Ideias de jardim com blocos de concreto: inspire-se
O bloco de concreto saiu das obras e foi diretamente para a decoração das casas mais descoladas do Brasil. E é possível encontrar até mesmo ideias de jardim com blocos de concreto.
É fácil entender por que o item virou tendência nos espaços mais nobres da casa. Os blocos são muito versáteis — podem virar escrivaninha, banco, rack, jardineira, adega — e, em geral, custam menos de R$ 5,00. Ou nada, caso você passe por uma obra e resolva pedir alguns que serão descartados.
Outro fator que explica a paixão pelo produto na decoração é a tendência, que chegou junto ao estilo industrial, de deixar à mostra canos, tubulações e tijolos aparentes, ressignificando muitos materiais de construção.
Dentre eles, está nosso adorado bloco de concreto, que ganhou um post inteirinho dedicado a ele, cheio de sugestões bacanas, fáceis e baratas para você fazer.
Como usar o bloco de concreto?
Na construção, os blocos de concreto podem ser do tipo vazado de concreto simples, para alvenaria sem função estrutural, e vazado de concreto com maior resistência, para alvenaria estrutural.
Vendidos por unidade, podem ser encontrados em diferentes medidas, profundidades e formatos — o bloco de concreto estrutural e o bloco de concreto para vedação são apenas alguns exemplos.
Se você já tem seu projeto na cabeça, o primeiro passo é conseguir o bloco, pedindo em alguma obra ou comprando em lojas tipo home center. Na Leroy Merlin, um bloco sai por menos de R$ 5, e você pode escolher entre vários formatos.
Quanto mais diferenciado o formato do bloco de concreto, mais criativa sua peça será. Hoje, já tem bloco até no formato de canaleta.
É preciso impermeabilizar o bloco de concreto?
Caso o bloco de concreto seja usado na sua cor natural, sem tinta, é necessário aplicar uma camada de impermeabilizante Acquella. O produto protege o bloco da ação da umidade, evitando rachaduras e, principalmente, esfarelamentos.
No caso de móveis que precisam sustentar objetos ou pessoas, como estantes, adegas, bancos e mesas, é fundamental ter essa segurança.
Se você decidiu pintar o bloco, não é necessário impermeabilizá-lo. Basta tirar bem a sujeira e o pó e aplicar uma tinta de parede na sua cor preferida.
Outra dica vale para quem pretende empilhar os blocos de concreto. Apesar de não ser necessário, caso queira ter um móvel mais seguro, invista em argamassa ou cimento para unir as peças.
Agora que você já sabe como trabalhar com o bloco de concreto, confira diversas inspirações, algumas com passo a passo em vídeo, para você soltar sua criatividade e fazer um móvel único e sem gastar muito!
Ideias de jardim com bloco de concreto
São inúmeras as possibilidades de fazer um jardim com blocos de concreto, visto que esse material imita um pouco o estilo do brinquedo Lego. Você vai encaixando um bloco no outro, de acordo com seu espaço disponível, até conseguir um formato que lhe agrade.
Basta um único bloco para fazer o seu jardim. Tanto faz, o material é resistente para áreas internas e externas. Neste vídeo, DIY Canteiro de Blocos de Concreto, você pode ver como produzir uma boa decoração para seu lar.
Blocos coloridos empilhados
O fotógrafo Matheus Iltchechen (@matheusilt) desenvolveu esse modelo de jardineira especialmente para o canal Casa de Verdade. Com passo a passo completo, inclusive, da pintura geométrica.
A combinação de blocos de concreto coloridos empilhados de maneira criativa forma uma jardineira incrível para quem tem espaço no quintal. Você pode usar tintas para pintar os blocos de branco, amarelo ou por dentro deles.
Esta jardineira teve os blocos pintados de branco e é perfeita para suculentas. Cada vazado recebe uma plantinha diferente.
Jardineira super moderna feita com bloco de concreto e tinta amarela ou colorida.
Dois blocos pintados por dentro viram uma jardineira super delicada. Pequena, cabe em qualquer cantinho da casa.
Parede com bloco de concreto
A parede de blocos de concreto adiciona textura, quebra a monotonia de ambientes mais formais e traz um clima industrial ao local, viabilizando a divisão de ambientes de uma forma bonita e barata. Podem ser utilizados blocos de furo único, estruturados com ferragens a cada três fileiras.
Minimalista e moderna, a parede de bloco de concreto rouba a cena deste espaço.
Ambiente com decoração carregada no estilo industrial — teto de madeira, parede de bloco de concreto e tubulações aparentes.
Empilhar o bloco de concreto de maneiras diferenciadas cria novos layouts na parede. Nesse caso, tem quase a mesma função do cobogó, de segurar um pouco da luz sem represar o vento.
Teto e paredes com blocos de concreto aparentes criam um ambiente neutro para receber diferentes objetos de decoração, com os quadros decorativos e o rack de madeira.
Mais decorações com blocos de concreto
São várias as possibilidades para decoração com esse material — o que possibilita que sua criatividade tome conta do projeto. O designer Paulo Biacchi fez um vídeo especial com centenas de ideias para você que quer uma decoração com blocos de concreto.
Rack para TV com bloco de concreto
Se a ideia é ter o bloco de concreto em destaque na sua decoração, ele pode ser usado na montagem de um rack para TV superoriginal no estilo industrial. Pintado ou em sua cor natural, você pode aproveitar os nichos para colocar velas e outros objetos.
Sem o lado vazado aparente e quase nada de objetos em cima, este rack de TV feito com blocos ficou bem minimalista.
Não quer gastar muito, mas ainda assim ter um cômodo que as pessoas sempre elogiam? Então, confira este vídeo para decorar sala com dicas baratas. Você pode utilizar chapas de MDF e painéis de eucalipto também.
Aqui as placas de madeira são intercaladas com blocos de espessuras diferentes, criando um efeito moderno no móvel.
Ainda na linha de bloco com madeira, aqui a diferença é que a parte vazada foi aproveitada como nicho e recebeu objetos de decoração.
Pintados, os blocos de concreto parecem outro material.
Sofá de bloco de concreto
Está com um sofá antigo em casa e se preparando para trocar? Sabia que, se você combinar blocos de concreto com almofadas e futons, pode ter um sofá novo em folha e no melhor estilo industrial? Esses sofás podem ficar em casa ou na área externa, perto da churrasqueira ou do jardim.
Os blocos maciços e as almofadas geométricas em tons de branco e cinza deixaram esse sofá simples e sóbrio. Os pontos de cor ficaram por conta das almofadas amarelas.
Neutro, com os vazados dos blocos aparentes, assim como a viga de madeira em tom natural, você pode aprender a fazer banco com bloco de concreto, assista a esse vídeo.
Aqui os blocos foram pintados de Classic Blue para dar vida à parte externa. As ripas de madeira atravessando os blocos deixam o sofá com um visual bem diferente.
Nesta proposta mais sofisticada de sofá, também feito com ripas de madeira, os blocos são alinhados em forma geométrica.
Mesa de bloco de concreto
Mesa de jantar, mesa de centro e apoiadores: são peças muito úteis e estão presentes em quase todos os cômodos da casa. Aprenda a compor blocos de concreto com vidro e madeira para montar uma mesa incrível.
A equipe do Mesa de Cetim fez um aparador que surpreende os convidados logo na entrada de casa. O tampo de madeira clarinha cortado na medida para o conjunto de blocos deixou o móvel sofisticado. Luminária, plantas e parede cinza completam a decoração.
Para o escritório, um tampo maciço e nichos no intervalo dos blocos de concreto, uma boa sacada para substituir gavetas.
Mesa de jantar simples e luminárias nos vazados do bloco de concreto para dar um charme especial a esta mesa. Quanto ao vidro, pode ser tampo de vidro comum ou tampo de vidro temperado.
Dupla função: aparador para os utensílios de café e uma charmosa adega na parte de baixo, aproveitando o vazado dos blocos.
Mesa de centro minimalista e bem chique com tampos de vidro. Os blocos de concreto foram pintados com tinta branca e empilhados. E só!
As meninas do Histórias de Casa criaram uma mesa de canto que lembra uma mesa de cabeceira. Os blocos crus foram usados e empilhados de forma criativa para receber cachepôs de plantas e um abajur.
Mesa de centro com os blocos ao natural empilhados, sem tampo de vidro. A graça está nos objetos de decoração que enfeitam a mesa.
Os blocos pintados em tom pastel dão alegria a esta mesinha, perfeita para varandas menores ou quintal.
Mais uma do Histórias de Casa: mesinha de canto com função bar e tampo de pinus envernizado. O longboard com plantas em cima deixou o ambiente ainda mais moderno e funcional.
Os calçados ficam no lugar com essa sapateira feita com a dupla bloco de concreto e tampo de madeira, que pode ser de eucalipto, MDF ou MDP. Mesma “receita” das mesas de cima, mas com altura mais baixa. Pode ficar na entrada da casa, caso queira que as visitas entrem sem sapato.
Esta mesa de canto leva bloco de concreto puro em duas posições diferentes. Deitado, virou o tampo do móvel. Na parte de baixo sobrou um cantinho para livros e plantas. A mesma versão de móvel pode ser feita com os blocos pintados de rosa.
Aqui, a dupla bloco de concreto + tampo de vidro fez bonito na sala de jantar. Uma mesa simples e útil que acomoda confortavelmente quatro pessoas.
Vem do Histórias de Casa também esse aparador moderníssimo. Aqui, a estrela são os blocos de concreto com formato diferente dos tradicionais. Eles foram dispostos criando um efeito muito bacana de “caminho com curvas” que vai do tampo à base do móvel.
Adega de bloco de concreto
As adegas estilo “caves” são um episódio à parte. Caíram no gosto dos decoradores e amantes de vinho de plantão. Agora, colocando o custo-benefício em jogo, você já pesquisou quanto custa uma adega? Por isso, a ideia de fazer uma adega usando bloco de concreto é ótima.
A versatilidade do bloco entra em cena, já que vale para ambientes grandes, pequenos ou micros (basta usar mais ou menos blocos). Lembre-se de impermeabilizá-los e unir as peças com argamassa para evitar que as garrafas batam nas extremidades e se quebrem.
Aqui, os blocos de concreto estão ao natural e apenas empilhados. A adega, que leva 10 peças, também funciona como aparador. A decoração fica completa com um carrinho para café ao lado.
Rústica, essa adega explora os blocos em sentido contrário para dar um efeito mais elaborado ao móvel.
Uma opção para bares, restaurantes ou casas maiores, esta adega é um conceito. Uma escada de madeira com trilho de correr ajuda a alcançar as garrafas mais distantes.
A mini adega foi montada com os blocos de concretos laterais de um rack para TV feito com o mesmo material. Em cima, uma bandeja com bebidas transformou o cantinho em um bar bem estiloso.
O charme das adegas é deixar o bloco de concreto na cor natural. Dentro de uma moldura vazada de madeira, faz par com a geladeira retrô.
A forma de fazer é a mesma das anteriores: blocos de concretos empilhados com garrafas dentro. O charme industrial fica por conta da parede imitando cimento queimado em um tom bem forte, o quadro PB e o vaso de planta.
Cama de bloco de concreto
“Será que o bloco de concreto vai deixar meu quarto frio e sem aconchego?”. Se você pensa assim, dê uma olhada nestas inspirações de cama para mudar de ideia.
Na hora de decorar com blocos de concreto é importante lembrar que a escolha do colchão, da roupa de cama, dos travesseiros e das almofadas contribui para dar aquele toque acolhedor que todo quarto precisa ter.
Só posicionar os blocos de concreto no tamanho desejado, e você tem uma cama nova. A colcha bem fofa trouxe o clima de aconchego e as almofadas em preto e branco geométrico trouxeram a unidade para o ambiente.
O processo não muda, mas aqui foi usado para fazer uma cama de solteiro. A pintura no canto da parede rouba a cena do bloco de concreto e dá um charme nórdico para um material, que é mais conhecido por seu uso na decoração industrial.
Os futons são ótimas opções para fazer sofás-camas. Neste projeto para quarto infantil, a parte vazada dos blocos de concreto servem como sapateira.
Sentiu a ansiedade para decorar sua área interna e externa com ideias de jardim com bloco de concreto? Aqui, na Leroy Merlin, temos as melhores promoções não só para o jardim, como também para toda a casa. Confira!