Como fazer uma mesa usando cabides: passo a passo de um DIY super criativo

Publicidade Cupom Leroy Merlin

As mesinhas são utensílios de mobília que fazem a maior diferença onde quer que sejam colocadas. Pode ser no centro da sala; no quarto, ao lado da cama, fazendo as vezes de criado mudo ou, até mesmo, no escritório, para abrigar objetos decorativos e funcionais. Mesmo pequenos estes móveis conseguem dar charme e um toque especial ao ambiente, algo que fica ainda mais forte quando ela é confeccionada através do DIY. No canal Casa de Verdade, a designer de interiores Karla Amadori ensinou como fazer uma dessas com utensílios de organização que todo mundo tem em casa: o cabide de madeira. Dá uma olhada e vem ver como fazer!

Você vai precisar de:

1) 2 ripas de Pinus de 30x12cm;
2) 2 tábuas de Pinus de 60x30cm;
3) 2 varetas de madeira fina de 25cm;
4) 8 pregos de aço;
5) 4 parafusos grandes;
6) 8 parafusos pequenos;
7) 4 cantoneiras;
8) 4 porcas e arruelas;
9) 4 cabides de madeira;
10) Tinta spray para madeira (da cor que você preferir);
11) Cola para madeira;
12) Furadeira;
13) Broca para madeira;
14) Parafusadeira;
15) Martelo.

Quer encontrar todos os produtos do passo a passo em um só lugar? CLIQUE AQUI para comprar o projeto.

1º passo: comece pelo caixote que ficará na parte superior da mesa

Imagens da Karla colando as madeiras para fazer a mesa

Para construir a parte superior da sua mesinha, separe as ripas e tábuas de madeira. Monte o seu caixote usando as duas madeiras maiores para fazer as bases e duas menores para as laterais. Una as quatro peças aplicando cola para madeira nos pontos de encontro entre elas.

2º passo: garanta que todas as tábuas estão bem presas

Pregos fixados na madeira para a sua mesa

Mesmo depois de aplicar a cola para madeira, você vai precisar reforçar a junção das tábuas e ripas com pregos, para que a mesa não corra risco de desmontar. Use quatro pregos em cada lateral da mesinha (dois em cima e dois em baixo), lembrando de pregar sempre perto das extremidades da madeira. Ah, mais uma coisa: cuidado com os dedos na hora de usar o martelo!

3º passo: customize a madeira como você preferir

Karla pintando a madeira para a mesinha com a tinta spray

Para customizar a sua mesa, deixe a criatividade fluir e faça como preferir! Você pode usar estêncil, papel contact ou fazer decoupage em MDF. O importante é que fique a sua cara e combine com a decoração do ambiente. No vídeo, a Karla optou por colorir com a tinta acrílica em spray na cor verde menta. Neste caso, você vai precisar aplicar duas demãos de tinta para uma cobertura uniforme. Espere o tempo determinado pelo fabricante para a secagem entre as demãos, ok?

4º passo: hora de começar a fazer os pés com cabides

Montagem dos cabides para fazer os pés da mesa

Para montar cada pé da mesa, você vai precisar usar dois cabides. Primeiro, retire os ganchos de metal de cada um deles e, em seguida, posicione as duplas alinhando a base e as laterais.

5º passo: deixe os cabides bem grudados e firmes

Imagem dos dois cabides com a cola de madeira e sendo furados para o encaixe do parafuso

Para deixar os pés da mesa bem estáveis, prenda os dois cabides usando cola em toda a sua extensão. Depois que ela secar, fure cada uma das extremidades para o encaixe dos parafusos. No vídeo, a Karla usou a broca para madeira número 4.

6º passo: use parafusos para o acabamento

Encaixe das cantoneiras, porcas e arruelas no prego

Com os furos feitos, passe os parafusos grandes que vão servir para prender um cabide no outro. Depois, é só encaixar as cantoneiras, arruelas e porcas para prender bem o suporte da base da mesa. Conte com a ajuda de um alicate ou chave de boca para apertar a porca.

7º passo: dê mais um toque de estabilidade

Adicione varetas aos cabides para aumentar a estabilidade da mesa

Para garantir a sua mesa não vai desmontar, cole as duas varetas com cola instantânea no pequeno relevo que os cabides possuem em suas extremidades. Elas vão aumentar a estabilidade do móvel, mas, atenção: para que essa estapa dê certo, você vai precisar alinhar bem os cabides lá no início.

8º Passo: hora da finalização!

Imagem de parafusos prendendo as cantoneiras ao caixote

Na finalização você só vai precisar unir os pés com os caixotes. Para isso, use a parafusadeira e os parafusos pequenos, parafusando as cantoneiras nos dois furos que elas já têm para isso. Confira aqui embaixo como a sua mesa vai ficar depois da finalização:

Karla Amadori mostrando a mesa de cabides pronta

Posicione a sua nova mobília no lugar onde preferir e decore com diferentes objetos, mas tome cuidado para não exagerar no peso deles. E aí? Já vai começar o seu DIY agora?

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo