Melhores modelos de lustre pendente moderno
O lustre pendente moderno está em alta na decoração. É possível encontrar modelos para diferentes ambientes, como o lustre pendente moderno para sala de jantar, sala de estar e até para áreas externas, como os espaços gourmet.
Além de iluminarem o ambiente, eles trazem um charme todo especial e podem ser o destaque decorativo do espaço. Por isso, escolher um bom lustre faz toda a diferença. Confira as dicas que a Leroy Merlin separou.
Conheça Alguns Modelos de Lustre Pendente Moderno e Inspire-se |
---|
1 – Lustre estilo clássico |
2 – Lustre estilo industrial |
3 – Lustre retrô |
4 – Lustre casual |
5 – Lustre luxuoso |
Modelos de lustre pendente moderno
Lustres e pendentes são indispensáveis em qualquer ambiente. Afinal, eles desempenham um papel crucial: iluminar. Mais que isso, dependendo do estilo escolhido, são capazes de trazer um toque decorativo, reforçando as demais características do cômodo.
1. Lustre estilo clássico
O lustre estilo clássico é o que reforça o estilo clássico da decoração. Porém, o que isso significa? Geralmente, é em ambientes mais luxuosos e refinados, que lembram o design das antigas cortes, que esse modelo aparece.
Por isso, os lustres nesse estilo são maiores, vistosos e de materiais refinados, como o cristal. Também é comum encontrarmos versões que lembram os antigos castiçais, acomodando até 30 lâmpadas.
Para que o seu espaço fique mais interessante, a dica é buscar lustres clássicos, todavia com um toque mais moderno. Em geral, essas peças lembram os antigos lustres no estilo castiçal, mas têm detalhes na concepção do seu design ou materiais que são mais contemporâneos — como as versões que mesclam vidro e aço.
2. Lustre estilo industrial
O lustre estilo industrial tem uma estética supermoderna e atual. Ele é mais “rústico”, no sentido de não parecer muito trabalhado. A ideia é trazer uma sensação de iluminação usada em fábricas e antigos galpões industriais.
Inclusive, os lustres em metal, com fios aparentes ou com lâmpadas de filamento fazem muito sucesso.
3. Lustre retrô
Os lustres retrô são modelos atuais, mas que se inspiram na estética e no design de décadas passadas.
O formato de globo ou o de meia-lua são os mais tradicionais dentro dessa estética, assim como as versões em metal ou revestidas de tecidos de crochê ou renda. Também fazem sucesso os lustres pintados.
4. Lustre casual
O lustre casual é mais descolado e jovem. Ele é indicado para ambientes que não sejam muito tradicionais e que tenham um estilo decorativo mais leve e sem tantas regras rígidas.
Os modelos podem ser encontrados em diferentes materiais, como aço, madeira, cristal ou até o lustre pendente de LED moderno.
5. Lustre luxuoso
O lustre glamour ou luxuoso, como o próprio nome indica, tem uma pegada mais refinada e sofisticada.
É uma peça que chama atenção, pois é bastante trabalhada, pensada para ser o destaque do espaço. Os lustres de cristal são muito usados, assim como os de acrílico, com várias lâmpadas pendentes, criando um efeito lindíssimo. É possível encontrar versões quadradas, redondas e de diferentes formatos.
Qual é a diferença entre lustre e luminária?
Quando falamos em iluminação, existem vários termos que podem ser encarados como sinônimos, mas que, na prática, são bem diferentes.
Os lustres são peças que ficam instaladas no teto e compõem a iluminação principal de um ambiente ou a iluminação pontual de um espaço. Em geral, são usados como ponto de destaque da decoração. Podem aparecer em diferentes ambientes — como sala de estar, de jantar, hall de entrada etc.
As luminárias ajudam a compor a decoração e, geralmente, trazem uma iluminação indireta. Elas podem ser de vários tipos, dependendo do efeito que se deseja criar.
Por exemplo, existem as luminárias articuladas de mesa ou de chão que podem acompanhar a poltrona de leitura, a mesa do home office, a mesinha de cabeceira ou a mesa de apoio na sala de estar. As arandelas são luminárias de parede e podem ser usadas na cabeceira da cama, em varandas, espaços externos, corredores etc.
Ainda há as luminárias de sobrepor, conhecidas como spots ou plafons, e as de embutir, como os spots embutidos, que podem ser instalados em forros de tetos e paredes, bem como nos móveis. Eles ajudam a criar uma iluminação específica, como sobre o espelho do banheiro para se maquiar ou para iluminar uma escultura de destaque.
Também há os pendentes. Eles são espécies de lustres, porém com um apelo decorativo maior. Ficam dependurados, presos com fios longos ao teto. Podem ser usados em diferentes locais, como na bancada da cozinha americana, sobre a mesa de jantar, nas cabeceiras das camas, nas mesinhas laterais de sofás e poltronas etc.
Os lustres pendentes modernos podem aparecer em qualquer parte da sua casa ou empresa e auxiliam na construção de um ponto decorativo de destaque. É muito comum encontrá-los em diferentes materiais, como metais, vidro, acrílico ou cristal e com formatos que podem variar dos mais orgânicos e irregulares até os geométricos e mais tradicionais.
Agora que você sabe tudo sobre lustre pendente moderno, que tal transformar a iluminação dos espaços da sua casa? Confira as opções da Leroy Merlin — sempre com preços imperdíveis!