Elétricos e Hidráulicos

Como escolher conduítes: tamanhos e tipos

O conduíte ¾, também conhecido como eletroduto, é usado para proteger fios e cabos em instalações elétricas. Os fios passam por dentro do conduíte, que fica dentro das paredes, pisos ou lajes em uma construção.

Esse tipo de material também tem propriedades anti-chamas, que servem para impedir a propagação de incêndios causados por curto-circuito. Dessa forma, a instalação elétrica fica protegida contra interferências mecânicas e químicas.



Entretanto, existem diversos tipos de conduítes, categorizados por tamanho, formato, indicação de uso, entre outras características. É preciso conhecer cada um deles e sua indicação para não errar na hora da escolha do eletroduto ideal para sua obra. Confira a seguir as principais dicas para escolher seu conduíte ¾.


Conheça os Melhores Modelos de Conduíte ¾
1 – Conduíte Eletroduto Corrugado Anti-chama PVC
2 – Conduíte Corrugado 7 Metros Amarelo Tigre
3 – Conduíte Corrugado Cinza 25 m
4 – Tubo Liso 50 m Preto e Amarelo Tuboline
5 – Eletroduto Corrugado ¾ 10 Metros Amarelo Lexman



Modelos de conduítes

São muitos os modelos de conduítes, cada um com suas características específicas. Os principais aspectos que diferenciam um do outro são sua indicação de uso, seu formato ou tamanho. Eles podem ser adquiridos por rolos com metragem específica.

Os conduítes podem ser rígidos ou flexíveis. Na primeira opção, podem ser em tubos de aço galvanizado (usado para preservar os cabos de circuito elétrico), ou em PVC (indicados para isolamento térmico e elétrico). Já os modelos flexíveis se dividem entre metálicos ou isolantes, e são indicados para equipamentos com vibrações no seu funcionamento.

Os conduítes flexíveis também podem ser separados em plano e corrugado. O modelo plano é mais indicado para instalações elétricas de baixa e média tensão. Além de ser utilizado em paredes e lajes, também pode ficar visível.

Já o conduíte flexível corrugado é ideal para ser embutido. É o modelo mais usado em instalações elétricas pela sua facilidade de seguir diferentes direções dentro da construção. Tem grande flexibilidade sem perder sua resistência.

1. Conduíte Eletroduto Corrugado Anti-chama PVC

O Conduíte Corrugado Laranja ¾ Anti-chama PVC é um modelo de fácil aplicação com propriedades anti-chamas. Feito em PVC, tem grande resistência à corrosão e é ideal para instalações embutidas. É um tipo de eletroduto reforçado que não perde em flexibilidade, por isso, tem fácil manuseio.



2. Conduíte Corrugado 7 Metros Amarelo Tigre

O Eletroduto Corrugado ¾ Amarelo Tigre é um modelo que evita a propagação de chamas, sendo uma opção segura para instalações elétricas. Esse conduíte ¾ é indicado para instalações de baixa tensão e embutidas, principalmente em construções de alvenaria e argamassa. Pode ser usado tanto em obras de prédios comerciais quanto industriais.


3. Conduíte Corrugado Cinza 25 m

O Conduíte Corrugado Cinza ¾ é feito em polietileno de alta densidade, sendo uma opção muito segura para instalações de baixa e média tensão elétrica. Apesar de não contar com propriedades anti-chamas, é um modelo altamente resistente à corrosão.



4. Tubo Liso 50 m Preto e Amarelo Tuboline

O Tubo Liso ¾ 50 m Preto e Amarelo Tuboline é mais indicado para paredes ou aterramentos. Feito em polietileno, é um modelo de conduíte flexível plano.


5. Eletroduto Corrugado ¾ 10 Metros Amarelo Lexman

O Eletroduto Corrugado ¾ Amarelo Lexman está na lista dos eletrodutos anti-chamas. Ele tem ótima resistência mecânica e também contra compressão e impactos. É indicado para instalações embutidas e pode ser facilmente manuseado sem que ocorram deformações.



Tipos de conduítes

Os tipos de conduítes são divididos conforme o seu material de fabricação. Cada material tem suas indicações de uso, suas características, vantagens e desvantagens.

O conduíte de plástico anti-chama, por exemplo, tem propriedades que evitam a propagação de incêndios por curto-circuito.



Já os conduítes de polietileno são comumente no modelo plano e indicados para instalação embutida.



Por fim, o conduíte de PVC é o tipo mais comum, e se destaca pelo seu ótimo custo-benefício.



As melhores marcas de conduíte ¾, com preços imbatíveis, você encontra na Leroy Merlin. Confira e adquira os seus hoje mesmo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo