CollabsComo fazerConstrução e ReformaDicasInfluenciadores

Como Tapar Furos na Parede com Massa Corrida: Passo a Passo

Uma das ações mais comuns que fazemos numa casa é abrir furos na parede para fixar elementos de decoração e também alguns móveis. Neste artigo, você aprenderá algo também essencial: como tapar furos na parede quando acabam ficando na posição errada ou não serão mais utilizados.

Quem nunca trocou um móvel de lugar ou adquiriu um novo que precisava de novos furos na parede para encaixar? Ou teve que lidar com aquela parede que teve uma infiltração ou ainda, por algum outro motivo, com um pedaço do reboco que caiu?

Um furo ou buraco na parede pode ser considerado um pequeno defeito, mas esse problema pode ser resolvido de forma simples.

Ensinamos o passo a passo de como tapar furos na parede com massa corrida, que é a forma mais rápida e barata para você aplicar na sua casa usando apenas alguns materiais.

Materiais necessários para tapar furos na parede

Além da massa corrida, você precisará utilizar alguns outros materiais no processo para obter um resultado profissional. São eles:

Passo a passo: como tapar furos na parede

Após reunir o material, é hora de colocar a mão na massa!

Lixe a parede

O primeiro passo é lixar a parede. Se você tem dúvidas, veja este vídeo sobre como escolher lixas e lixadeiras. Após lixar, você deve passar o selador, que servirá como base para a massa corrida. O tempo médio de secagem do selador é de 1 a 4 horas.

A partir desse momento, a parede estará pronta para receber a massa corrida. Ao escolher a massa para tapar furos na parede, fique atento ao detalhe de que, caso o buraco esteja numa área externa da casa, recomenda-se o uso de massa acrílica, pois ela tem maior resistência e durabilidade. Por outro lado, caso o furo esteja numa área interna da casa, você pode utilizar a massa corrida PVA sem problemas.

Massa Corrida 1,5 kg Coral

Escolhida a massa e feito esse primeiro preparo da parede, vamos aos próximos passos de como tampar buraco na parede.

Prepare o local

Com a lona plástica, forre o chão ou móveis e utensílios que estejam próximos ao local de trabalho para evitar a sujeira do pó, resíduos ou respingos. Se for possível, o ideal é que você retire tudo aquilo que esteja próximo do local.

Outro cuidado que precisa ter é delimitar a área que será tapada, o que você pode fazer utilizando pedaços de fita crepe. Tenha cuidado também com você, utilizando equipamentos de proteção individual como luvas, máscara e óculos de proteção.

Lona Multiúso 4x3 m NTK

Aplique a massa corrida

Retire a massa corrida da embalagem com a espátula e passe no local em que está o buraco na parede. Corrija a camada certificando-se de que ela esteja tapando completamente o buraco e deixando a parede o mais lisa, nivelada e uniforme possível.

Caso essa seja a primeira vez que você vai utilizá-la, não se preocupe! Assista ao nosso vídeo e aprenda a usar massa corrida agora mesmo!

Depois disso, é só aguardar o tempo de secagem que, em média, é de 4 horas, dependendo das condições climáticas.

Espátula de Aço 10 cm Cabo de Plástico Max

Faça o acabamento

Após seca, lixe a parede com uma lixa 180 grãos para tirar o excesso de massa e obter a altura correta. Não se esqueça de verificar se a parede está ficando lisinha e bem nivelada. Caso perceba que a parede absorveu a massa corrida, aplique uma segunda camada para evitar relevos e imperfeições.

Folha de Lixa para Madeira e Drywall Grão 180 Bosch

Finalize com tinta para parede

Após dar o acabamento, para deixar a sua parede como se nada tivesse acontecido, refaça a pintura do local, principalmente se a sua parede for colorida — afinal, a cor da massa corrida é branca.

Certifique-se de utilizar a tinta certa, conforme o ambiente a ser pintado. Verifique também se uma mão de tinta é suficiente para não haver diferenças de tonalidade na parede.

Além da tinta, o kit pintura já contempla os utensílios que você precisa para um trabalho bem-feito.

Kit Pintura 23 cm 3 Peças Flex Roma

Agora você já sabe como tapar furos na parede, qual o material necessário e como utilizar cada utensílio. Na Leroy Merlin, você encontra tudo o que precisa com os melhores preços e a maior variedade. Confira as ofertas em nossa loja!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo