7 tipos de verniz para proteger a madeira

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo
Existem vários tipos de verniz no mercado e com certeza bate aquela dúvida na hora de escolher o melhor para o seu projeto. Isso porque apesar de estarem na mesma categoria de produto, alguns possuem funções diferenciadas, como por exemplo, proteger a integridade e a beleza da madeira, alterar a coloração original do móvel ou mesmo impermeabilizá-lo.

Para se ter uma ideia, ao aplicar o verniz para madeira em seus projetos, você melhora o acabamento, protege forros, portas e esquadrias, e evita que os móveis expostos ao sol e à chuva, tenham sua vida útil diminuída.

Segundo o especialista Joel Alves, do escritório de arquitetura Studio 1201, os vernizes podem ser utilizados em qualquer tipo de madeira. “A única atenção que devemos ter é com relação a madeiras oleosas, como por exemplo, Angelim, Angico, Cumaru, Freijó, Ipê e Peroba. Nesses casos é sempre importante aplicar um fundo isolante antes da aplicação do verniz para permitir uma correta secagem do acabamento”, explica.

Verniz marítimo, verniz tingidor, verniz copal, verniz premium, verniz acrílico e verniz spray são os principais tipos de verniz usados para dar acabamento à madeira. Continue a leitura para entender qual a diferença entre cada um deles e quando utilizá-los em seus projetos.

Assista também as dicas da nossa colaboradora Carol que vão te ajudar a entender melhor como escolher verniz e stain:

• Leia também: Como pintar móveis com tinta spray

Pra que serve verniz para madeira?

O verniz para madeira serve para proteger a madeira dos efeitos da umidade, exposição ao sol, algumas pragas e fungos, formando uma película protetora na superfície do material.

Tipos de verniz para madeira

Existem diversos tipos de verniz para madeira no mercado, como o verniz marítimo, o verniz tingidor, o verniz copal, o verniz premium, o verniz acrílico, o verniz spray e o verniz de poliuretano. Também existem variados tipos de acabamentos: fosco, acetinado, semi-brilho e brilhante. Conheça cada um deles abaixo:

Verniz marítimo

O verniz marítimo é normalmente utilizado em peças de madeira, como por exemplo: esquadrias, portas, lambris e pergolados. “O produto é um dos tipos de verniz que possui uma enorme resistência a intempéries como sol e chuva, pois ele cria uma película muito resistente na superfície da madeira”, acrescenta o especialista do canal Studio 1201.

O verniz marítimo também pode ser utilizado para impermeabilizar o deck de madeira da piscina ou do chuveiro.

Verniz tingidor

O verniz tingidor é um dos tipos de verniz para madeira que, além de criar uma película protetora, confere cor para o material. Para quem procura um acabamento elaborado e que realce os veios naturais da madeira, esse é o produto perfeito.

Verniz copal

O verniz copal é indicado para madeiras que ficam em ambientes internos, longe da exposição da chuva ou do sol. O produto realça os veios naturais da madeira, valorizando o acabamento final da peça.

Verniz premium

O verniz premium apresenta qualidade superior aos demais tipos de verniz. Mais potente, pode ser usado em portas de ambientes internos, além de itens de áreas externas, como janelas e bancos. Esse tipo de verniz para madeira também oferece proteção contra alguns tipos de fungos e mofo.

Verniz acrílico

O verniz acrílico é resistente às intempéries como sol e chuva e pode ser usado em ambientes internos e externos. Como principal característica, possui alta resistência no acabamento de paredes, pedras e tijolos, evitando desbotamento e manchas, contribuindo para a durabilidade da pintura.

Verniz de poliuretano

O verniz de poliuretano é um produto resistente aos raios do tipo UV, evitando o efeito craquelado que aparece quando a madeira não está revestida. De secagem rápida e base transparente, na maioria das vezes, é capaz de fazer a cobertura perfeita da superfície com apenas uma demão.

Verniz spray

A praticidade e fácil aplicação do verniz spray são um dos principais destaques do produto. De alta resistência, o verniz spray é indicado para o uso em portas, janelas, móveis, armários e molduras de quadros.

Diferença entre verniz e stain

O verniz é um acabamento que forma uma película na camada superficial da madeira. Já o stain é um impregnante que penetra na madeira e deixa um aspecto de toque mais natural.

Apesar de serem dois produtos indicados para proteção e tratamento de madeira, eles possuem aplicações e funcionam de formas diferentes e não podem ser usados ao mesmo tempo em uma mesma peça.

Outra categoria de produto que pode ser confundida com o verniz é a de seladores. Na verdade, eles servem como fundo preparador para o verniz, selando os poros das madeiras.

O selador deve ser aplicado antes do verniz, respeitando a recomendação do fabricante.

O que considerar na hora de escolher um tipo de verniz para madeira?

Uso da peça

Antes de escolher um tipo de verniz é importante saber exatamente qual o uso da peça. É preciso entender se ela será utilizada em um ambiente interno ou externo, e se a madeira é resinosa ou não. “Essas informações ajudarão a decidir qual o tipo de verniz que devemos utilizar”, explica Joel Alves do Studio 1201.

Tipo de acabamento desejado

Dentro dos tipos de verniz, estão os diferentes acabamentos: fosco, acetinado, brilhante. Cabe entender o estilo da peça e qual aspecto você gostaria de dar a ela. Pode ser desde o aspecto mais natural, rústico, com brilho ou até mesmo colorido.

Coloração da madeira

Se a ideia é acentuar ou mudar a cor da madeira com o verniz tingidor, será necessário fazer sempre um teste antes. “O tingimento da madeira é uma somatória entre a cor da madeira e a cor do tingidor, por isso, é importante ter atenção para que a cor final fique próxima da desejada”, acrescenta o especialista do Studio 1201.

Dicas de como usar o verniz

• Faça o correto preparo da superfície que vai receber o verniz. Execute o lixamento e correções das imperfeições, antes da aplicação do verniz.

• Somente aplique o verniz em madeiras limpas e secas.

• Respeite o intervalo entre demãos e o tempo de secagem final, sinalizados pelo fabricante.

• Não misture vernizes de tipos diferentes em uma mesma superfície.

• Leia todas as recomendações dos fabricantes que estão no verso das latas ou em seus sites.

• Utilize equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara e óculos de proteção.

Qual o melhor verniz para madeira?

O verniz marítimo é o melhor tipo para madeira, pois é altamente resistente às intempéries, não interfere na cor original da madeira e pode ser aplicado em superfícies que já tenham sido envernizadas anteriormente.

Leia mais:

Banco geek com skate – DIY com Karla Amadori

Saiba como impermeabilizar a porta de madeira do seu banheiro

Porta giro permite boa ventilação nos ambientes

Renove e proteja objetos com as tintas para madeira interna

Todos os cuidados para móveis e superfícies de madeira

Proteja diferentes superfícies com os vernizes

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo