Leroy Merlin produz máscaras para doação durante pandemia do coronavírus
Diante do avanço da pandemia do coronavírus, a Leroy Merlin fechou uma parceria com o Movimento Brasil Contra o Vírus e disponibilizou seu Bricolab, espaço para confecção de artigos e promoção de cursos em sua loja da Marginal Tietê (SP), para a produção de máscaras de proteção hospitalares produzidas a partir de suas impressoras 3D.
Desde o dia 30 de março, os 8 voluntários da instituição já estão produzindo máscaras de proteção facial para doação. Até o momento, a Leroy Merlin trabalha com 8 impressoras profissionais 3D, além de o oferecer o espaço físico para a montagem dos equipamentos. “Nossa estimativa é trazer mais máquinas para a loja, pois temos espaço físico adequado. A Leroy Merlin pretende produzir 12 mil máscaras em 3 meses para doação”, comenta Rodrigo Spillere, Gerente de Inovação da empresa.
O equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais da saúde é mais eficaz que alguns outros EPIs, como caso dos óculos tradicionais, pois, cobre o rosto por completo e pescoço, não deixando que as gotículas de saliva dos pacientes cheguem ao rosto do profissional. Apesar disso, ela não substitui o uso da máscara N95, que filtra a passagem de ar e impede a contaminação.
Mais de 450 profissionais da saúde deverão receber as máscaras
A iniciativa tem como objetivo abastecer as unidades de saúde públicas e privadas do Brasil. A engenheira biomédica e idealizadora do movimento, Thabata Alcântara, disse que muitas empresas e pessoas físicas demonstraram interesse em ajudar nas redes sociais. “Por isso, criamos comitês regionais para suprir a demanda da rede do bem que criamos e já temos mais de 1600 pessoas interessadas em ajudar”, comenta a engenheira.
Isso é importante, pois os EPIs demoram para serem produzidos. “Sabemos que a confecção desse equipamento leva tempo. Se produzida em máquinas profissionais, leva cerca de uma hora para ficar pronta, já em máquinas não profissionais esse tempo pula para 3 horas”, explica a engenheira.
Mais de 450 profissionais da saúde já demonstraram interesse em adquirir as máscaras de doação, pois muitos estão com falta de equipamentos para trabalhar.“Fazer parte desse movimento do bem nos deixa mais fortes e otimistas. É muito gratificante trabalhar diretamente em ações para resguardar a vida de quem está na linha de frente da pandemia do coronavírus”, conta Rodrigo.
Como funcionam as impressoras 3D da Leroy Merlin
A Leroy Merlin fez uma série de vídeos sobre a produção de objetos 3D em suas impressoras para mostrar como funciona a tecnologia. Nela, objetos simples como escorredor de talheres, dock para celular e porta copos são produzidos do zero pelo equipamento. Clique abaixo para conferir!
Iniciativa da Leroy Merlin durante coronavírus é destaque na imprensa
Clique no link a seguir para ler as principais matérias sobre o assunto:
TV Globo/SPTV (clique na imagem para assistir a reportagem na íntegra)
Valor InvesteContra coronavírus, Leroy Merlin cria máscaras em impressora 3D para médicos
Diário do ComércioLEROY MERLIN confecciona máscaras para doação
Leroy Merlin no combate ao coronavírus (Covid-19)
A Leroy Merlin tem realizado importantes ações de combate à COVID-19, além de dispinilizar produtos para proteção, limpeza e prevenção ao Coronavírus!
Confira mais sobre as ações da Leroy Merlin no combate à pandemia e entenda como, juntos, podemos superar essa situação!