Consumo consciente: Isa Ribeiro dá 5 dicas para comprar melhor
Consumo consciente é a expressão de ordem do Dia do Consumidor, comemorado anualmente em 15 de março. A data comemorativa foi criada justamente para proteger e lembrar os consumidores dos direitos que têm quando adquirem um produto.
Como consumidor, você pode tomar decisões de compra cada vez melhores quando avalia bem o produto que está adquirindo, conhece melhor seus direitos e se informa sobre as políticas de troca e devolução da empresa, canais de relacionamento e prazo de garantia do item comprado.
É uma data também para as lojas e empresas lembrarem do compromisso com seus clientes, seja com relação ao preço, entrega, troca ou devolução de algum produto.
Como as empresas costumam colocar muitas ofertas no ar, no Dia do Consumidor, é natural ficar em dúvida sobre como aproveitar esse momento com inteligência. E para te ajudar a consumir de forma consciente, convidamos Isa Ribeiro (@ribeiro_isadora), youtuber, escritora e criadora do site Na Nossa Vida, para dar dicas práticas!
Então, coloque seu cartão de volta na carteira e aprenda com essa especialista em vida simples sobre como consumir de forma inteligente!
5 dicas para comprar melhor com Isa Ribeiro
Se você está em busca de dicas valiosas para melhorar suas compras, veio ao lugar certo! Confira cinco dicas fundamentais que vão te ajudar a comprar de forma mais inteligente e aproveitar ao máximo o seu dinheiro.
1. Saiba o motivo exato pelo qual vai comprar o produto
Faça uma lista de desejos com os produtos que você tem bastante vontade de adquirir, aqueles em que você não para de pensar! Enquanto se prepara para comprá-los, imagine-os na sua rotina e tente entender que melhorias cada um deles traria para o seu dia a dia. “Nesse momento, aproveite para curtir e namorar o produto. Assim, ele terá mais valor quando for seu”, sugere Isa.
Feita a lista de desejos e o exercício de imaginar o produto na sua rotina, você já deve ter descartado algumas compras. Para os itens que ficaram na lista, Isa recomenda avaliar se eles realmente trazem essa melhoria que você espera. Só assim vai conseguir entender se, de fato, você precisa deles. “Com boas motivações, você não compra por impulso”.
Consumo consciente envolve saber se o produto tem uma funcionalidade legal, se cobre o que você está precisando e o que ele acrescenta na sua vida. Esses são alguns questionamentos que você deve se fazer para que as compras tenham ainda mais profundidade:
2. O produto que escolhi é o melhor?
Para cada categoria de produto, existe uma infinidade de opções disponíveis no mercado, com funcionalidades, durabilidade e preços diferentes. Por isso, a dica da Isa é fazer uma boa pesquisa antes de adquirir o que você precisa.
“É importante conferir características, atributos e funcionalidades para avaliar se o produto contempla o que você precisa”, explica. Por exemplo, não vale pagar mais caro em um produto com cinco funções se você só precisa de uma delas. Um item comprado de forma inteligente tem menos chances de precisar ser trocado ou devolvido. Ou seja, uma economia de tempo e dinheiro!
3. Evite comprar produtos da moda
Antes de abrir a carteira para comprar o item que todas as blogueiras estão usando, pare para pensar se você realmente precisa dele e se o produto se encaixa na sua vida. Lembre-se: compre porque você precisa e não porque todo mundo usa! Se você realmente precisa comprar esse tipo de produto, tente vendê-lo depois para dar ainda mais utilidade a ele.
4. Promoções não são inimigas do consumo consciente!
Pelo contrário, promoções são uma ótima oportunidade de adquirirmos uma peça que estamos namorando há algum tempo, mas por um preço especial. “Se você pensou bem antes de comprar o produto em promoção, sua compra foi feita de forma consciente”, comenta Isa.
Em época de promoção, você pode pegar um produto com a qualidade ainda melhor, que vai durar mais na sua vida, por um preço menor.
5. Conheça seus direitos como consumidor
Uma compra consciente não acontece apenas no momento de passar o cartão no caixa. É importante saber quais são seus direitos de troca e devolução e conhecer os canais de atendimento da empresa, caso tenha problemas com o produto que adquiriu e precise de algum suporte. E, para que seus direitos como consumidor sejam válidos, é preciso guardar todos os comprovantes da compra: nota fiscal e documento de garantia!
Aproveite o poder transformador do consumo consciente! Compre de forma consciente na Leroy Merlin e faça a diferença no seu lar e no planeta!
Gostou das dicas sobre consumo consciente?
Então confira os outros vídeos com a Isa Ribeiro (@ribeiro_isadora) para diminuir o lixo, ter um guarda-roupa inteligente e evitar o desperdício em casa.
Leia mais: