Como montar uma horta em apartamento ou em casa?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

As práticas de jardinagem em casa estão ganhando cada vez mais adeptos. As famílias hoje estão procurando alimentos que podem cultivar dentro de casa ou dentro de um apartamento, às vezes um simples tempero fresco colhido na hora, ou quando há espaço, até verduras e legumes.

Com vasos biodegradáveis da NagmoBio é muito mais fácil fazer uma horta em casa. Eles dão mais agilidade no crescimento das plantas e não produzem lixo dentro de casa.

Além do benefício saudável proporcionado pela estimulação de raízes secundárias, que podem romper as paredes do vaso, pois não há necessidade de transplante.

Vamos dar uma dica para quem não tem muito espaço e mora em apartamentos e para aqueles que possuem um canteiro ou até mesmo um jardim para o cultivo. É muito simples, fácil e divertido.

Fazer uma horta em casa é uma atividade que pode envolver toda a família, além de proporcionar um alimento mais rico em nutrientes que é colhido e vai direto para mesa, sua horta pode ser feita com vasos sustentáveis.

Formas de cultivar horta em casa

Existem basicamente duas formas de cultivar. A técnica mais comum é utilizando sementes.

Horta com sementes

Neste caso, a dica é utilizar vasos biodegradáveis pequenos, pois a indicação da raiz rompendo as paredes vai nos ajudar mais tarde.

É preciso um pouco de terra, com a quantidade adequada para o número de vasos que você vai utilizar e alguns utensílios de jardinagem, como uma pá e um regador ou mesmo borrifador de água.

  • 1) Encha os vasos com terra, de preferência aquelas que já venham com adubo orgânico misturado.
  • 2) Com uma caneta ou a ponta dos dedos, faça furinhos no meio da terra para depositar as suas sementes, duas ou três já são suficientes.
  • 3) Cubra com mais terra, sem deixá-la muito prensada, mais fofa. Neste estágio é melhor utilizar um borrifador de água para regar suas sementes. A regra aqui é ser frequente, mas não encharcar muito, deixando sempre a terra úmida.

  • Horta com mudas

    A segunda técnica mais utilizada é a da muda. As mudas podem ser compradas pequenas, ou você mesmo pode retirar mudas da espécie de sua preferência que já tenha em casa. Em qualquer um desses casos, o processo vai ser o mesmo.

  • 1) Escolha vasos biodegradáveis que sejam um pouco maiores e acomodem melhor as plantas.
  • 2) Centralize as mudas no vaso e complete com terra adubada. Utilize uma pá pequena de jardinagem para lhe auxiliar neste processo.
  • 3) A rega sempre é frequente, mas nunca em excesso.

  • Dicas para a colheita da horta

    Nesses dois processos, com as sementes ou mudas, quando a sua planta começar a crescer o suficiente para você acomodá-las no lugar definitivo, as raízes é que vão te dar essa dica.

    Lembra que falamos delas anteriormente? Então, quando as paredes dos vasos biodegradáveis se romperem, é sinal de que eles estão estimulando a produção de raízes secundárias e evitando a espiral, que não é saudável para as plantas.


    Isso é uma dica de que você já pode providenciar o espaço definitivo para elas, e um indício de que já estão mais fortes para seguir até a fase da colheita.

    Se você mora em apartamento, esse é o momento para escolher qual o recipiente você vai deixar suas plantas. Como os vasos biodegradáveis podem ir direto na terra, sem a necessidade de transplante, é interessante você escolher uma pequena jardineira que possa acomodar suas plantinhas.

    Faça uma camada de pedras, uma de areia e complete com terra. Deixe os espaços para colocar os vasos e complete com mais terra. Por fim, faça a rega frequente.


    Caso tenha um pouco mais de espaço e more em casa, fique atento ao local do jardim ou onde irá deixar sua floreira por conta da luminosidade. Em ambos os casos, verifique que tipo de luz sua planta gosta mais.

    Opte por locais frescos e que possam receber luminosidade direta e indireta, dependendo do que sua espécie mais gosta. Se for no jardim, é só cavar buracos do tamanho dos vasos e colocá-los na terra.

    Muda de Abóbora em Vaso NagmoBio recebendo luminosidade


    Cuidados com a horta

    Você nunca deve retirar sua planta dos vasos biodegradáveis da NagmoBio em nenhum dos casos, pois ele é feito de fibra vegetal com papel reciclado e se transforma em matéria orgânica. Sua decomposição completa é realizada quando as paredes estão em contato direto com o solo e variam entre 4 e 6 meses.

    Muda de Abóbora em Vaso NagmoBio recebendo luminosidade


    Aproveite e divirta-se vendo sua planta crescer, curta essa prática que é uma terapia e muito saudável.

    Seu apartamento ou seu jardim ainda vão ganhar aquele verde extra e deixar o seu espaço mais bonito, sem geração nenhuma de lixo! Aguarde até o momento certo de colher o que plantou e vá se aperfeiçoando, aventure-se com outras espécies.

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo