Como escolher pisos e revestimentos para banheiro?

Publicidade Cupom Leroy Merlin

O porcelanato é versátil e elegante, podendo trazer mais sofisticação aos banheiros, com diversas aplicações. Nesse projeto, temos o Bianco Carrara, da Portobello (Foto: Portobello S.A. )


Na hora de construir ou reformar, uma dúvida muito comum é sobre o revestimento para ter o banheiro dos sonhos. Afinal, esse material é fundamental para deixar o ambiente mais bonito, além de contribuir para a segurança e funcionalidade do cômodo.

É por isso que o porcelanato é um dos revestimentos mais usados em banheiros. Versátil, seguro e durável, ele consegue se adequar a diferentes estilos decorativos e criar impacto visual. Porém, é preciso prestar atenção na escolha, observando detalhes importantes que o diferenciam.

Siga a leitura e entenda melhor!

Qual o melhor revestimento para banheiro?

Os porcelanatos para banheiro são os preferidos quando o assunto é revestimento para este ambiente. Isso porque eles oferecem uma série de benefícios, confira.

Vantagens do porcelanato para banheiro:

  • possibilidade de uso em pisos, paredes, bancadas, cubas, nichos de porcelanato e muitos outros detalhes;
  • disponibilidade de modelos menos escorregadios, que aumentam a segurança;
  • alta impermeabilidade e, assim, pouca necessidade de manutenções;
  • diferentes estilos, cores e texturas;
  • facilidade de limpar e manter;
  • excelente custo-benefício;
  • resistência à abrasão;
  • beleza e sofisticação;
  • alta durabilidade;
  • Para entender todos esses benefícios, é importante explicarmos que o porcelanato conta com um processo tecnológico de fabricação, com matérias-primas mais nobres e uma massa de qualidade superior.

    Exemplo de aplicação do porcelanato em parede e piso. No projeto, foi usado o Bianco Covelano, da Portobello (Foto: Portobello S.A. )


    Ele é queimado a mais de 1200°C. Assim, se torna um produto resistente, capaz de revestir diferentes superfícies além do piso e criar inúmeras possibilidades de design. Outro ponto importante é que, devido a esse processo de fabricação, os porcelanatos têm uma absorção de água próxima a zero.

    Por isso, eles são ideais para revestir áreas molhadas como o banheiro. Afinal, não sofrem com manchas e descolamentos, além de evitarem a proliferação de fungos e bactérias.

    Qual é o melhor tipo de porcelanato para banheiro?

    É importante destacar, contudo, que não é qualquer tipo de porcelanato que é indicado como revestimento para banheiro. Os mais recomendados são os que apresentam superfície natural.

    O porcelanato natural (acetinado) é bastante resistente e não escorrega quando em contato com a água. Apresenta a superfície mate, deixando a decoração ainda mais aconchegante e sofisticada.

    Pisos para banheiro

    Nos pisos do banheiro, o mais importante é a segurança. Por isso, a principal dica é evitar o porcelanato polido, porque ele é mais liso e escorregadio.

    Aplicação de porcelanato ajuda a trazer sofisticação e segurança. No projeto, foi usada a linha Nord, da Portobello, no piso e na parede (Foto: Portobello S.A. )


    Essa versão de revestimento polido é um tipo de porcelanato que deve ser usada em áreas da casa que não têm tanto contato com a umidade, como quartos, salas e corredores.

    Como revestimento para banheiro, as versões naturais são as mais indicadas. Atualmente, existe no Brasil uma Norma de Desempenho para construção civil, válida para residências de qualquer altura, que indica a utilização de produtos com atrito igual ou superior a 0,4 em áreas molhadas.

    Os porcelanatos naturais são os que se enquadram nessa regra.

    Revestimentos para parede do banheiro

    Outra possibilidade muito interessante de revestimento para banheiro é usar o porcelanato na parede, o que ajuda a criar uma sensação de requinte e modernidade no espaço, seja ele grande ou pequeno.

    O ideal é investir nos porcelanatos de grandes formatos — peças ousadas e cheias de personalidade que conseguem valorizar muito um projeto.

    Existem inúmeros maxiformatos no mercado, sendo possível encontrar tanto placas quadradas quanto retangulares, de tamanhos variados, como 120×120 cm ou 120×240 cm.

    O porcelanato aplicado nas paredes confere mais amplitude e sofisticação. No projeto, foi usado o Michelangelo, da Portobello, nas paredes (Foto: Portobello S.A. )


    Além desses, existem outros formatos disponíveis que permitem o uso em diferentes tipos e tamanhos de banheiros.

    Como os porcelanatos para parede do banheiro recriam diferentes texturas — por exemplo, o mármore ou a madeira —, é possível usá-los criando sensações diferentes, ou combinar piso e parede com o mesmo material e cor, trazendo muito mais amplitude.

    Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o uso de porcelanato nas paredes do banheiro não exige nenhum detalhe técnico importante. Só em relação ao tamanho; o ideal é realizar a escolha com base na altura do pé-direito.

    Para as paredes, os mais indicados são os porcelanatos polido e natural, que são fáceis de limpar. O EXT é um produto um pouco mais difícil de ser limpo. Por isso, deve ser evitado.

    Porcelanato na bancada do banheiro

    Além do piso e da parede, o porcelanato ainda pode ser usado como revestimento em outros locais no seu banheiro, como em bancadas e nichos. Para essas aplicações, também são recomendados os maxiformatos.

    Essas aplicações contam com inúmeras vantagens, porque o porcelanato não tem um alto índice de absorção e, por isso, mancha menos que as bancadas tradicionais de pedras naturais.

    O porcelanato é extremamente versátil e pode ser usado, inclusive, nas bancadas. Na imagem, foi usado o Bloco Lava Piano em Brasília Concreto, da Officina Portobello (Foto: Portobello S.A.)


    Outra vantagem é a possibilidade de fazer uma pia esculpida — uma cuba que garante um aspecto limpo e minimalista ao seu projeto com o formato e as dimensões que você desejar.

    É possível definir, por exemplo, a profundidade, a largura e o comprimento de acordo com as medidas do seu banheiro.

    Para alcançar o acabamento perfeito no caso das bancadas, é recomendável fazer o corte em “meia esquadria” e evitar o “canto vivo” nas quinas, para minimizar as chances de lascas ou quebras. O mais bacana de usar o porcelanato de grande formato é que, com ele, não haverá emendas, deixando a peça bonita e natural.

    Cuidados antes de comprar revestimento para banheiro

    Com tantas possibilidades de aplicação, o porcelanato no banheiro exige alguns cuidados na escolha, garantindo que o resultado alcançado será aquele que você sempre sonhou. Abaixo reunimos algumas dicas essenciais com soluções funcionais e inovadoras em porcelanato para banheiro.

    Cores

    A tonalidade certa faz toda a diferença no resultado decorativo de um ambiente. Mas ela também está ligada à praticidade e à facilidade em manter tudo limpo. Por isso é um ponto essencial na escolha do revestimento para banheiro.

    Em geral, nos cômodos pequenos, as cores claras e neutras são as mais usadas. Contudo, lembre-se de que essas tonalidades também são mais fáceis para mostrar sujeira, demandando limpezas mais frequentes.

    O contraste de cores ajuda a criar sensações diferentes, sendo que as tonalidades mais neutras e claras trazem amplitude. Na imagem, o piso é composto com o Nord Ris natural retificado, da Portobello (Foto: Portobello S.A.)


    Se o banheiro for usado por muitas pessoas e você não tiver tempo de realizar a limpeza frequentemente, não escolha tons muito brancos, como o off-white. Os mais acinzentados são boas pedidas, porque não deixam de ser claros, mas tornam a sujeira comum do dia a dia menos aparente.

    Você também poderá mesclar o revestimento para banheiro, usando um tipo de piso na área do box e outro na região do vaso sanitário. Essa é uma dica muito interessante, principalmente para banheiros maiores, pois ambientes pequenos podem ficar sobrecarregados com excesso de informação visual.

    Tamanho dos revestimentos

    Os banheiros maiores podem abusar em termos de cores e materiais, criando contrastes de cores e texturas. Por exemplo, usando um porcelanato que imita madeira para a área dentro do box e outro que seja mais neutro ou que imite o mármore para a região de fora, delimitando espaços e criando uma sensação de spa.

    Já para os banheiros pequenos é importante optar por revestimentos que deem uma sensação de amplitude. Por exemplo, investindo em tonalidades claras ou usando cortes maiores, que peçam poucas divisórias e rejuntes.

    O porcelanato é uma ótima alternativa à madeira tradicional, trazendo a sofisticação desse material, mas com durabilidade. No projeto, parede e piso receberam o Betula natural retificado, da Portobello (Foto: Portobello S.A.)


    As peças amadeiradas podem ser usadas. Dependendo do sentido das linhas, o cômodo poderá parecer mais alto ou mais largo. Os modelos retangulares conseguem oferecer o mesmo efeito.

    Além dos revestimentos, em banheiros pequenos, pense em outros detalhes, como espelhos bem posicionados, box de vidro transparente e móveis de banheiro com linhas simples.

    Aplicação de revestimento para banheiro

    Como você viu, o porcelanato pode ser usado de diversas maneiras como revestimento para banheiro. Por isso, é importante sempre considerar a aplicação que será feita, para, então, definir o estilo, as cores e o formato.

    As bancadas, por exemplo, ficam incríveis com os porcelanatos que imitam pedras naturais, em especial o mármore, embora também possam ser usadas versões que lembrem o cimento queimado ou a madeira, dependendo da ousadia e originalidade do seu projeto.

    Neste conteúdo, você aprendeu que o porcelanato é um excelente revestimento para banheiro, que pode ser usado em pisos, paredes, bancadas, cubas, nichos e muito mais, com diferentes estilos, cores e formatos, valorizando qualquer projeto.

    Gostou das nossas dicas? Então, acesse o Archtrends para conferir outras inspirações e aproveite as ofertas de revestimentos da Leroy Merlin para renovar o seu banheiro!

    Publicidade Saldão Leroy Merlin

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo