Conheça as cores de inverno 2022 da Pantone e dicas incríveis!

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Confessa, tem coisa melhor do que uma casa quentinha e aconchegante? O friozinho está chegando e junto com ele, as tendências de cores de inverno que vão ajudar a esquentar o clima por aí!

A intenção não é mudar todo a decoração da casa para receber a estação mais charmosa do ano, mas sim apresentar as cores que vão dominar a estação, ensinando você a usá-las para aumentar o conforto e aquecer o lar.

Very Peri, por exemplo, foi a cor do ano da Pantone escolhida para 2022. Para definir a tonalidade, podemos imaginar o azul em transição para o vermelho-violeta, a suavidade lilás da alfazema e os tons de uva.

“A Cor do Ano Pantone reflete o que está acontecendo em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão procurando através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas”, afirmou Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. Mas tem mais por aí!

O relatório FCR FASHION COLOR REPORT desta temporada, produzido para a Pantone, apresenta as cores mais destacadas de outono-inverno.

E para isso você pode apostar em mantas para sofá, almofadas de pelinho, tapetes felpudos, velas e muito mais! Bora conferir as novidades?

Leia também:

12 melhores aquecedores de ambiente para uma casa quentinha

37 tipos de tapete para usar em todos os cômodos

Plantas de inverno: 30 espécies que adoram a chegada do clima frio

Tipos de cortina para decorar sua casa

Decoração rose gold: 30 inspirações para usar essa linda cor!

O que considerar na hora de escolher as cores de inverno

A temperatura das cores. Isso mesmo! Amarelo, laranja e vermelho, por exemplo, são cores quentes e associadas ao fogo, por isso, transmitem a sensação de calor para o ambiente.

Além dessa sensação térmica, as cores quentes estimulam alegria, otimismo, bem-estar, apetite e excitação, por isso é bom encontrar o equilíbrio na hora de inseri-las na decoração.

E as cores de inverno atuais remetem a uma “atitude despreocupada e uma curiosidade instigante, que anima o nosso espírito criativo, a inquisidora e intrigante”, diz a Pantone, por meio do seu site.

E segue: “Um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos, PANTONE® 17-3938 Very Peri tem uma presença nova e dinâmica e uma energia brincalhona que encoraja a expressão pessoal. O mais feliz dos azuis e o mais caloroso, PANTONE® 17-3938 Very Peri traz a mensagem do empoderamento neste mix de novidades, colocando o futuro à frente numa nova luz”.

Cor do ano da Pantone, o Very Peri é um azul em transição para o vermelho-violeta,a suavidade lilás da alfazema e os tons de uva Fonte: Pantone

Quais são as cores de inverno mais comuns

A cor é uma forma de expressar emoções e uma poderosa ferramenta de comunicação. E então, vamos nos divertir com esses tons, perfeitos para renovar o astral de casa e comunicar que um novo tempo já chegou?

Saiba quais as cores de inverno mais comuns, como usá-las nos ambientes e que sensação ela pode trazer para sua casa.

Very peri

Há 23 anos, a cor do ano da Pantone dita tendências para o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, como moda, decoração e design industrial, além de embalagens de produtos e design gráfico.

A cada ano, profissionais do mundo todo aguardam as previsões das autoridades em tendências de cores, consumo e design, WGSN e Pantone. Para 2022, a cor do ano é a Very Peri.

Na sala de estar, no hall de entrada ou numa recepção de escritório, o tom da Tinta Roxo Indiano Luxens acalma e se destaca pela elegância

Amarelo

Nada mais quentinho e aconchegante que o sol, certo? Vibrante e caloroso, o amarelo vai trazer a sensação de bem-estar proporcionada pelo astro rei, ao mesmo tempo que promove um efeito calmante.

O quarto de bebe é um ambiente em que a sensação de conforto precisa predominar, ainda mais quando a temperatura cai. Móveis, mantas e cortinas dão o tom acalorado

Manta de tricô, cortina, luminária e até a poltrona de amamentação podem dar um toque especial e aquecer o ambiente.

Cinza

Neutro e minimalista, o cinza é a cor da vez e funciona para todos os cômodos, principalmente como ponto de equilíbrio para outras cores. A dupla com o amarelo é a mais quente da estação.

As texturas e estampas são elementos que podem ser usados para aumentar a sensação de conforto como tapetes peludos, mantas e almofadas

Um tapete bacana é um verdadeiro trunfo na hora de usar cores em ambientes sem fazer grandes transformações. Aposte também em almofadas, e até mesmo em velas decorativas para criar um clima propício para aproveitar o inverno em casa.

Verde

Trazer a natureza para dentro de casa. Esse é um conceito que vem sendo bastante usado, tanto para acolher como para balancear o excesso de informação acumulada durante toda a semana.

A decoração no estilo industrial não precisa ser fria. Pelo contrário. Mix de texturas, cores neutras e o verde em destaque são excelentes saídas para aderir à tendência

Objetos decorativos como os quadros dão outra cara para o ambiente e podem ser mudados com facilidade com a chegada da próxima estação.

Dá para investir em uma linda namoradeira de suede no verde do momento e dá para ser até mais simples, escolhendo um peso de porta felpudo.

Vermelho e laranja

As cores quentes vermelho e laranja são poderosas e ousadas. Fazendo uma paleta de cor terrosa, remetem ao rústico e natural tão em alta na decoração, responsáveis por trazer lembranças e sensações acolhedoras.

Tons terrosos e texturas rústicas e naturais dão o tom a este ambiente, decorado com cores de inverno

Cestos, puff de crochê e até um porta-retrato podem funcionar como pontos de cores estratégicas, bem como a poltrona decorativa vermelha. Assim, você preserva a decoração da casa e acrescenta um elemento ou outro da tendência.

Quais são as paletas de cores outono-inverno 2022-2023?

O outono-inverno 2022-2023 está mais quentinho com as cores que são tendências.

O relatório FCR FASHION COLOR REPORT, publicação direcionada para a indústria da moda e realizada pelo Pantone Color Institute™, apresenta as dez cores de destaque que serão vistas durante os desfiles das novas coleções dos designers de moda para outono/inverno.

Essas tendências se espalham na decoração, na indústria de beleza e viram tendências cobiçadas nos projetos de arquitetos e designers de interiores.

“As cores para o outono/inverno 2022-2023 contrastam nossos desejos contraditórios em busca de calma e conforto com uma energia vitalizadora, através de cores com gamas repousantes e restauradoras, em total convivência com tons exuberantes”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

“À medida que avançamos num ambiente cheio de contradições, os tons para o Outono/Inverno 2022/2023 permitem uma mobilidade fluida e assim eles se movem com uma variedade de tons contrastantes, permitindo que se expressam espontaneamente como são e como se sentem num dia qualquer.”

Acompanhe as tendências para decorar a sua casa e confira as novas clássicas para outono-inverno 2022/2023 da Pantone.

Cores outono-inverno 2022-2023 apontadas pela Pantone Fonte: FCR FASHION COLOR REPORT

Pantone 14-0851 Samoan Sun

Samoan Sun é um amarelo puxado para o ocre, que ilumina e cintila qualquer ambiente.

Quadro Abstrato Ocre, da Uniart no tom de amarelo similar ao Samoan Sun

Pantone 16-1358 Orange Tiger

Laranja é uma cor quente, que energiza e traz o vigor de um “tigre laranja”, como o nome diz. Orange Tiger, um laranja de alta visibilidade que agrega com capricho.

O Puff Pimenta Laranja da Stay Puff traz o vigor do Orange Tiger

*Pantone 17-2624 Rose Violet

Rose Violet é aquele magenta cor de rosa que eleva a energia de qualquer ambiente.

Como é uma cor forte, vai bem em objetos de decoração, como em almofadas, por exemplo, para dar o contraste ideal com outros tons. Vívido e vibrante, Rose Violet é cheio de bossa.

A Almofada De Nó Escandinavo Rosa Pink Díspar Design da Díspar Design traz o tom de magenta proporcionado pelo Rose Violet

Pantone 18-6024 Amazon

Delícia de ver e sentir que nossa Amazônia inspira uma cor de muita personalidade. Amazon é um verde folhagem, grande, exuberante e fértil.

O tom de folhagem da cor Amazon está presente na Cadeira X Verde Musgo da Máxima Móveis

Pantone 14-2806 Nosegay

Essa é uma cor que remete ao olfato, das rosas do campo. Nosegay, um rosa floral perfumado que envolve os sentidos.

A Peseira trançada em nó Díspar Design traz o rosa floral do tom Nosegay

Pantone 14-4618 Waterspout

Límpido, Waterspout esfria e atualiza. Ideal para o recomeço de cada dia, no aconchego de casa.

Tom Watersprout representado no Sofá Cama Dinorá Azul com Almofada Matrix

Pantone 18-1148 Caramel Café

Caramel Café, um delicioso tom marrom que atrai com bom gosto e dá uma sensação até no paladar.

O tom envolvelte do Caramel Café está presente na Namoradeira Debby em Corino Caramelo da Domi Móveis

Pantone 19-4127 Midnight

Midnight, um azul profundo hipnótico evocativo do céu noturno. Transita entre o relax e o exuberante e clássico.

O Tapete Melody Azul da Jolitex traz a intensidade do tom Midnight

Pantone 18-0625 Martini Olive

Martini Olive, um tom verde inspirado em frutas com um toque de salmoura. Remete ao campo de oliveiras.

A Poltrona Opala Verde Veg Decor traz a representação do Martini Olive

Pantone 18-1552 Lava Falls

Lava Falls é um vermelho alaranjado apaixonado com uma presença cativante.

Traga a presença do Lava Falls para sua casa com o Edredom Queen Size Vermelho da marca Cotex

Dicas para trazer as cores do inverno para a decoração da sua casa

Dá para entrar no clima do inverno com dicas espertas, que vão deixar a sua casa quentinha demais!

• Tapetes: nada de pisar no chão frio no inverno! Verdadeiros coringas, os tapetes são decorativos e podem ser usados em todos os ambientes da casa;

• Almofadas e mantas: tecidos peludinhos e quentes são ótimos para usar em sofás, poltronas e camas;

• Cores e estampas: cores e estampas também são importantes quando o assunto é aquecer os ambientes. Aposte nos quentes e terrosos;

• Natureza: elementos na cor verde e até mesmo as plantas humanizam o ambiente e trazem uma atmosfera mais aconchegante;

Madeira: pisos e móveis no tom amadeirado ajudam a trazer conforto visual aos ambientes e a reter o calor;

Cestas de vime: espalhe pelos cômodos mais usados, como quartos e sala, com mantinhas dentro. Assim, você tem uma solução rápida e sempre à mão para se aquecer.

Conclusão

As cores de inverno trazem aconchego ao ambiente e aquela sensação gostosa de acolhimento. Depois das dicas que você leu acima, inspire-se para aquecer sua casa com acessórios e decoração nas cores de inverno e curtir um quentinho no coração.


Leia mais:

Mais de 30 inspirações de cores de parede para sala

Como usar a cor do ano 2022 da Pantone na decoração

Cores para quarto de casal: 21 tendências inspiradoras

60 inspirações de papel de parede para quarto de casal

14 aplicativos de decoração incríveis

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo