Aprenda a otimizar o espaço da sua sala em um apartamento pequeno

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Viver confortavelmente em um apartamento pequeno é possível se você encontrar os móveis certos e ter uma boa dose de criatividade!

De fato, há pequenas soluções que podem fazer o espaço render pelo menos o dobro. E o benefício dessa abordagem é que muitas vezes esse tipo de decoração ajuda muito no orçamento, pois você estará maximizando seus móveis e o espaço.

Para tanto, saiba que pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença em ambientes pequenos. Pense verticalmente e use o espaço da parede e também pequenos cantinhos que você poderia descartar achando que é um espaço inutilizável, como um vão embaixo de um sofá ou de uma prateleira.

Ao considerar os detalhes, usar o espaço verticalmente e encontrar itens que podem fazer dupla função, é fácil viver confortavelmente em um espaço pequeno. Outra vantagem? Essas opções também podem ser econômicas.

Por essa razão, vamos sugerir neste post, algumas dicas para você otimizar um espaço de forma eficaz na sala de um pequeno apartamento. Acompanhe a seguir!

Como otimizar o espaço para um sofá de uma sala pequena

A regra geral para otimizar o espaço em uma sala de estar é escolher móveis de dupla função, como um sofá ou puff que se desdobre e possa se tornar uma cama para um momento de relaxamento – ou ainda, para receber visitas. Além disso, vale a pena considerar a compra de um sofá ou puff que incluam algum tipo de armazenamento embutido. Isso oferece muito conforto sem ter que se sacrificar espaço. Tenha em mente que um sofá retrátil é sempre uma boa pedida! Considere escolher um sofá alternativo para economizar espaço, como uma opção retrátil ou mesmo dobrável.

Invista em elementos decorativos

Itens de decoração ajudam a dar personalidade e vida ao ambiente. Invista em objetos que ajudem a aumentar o espaço pequeno da sua sala, como grandes espelhos nas paredes e tampos de mesa de vidro, que ajudam a projetar luz ao redor da sala e darão a impressão de um espaço maior.

Caso você viva em um apartamento alugado, evite transformar demais o espaço. Faça transformações básicas necessárias e invista mais em elementos decorativos avulsos do que em itens fixos. Isso é muito importante para depois você não ter dor de cabeça desnecessárias tendo que readaptar paredes e pinturas, por exemplo.

Mesas de apoio são uma ótima opção

Usar tipos de mesas aninhadas, que também são ótimas para a sala de jantar, podem servir não apenas como mesas de apoio em uma sala de estar, mas também como móveis de escritório quando você precisar trabalhar em casa e não tem um espaço dedicado para home office.

Alguns tipos de mesas dobráveis para alimentação, daquelas que ​​se usa fechada para liberar espaço são uma outra boa alternativa de uso de seu espaço, pois são o tipo de objetivo que economiza espaço e podem funcionar como mesas abertas em momentos mais formais, como o caso de se transformarem numa escrivaninha ou mesa de jantar, com o benefício adicional de serem dobráveis e armazenadas em um pequeno espaço quando não estiverem em uso.

Estante de livros

Outra peça de mobiliário frequentemente subutilizada é a estante de livros. Uma estante não só é geralmente fácil de mover porque pode ser quebrada, mas também aproveita o espaço vertical do seu apartamento. As prateleiras permitem que você armazene uma série de coisas, desde livros e discos até roupas que não você não estiver utilizando naquela estação.

Uma dica valiosa é colocar peças de roupas em caixas enfeitadas de papelão – além de não deixar suas peças de vestuário pegando pó, você também não revela seu segredinho no caso de receber uma visita! Assim sua estante parecerá super organizada, afinal, mesmo com pouco espaço, é muito desagradável viver num apartamento bagunçado ou desorganizado.

Para outros itens ou objetos, como itens de escritório e trabalho, use recipientes ou caixas que se encaixem perfeitamente nos espaços disponíveis e siga sua intuição! Procure por algum tipo de estante que possa ficar encostada a uma parede e que tenha um tamanho uniforme de cada cubículo, pois isso ajuda a incluir “gavetas avulsas”, que poderão ser suas caixas de papelão enfeitadas ou outros itens decorativos!

Espaço para jantar otimizado é possível também!

Uma solução que economiza espaço para pequenas salas de jantar é o uso de mesas de nidificação, que podem ser separadas e colocadas ao redor de uma sala quando necessário (e podem ser usadas em outras salas do seu apartamento). Em vez de ter uma grande mesa de jantar ocupando espaço desnecessário em uma sala, você pode colocar essas várias mesas menores em torno do sofá ou outra poltrona para manter a sala limpa. Se você preferir uma mesa de jantar, considere uma com armazenamento adicional ou uma mesa extensível, que minimiza o espaço durante o dia e oferece muitos assentos para reuniões noturnas.

Espaço de trabalho

Se falta espaço para trabalhar, a sala pode ser uma opção boa, se você não tem outro lugar. Mas seja atento: tome cuidado com a confusão de papel e os cabos elétricos que parecem ser a ruína de todos os usuários de escritórios. Embora seja inteiramente possível transformar seu escritório em casa em um espaço de armazenamento funcional, é ainda melhor quando há menos coisas físicas. Graças aos dispositivos de armazenamento em nuvem, você pode armazenar a maioria dos papéis de trabalho em formato online.

E para aqueles que se preocupam com a privacidade, existem vários discos rígidos externos que permitem fazer backup dos dados da área de trabalho do computador, bem como armazenar arquivos que você não precisa acessar regularmente. E não se esqueça de ter algum cabideiro ou opção de gaveta versátil para pendurar mochilas e/ou bolsas atrás da porta ou mesmo dentro de um armário.

Gostou destas dicas para otimizar o espaço em sua sala de estar e jantar em um apartamento pequeno? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo