Móveis e Decoração para Cozinha de Apartamento Pequeno – Leroy Merlin
Mobiliar um apartamento pequeno pode ser muito interessante na hora de trazer mais praticidade ao dia a dia. De fato, como os espaços compactos são atualmente uma tendência, pensar em como você pode adaptá-los às necessidades de sua família é o segredo que torna tudo mais funcional.
O melhor caminho é avaliar com antecedência todas as formas como o espaço será usado. Seja para as refeições, as reuniões da família em torno da mesa ou apenas o preparo das refeições, a cozinha deve estar sempre organizada e aconchegante na medida certa, para que o apartamento tenha personalidade e estilo.
Ficou interessado? Vamos mostrar dicas de como escolher móveis para cozinha de apartamento pequeno. Acompanhe!
Opte pela porta de correr ou sem puxadores
Em um apartamento compacto, a criatividade vai ser sua principal aliada na hora de tornar cada espaço mais funcional e bem decorado. A porta de correr faz toda a diferença na cozinha, pois não precisa abrir na horizontal (como uma porta comum) e economiza bastante espaço.
Sem contar que, no caso de uma cozinha no formato americano, em que existe a integração com a sala, você pode escolher entre o isolamento total do espaço ou deixá-lo aberto enquanto cozinha e interage com o outro ambiente.
As opções sem puxadores também são muito interessantes. Quando alinhadas a outros detalhes da decoração do apartamento, elas tornam o resultado muito harmonioso e elegante esteticamente, além de bastante funcional.
Priorize cores claras e neutras
Pintar um apartamento pequeno com cores claras e neutras é uma forma muito inteligente de fazê-lo parecer maior visualmente e ainda tornar tudo mais elegante. Na cozinha planejada, essa cartela de tonalidades deixa o espaço mais iluminado e você pode explorar tanto a iluminação natural quanto a artificial.
Outro ponto que merece destaque é a sensação de ambiente sempre limpo em uma cozinha que mistura as cores branca, prateada e mármore. Já as paredes podem ser pintadas de cinza, bege ou areia, para trazerem um tom mais elegante de contraponto.
Apesar de fazer o cômodo parecer amplo, é necessário ter cuidado ao cozinhar frituras ou com resquícios de outros tipos de alimentos que podem acabar modificando as tonalidades do teto. Em uma situação como essa, o mais indicado é incluir um depurador de ar ou coifa para impedir tais efeitos.
Use divisórias estratégicas
Realizar o projeto de um apartamento decorado precisa ser pensado em cada detalhe para que cada cômodo não seja apenas bonito e elegante, mas também funcional. O uso de divisórias estratégicas permite uma integração com a área de serviço sem causar interferências entre os dois ambientes.
Vale lembrar que, além de não misturar os produtos de limpeza da lavanderia, é indispensável pensar na ergometria dos armários e utilizar prateleiras com divisórias. Afinal de contas, subir em banquinhos para pegar coisas na parte de cima pode ser perigoso e ainda toma tempo.
O ideal é optar por portas articuladas e divisórias nas gavetas, de forma que louças e talheres não fiquem bagunçados. Como essas portas não precisam ser abertas até o final, pois contam com movimentações articuladas automaticamente, a rotina acaba se tornando simples.
Outra forma de criar divisórias e separar os ambientes é com a utilização de cobogós (elementos vazados), que podem ser encontrados em diversas cores e materiais, e além de fazer parte da decoração, permite a entrada de luz natural e ventilação no ambiente.
Coloque um balcão para servir de mesa
Na cozinha de um apartamento pequeno cada detalhe deve ser considerado conforme as necessidades da sua família. Então, pense em como é a rotina antes de tomar as decisões. De nada adianta focar em uma mesa de jantar, por exemplo, se as refeições são feitas na rua na maior parte da semana.
No entanto, mesmo que vocês não fiquem muito em casa, o conforto da alimentação deve ser priorizado e contar com estratégias criativas. A principal delas é colocar um balcão de cozinha para servir de mesa e otimizar o ambiente. O mercado especializado inclusive apresenta uma série de opções embutidas, que podem ser usadas tanto para comer quanto para cozinhar.
Invista em iluminação
Pode até não parecer em um primeiro momento, mas a iluminação faz muita diferença na montagem de uma cozinha funcional. O grande segredo aqui é investir em luz natural o máximo possível. Essa medida, além de tornar o ambiente mais arejado, ajuda na harmonização visual do local.
Lembre-se de que depois de verificar os pontos que podem usar a luz natural é que você deve selecionar onde entra a artificial. Escolher os famosos spots de super led é muito interessante pela possibilidade de tornar o ambiente mais acolhedor. Pense também nos locais em que os spots podem facilitar na hora da limpeza e do manuseio de alimentos.
Móveis planejados para apartamento pequeno
Não existe cozinha prática e funcional sem bons armários, não é mesmo? No caso dos apartamentos pequenos, é preciso avaliar cuidadosamente a disposição de cada móvel para que uma porta ou gaveta não fique impedida de abrir.
Dentro desse contexto, os armários planejados trazem mais controle sobre suas preferências sem comprometer o conforto da cozinha de maneira geral. O diferencial de investir em móveis planejados é que eles se adaptam às necessidades de cada família.
Ou seja: o armário vai ter o tamanho exato de sua cozinha e divisórias estratégicas conforme a quantidade de louças e outros utensílios domésticos. As medidas são calculadas milimetricamente para que se encaixem exatamente no espaço disponível na cozinha, possibilitando até a inclusão de um bar.
Se você ainda não está convencido sobre a importância de apostar em soluções planejadas, saiba que esse tipo de cozinha faz com que o ambiente fique organizado por mais tempo. Como tudo tem seu lugar estratégico, as bagunças típicas do preparo do almoço são mais fáceis de arrumar. Na prática, a família passa menos tempo na organização e pode aproveitar o conforto de ambientes integrados com a sala quando está no formato conhecido como americano.
Pronto! Agora você já sabe como escolher móveis e decorar um apartamento pequeno. O mais importante é priorizar a escolha de móveis e mobílias de qualidade para garantir que cada item do seu projeto esteja no lugar certo. Só assim será possível aproveitar o ambiente ao máximo para facilitar o dia a dia.
Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário e continue por dentro de outros conteúdos essenciais para organizar, decorar ou mobiliar seu apartamento.