Dicas

Decoração de quarto de menina: dicas para fazer na quarentena

Além de ser o refúgio de cada um dos membros da casa, para as crianças o quarto é o cantinho onde podem brincar, estudar e descansar. É comum que os pais queiram caprichar na hora de fazer a decoração, por isso o assunto de hoje é sobre acertar em cheio na escolha dos itens e móveis que vão compor o quarto de menina.

Se você quer se inspirar e ver algumas tendências de decoração para montar um quarto de menina, continue a leitura e confira algumas dicas incríveis!

APOSTE EM ADESIVOS E PAPEL DE PAREDE

Os adesivos e papéis de parede são muito indicados para qualquer tipo de quarto, mas principalmente os infantis. Como são práticos de colocar e retirar, é possível trocar por um novo de acordo com a idade e as preferências da criança.

Há opções coloridas, floridas, em tons pastel e outras tonalidades que combinam muito com o tema infantil e costumam agradar as meninas. É uma alternativa simples, fácil de ser instalada e que faz toda a diferença na hora de decorar o quarto de criança

CRIE UM ESPAÇO PARA LEITURA

A dica é instalar prateleiras na altura dos olhos, para que a menina possa alcançar com facilidade. Evite aquelas muito altas e dê preferência para criar um cantinho de leitura bem confortável.

Aproveite para inserir puffs no chão ou almofadas decorativas infantis com cores e temas que agradem a criança. Assim, esse cantinho pode ficar por muito tempo sem sofrer nenhuma alteração e a criança vai poder, sem precisar de ajuda, escolher e pegar os livros que quiser!

A prateleira, ainda, é uma boa maneira de manter os livros e brinquedos organizados, já que a altura facilita o acesso das crianças também na hora de guardar. Lembre-se de incentivar a criança a sempre guardar tudo no lugar correto após o uso e parabenize sempre que ela fizer isso por conta própria.

FAÇA UM CANTINHO DE ESTUDO

Além do espaço para leitura, que pode ser um lugar mais informal e descontraído, vale a pena investir em uma escrivaninha e uma cadeira confortável para que seja possível fazer o dever de casa e estudar.

A cor pode combinar com outros móveis e não precisa ser muito grande, basta ter espaço suficiente para os livros ou para usar tablet e notebook, por exemplo.

Esse espaço é importante para que a criança possa diferenciar o cantinho de estudos e leitura, onde pode deitar para ler sem compromisso e até adormecer, do espaço de estudo, que é um compromisso mais sério e, por isso, deve ser feito em outro lugar.

INSTALE NICHOS DECORATIVOS PARA ORGANIZAR E DECORAR

Os nichos têm dupla função no quarto de menina: ao mesmo tempo em que decoram as paredes, são bons para organizar, pois abrigam porta-retratos, brinquedos, bonecas e outros enfeites.

É possível encontrar nichos práticos, charmosos e personalizáveis de todas as cores, que ajudam a dar um toque divertido na decoração, podendo ser encontrados na versão com ou sem porta.

Para instalar os nichos, use e abuse da criatividade. É possível colocá-los em diagonal, espalhados pela parede ou até fazendo o papel de uma mesinha de cabeceira, ao lado da cama.

INVISTA EM MÓVEIS INFANTIS

Um bom guarda roupa infantil e uma cama infantil de qualidade são fundamentais. Há modelos de cama em formatos divertidos, em forma de cabanas e até camas no estilo montessoriano, que são mais baixas e permitem a entrada e a saída da criança sem auxílio dos adultos.

No caso do guarda-roupa, alguns modelos contam até com portas e puxadores coloridos, tendo a possibilidade de combinar com a cômoda, gaveteiros e outros móveis para o quarto.


MONTE UM CAMARIM

Grande parte das meninas gosta de maquiagem, já que é na idade da infância para a adolescência que esse interesse começa a surgir. Então que tal investir em uma penteadeira?


O modelo de penteadeira camarim vem com um espelho envolto por luzes, simulando um camarim mesmo!Ali a menina pode soltar a imaginação e pentear os cabelos, fazer maquiagens e pintar as unhas. Além de ser um passatempo interessante, a penteadeira deixa a decoração muito especial!


INCENTIVE A ORGANIZAÇÃO COM CAIXAS

Há algumas caixas organizadoras com estampas especiais para quarto infantil feminino que são também um item de decoração! Essas caixas podem ser grandes, médias ou pequenas e abrigar brinquedos, livros, material de atividades e jogos!

Elas podem ficar no chão, ao alcance de todos da casa, e facilitam muito na hora de guardar, já que é só colocar tudo na caixa. Para incentivar as crianças, a sugestão é criar a regra do “usou, guardou”. Se todos os membros da família derem o exemplo, fica mais fácil para que a criança assimile a informação e faça o mesmo.


DECORE O QUARTO COM CORTINAS E TAPETES

As cortinas, além de serem essenciais para evitar que a claridade entre no quarto e atrapalhe o sono, são ótimas opções para ajudar na decoração e completar um quarto infantil feminino.

Assim como os tapetes, que ajudam a deixar o ambiente mais confortável e ainda podem combinam com o restante dos enfeites e móveis.

Para as janelas, a dica é investir em modelos de cortina blackout que, quando fechadas, deixam o quarto totalmente escuro, ajudando a manter uma boa qualidade de sono. Elas têm um forro especial que barra toda a luz, mas a parte visível pode ser estampada com os personagens favoritos da dona do quarto ou pode ser no padrão que combina com o restante da decoração.

O mesmo vale para o tapete na decoração que pode ser colocado no centro do quarto ou no cantinho de leitura, para definir o espaço e deixar mais aconchegante. O segredo é optar por modelos de tapetes que tenham sistema antiderrapante na parte debaixo, para garantir a segurança da criança durante as brincadeiras.

UTILIZE QUADROS, FLORES E PORTA-RETRATOS

Para decorar, esses três acessórios são peças-chave que dão todo o charme que um quarto de menina pede. Uma ideia interessante é fazer uma composição de vários quadros pequenos na parede em cima da cabeceira da cama, por exemplo.

Um vasinho de flores permanentes ou naturais pode ser colocado na mesa de cabeceira ou até na escrivaninha. As plantas ajudam a trazer mais calma ao ambiente e as meninas gostam muito desse toque mais delicado.

E os porta-retratos também não podem faltar em um quarto para menina, não é mesmo? Você pode distribuir um em cada móvel ou colocar um painel na parede para deixar as fotos da família e dos amigos sempre aos olhos para recordar os bons momentos!


ALMOFADAS E BICHINHOS DE PELÚCIA

Na hora de mobiliar e decorar um quarto de criança seja nos puffs ou sobre a cama, as almofadas nunca são demais

Existem opções de almofadas decorativas em diversas cores e em formatos diferentes que as crianças costumam adorar! Misturar almofadas e bichinhos de pelúcia sobre a cama dá o ar de quarto infantil que esse espaço precisa!

Faça uma composição com as cores favoritas da criança e que combinem com o restante da decoração do quarto. O resultado é um ambiente muito agradável e com aquele toque de charme e conforto pra deixar qualquer menina apaixonada!


O quarto de menina deve, sobretudo, ter relação direta com as preferências da criança. Converse com sua filha, pergunte quais temas ela gosta ou aposte em tons neutros para que ela se sinta bem dentro do seu próprio cantinho. Assim, o quarto se torna um lugar especial e gostoso desde cedo!

Gostou das dicas de como organizar e decorar um quarto de menina? Tem alguma ideia legal para compartilhar? Deixe seu comentário e nos conte como você decoraria esse ambiente!


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo