na luz amarela em cômodos que pedem por mais aconchego, como o quarto, a sala de estar e a sala de jantar.

Nos quartos, vale a pena apostar em tapetes e cortinas com tecidos rústicos, que também ajudam nessa sensação de aconchego.

Outra ideia é abusar das cores mais quentes, que contrastam muito bem com a rusticidade e a simplicidade do cimento queimado.

Decoração moderna

Quem ama o estilo clean e as decorações com arquiteturas modernas e contemporâneas também pode investir no porcelanato cimento queimado.

Como ele varia em tons de cinza, é bastante neutro e combina facilmente com o preto e o branco que geralmente são usados nessas composições.

Para dar um toque de modernidade, combine o revestimento com materiais mais leves e contemporâneos, como o vidro.

Fique atento também aos objetos, já que a ideia é usar o mínimo possível, mas sem deixar os ambientes sem graça ou vida.

O porcelanato cimento queimado combina perfeitamente com uma decoração clean e moderna (Projeto: Portobello S.A.)


Outras ideias com o porcelanato cimento

Além dessas ideias, o porcelanato de cimento queimado pode ser usado:

  • em ambientes vintage ou com uma decoração colorida, já que ele é um revestimento de cor neutra e, portanto, combina perfeitamente com tons fortes;
  • nas áreas gourmet, combinando com móveis mais rústicos, de madeira, ou mais modernos, de metal;
  • para delimitar espaços, fazendo lindas composições com o porcelanato amadeirado;
  • em composições com móveis e outros materiais em madeira;
  • em ambientes comerciais;
  • em fachadas.
  • E onde mais a sua criatividade permitir!

    Gostou de conhecer o porcelanato cimento queimado? Então, acesse o Archtrends para ver mais ideias incríveis e transformar os seus projetos e aproveite as ofertas da Leroy Merlin!

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo